Ford acelera rumo ao futuro com a apresentação do seu plano eletrificado
A Ford anunciou hoje os seus planos de eletrificação, muito focados nos clientes europeus, tanto para clientes privados como para empresariais.
O futuro elétrico da Ford parte de três missões bem definidas. A primeira passa por oferecer uma gama de modelos totalmente elétrica até ao ano 2030, os designados Ford Model e. E quanto aos veículos comerciais, a ideia é que estes deixem de ser poluentes até ao ano 2035.
Neste campo, o porta-estandarte continua a ser o novo Mustang Mach-E, que já conquistou mais de 23 mil clientes europeus no ano passado, e que se encontra a melhorar estes valores durante este ano. E do lado dos comerciais, o melhor exemplo será a chegada ao mercado, em breve, da nova Ford e-Transit totalmente elétrica.
Mas há mais novidades a caminho. Em 2024, por exemplo, a Ford vai apresentar uma versão 100% elétrica do seu Puma. E ainda no final deste ano, vamos conhecer dois novos modelos totalmente elétricos, um crossover de tamanho médio e um outro crossover, mas de atitude mais desportiva. Na linha de modelos profissionais, serão cinco as opções totalmente elétricas até 2024.
A produção de novos modelos em Colónia terá um investimento em torno dos dois biliões de euros, que passa pela construção do novo centro de eletrificação e de uma nova fábrica de baterias.
A segunda missão consiste em oferecer um novo mundo mais conectado, através de um conjunto de soluções de mobilidade e serviços, que possam melhorar a experiência de conduzir um Ford. E aqui, o ponto de acesso será a nova aplicação que nos coloca em contacto com o automóvel, através de um novo ecossistema presente no carro, mas também através dos diversos tipos de software que está a ser criado para este ponto.
Para último, mas não menos importante, fica o tema da sustentabilidade, ficando a marca responsável em contribuir da melhor forma para o ambiente e para o mundo em geral, de acordo com as ideias estipuladas pelo acordo de Paris, através de um novo modelo de negócio que pretende implementar no mercado europeu, mas fruto de uma preocupação que é global.
Até ao ano 2035 todos os modelos comercializados pela Ford serão isentos de emissões poluentes, mas este é também o ano em que a marca pretende ser neutra em emissões de carbono em todas as atividades na Europa.
Através de uma parceria com a SK On Co., Ltd. e a Koç Holding, a Ford vai construir uma nova fábrica de baterias na Turquia e que, a partir do ano 2030 e em conjunto com os planos também já definidos para a América do Norte, vai fazer com que a marca tenha uma capacidade de produção de baterias anual em torno dos 240GWh. Com a fábrica da Turquia, o valor europeu vai andar entre os 35 e os 45 GWh, sendo que o início da produção está previsto para meados desta década.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários