Produção e montagem de veículos em Portugal com quebra de 16% no primeiro trimestre
Entre veículos ligeiros e pesados, já foram produzidas mais de 70 mil viaturas em solo nacional no primeiro trimestre do ano. Ainda assim, menos do que no ano passado.
Segundo as tabelas recentemente disponibilizadas pela ACAP, a produção de automóveis ligeiros de passageiros no passado mês de março foi de 21.623 unidades, a que se juntam 6.331 ligeiros de mercadorias e 473 veículos pesados. No total, a produção de março ficou próxima das 30 mil unidades, mas isso ainda representa uma descida de 2,7% face ao mesmo mês do ano anterior.
A escassez de componentes continua a ditar muitos destes números e isso torna-se ainda mais óbvio dos ligeiros de passeiros, que desceram 6,2%. No caso dos modelos mais vocacionados para o lado empresarial, os ligeiros de mercadorias subiram 9,9% e os pesados 20,4%.
Quanto aos números globais do primeiro trimestre do ano, o valor total de produção é de 70.435 unidades, o que representa uma descida de 16%. Mas nos valores acumulados, a única categoria que está com um sinal positivo é a dos ligeiros de mercadorias, com uma subida de 20%.
De toda a produção de veículos efetuada em Portugal, a maior das fatias (97,4%) ainda continua a estar destinada à exportação, sendo que 95,2% fica mesmo no mercado europeu. Em termos de destino, os maiores mercados são França, com 23,4%, Alemanha, com 17,5%, Itália, com 11,9% e Espanha, com 9,8 pontos percentuais.
0 comentários