Toyota considerada a marca mais valiosa do mundo no setor Automóvel
Toyota Land Cruiser já está disponível para reserva

Toyota e Eneos estabelecem acordo de produção e exploração de hidrogénio

By on 25 Março, 2022

As duas empresas estão a trabalhar em conjunto na produção de hidrogénio sem emissões de CO2, que se inicia com a construção de um posto de abastecimento perto de Woven City.

A Toyota Motor Corporation uniu-se com a Eneos Corporation, com o objetivo de explorar a produção e o uso de hidrogénio verde (produzido sem emissões de CO2) em Woven City, a cidade protótipo do futuro que a Toyota começou a construir no Japão. Além destas duas empresas, está também presente a subsidiária da Toyota, a Woven Planet Holdings, Inc., que em conjunto se encontram a tentar dinamizar toda a logística desta operação.

O início do projeto passa pela construção e operação de um posto de abastecimento de hidrogénio nas proximidades da cidade para produzir e fornecer hidrogénio livre de CO2 para veículos elétricos movidos a pilha de combustível, ou Fuel Cell, sendo que a sua abertura deverá acontecer ainda durante o próximo ano, ou seja, antes da abertura da Woven City, prevista para 2024-2025.

A Woven City é o projeto da Toyota com o objetivo de criar felicidade através da mobilidade de “pessoas”, “bens” e “informação”, apresentado há cerca de dois anos. É focado em três pilares. Ou seja: Cidade Centrada no Ser humano que faz as pessoas mais felizes nas suas vidas quotidianas, considerando as necessidades de diferentes tipos de pessoas antes e durante o desenvolvimento da tecnologia; Living Laboratory, a primeira pista de testes para mobilidade onde pesquisadores, engenheiros e cientistas demonstram ideias inovadoras e tecnologias futuras, tanto virtualmente quanto no mundo real; e a Cidade em Constante Evolução, enraizada na abordagem kaizen (melhoria contínua) da Toyota, está focada em ideias novas que proporcionam melhor mobilidade de informações, bens e pessoas.

O posto de abastecimento de hidrogénio ENEOS vai “produzir” o hidrogénio para ir ao encontro das necessidades energéticas dos “utilizadores”, FCEV dentro e na zona de Woven City. Esta colaboração acelera a realização de uma sociedade verdadeiramente neutra em carbono e a Toyota acredita que facilitará e irá normalizar o uso de energia limpa, em primeiro lugar em Woven City e, numa espécie de fase de testes inicial, e depois, em todo o mundo.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)