Mercedes-AMG apresenta o novo Safety Car e Medical Car para a Fórmula 1
A AMG vai continuar na linha da frente do campeonato de fórmula 1, usando agora um Mercedes-AMG GT Black Series. O Medical Car passa a ser um AMG GT 63 S.
Com o campeonato de Fórmula 1 praticamente a começar, a Mercedes-AMG acaba de apresentar os novos modelos que terá disponíveis para as funções de Safety Car e Medical Car. Tanto um como outro representam novidades em termos de modelos.
O novo Safety Car do campeonato de fórmula 1 é agora um Mercedes-AMG GT Black Series, a versão mais radical e desportiva deste modelo, com imponentes apêndices aerodinâmicos e equipada com uma motorização de 730 cavalos que poderá dar uma ajuda em não atrasar (tanto) os pilotos de fórmula 1 e os seus monolugares, sempre que tiver de entrar em pista.
Além do motor mais potente, o AMG-GT Black Series conta ainda com uma carroçaria reforçada, uma suspensão bastante ajustável, diversas soluções destinadas à redução de peso e aerodinâmica ativa. Ou seja, tal como é dito pela própria AMG, é a versão de um carro de estrada que está mais próxima do mundo da competição.
No Safety-Car deste ano, está também incluído o sistema de travagem com discos carbocerâmicos e um conjunto de Pirelli P Zero mais desportivos. Em termos de prestações, este AMG GT consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,2 segundos e alcançar os 325 km/h de velocidade máxima.
Quanto ao Medical Car, este passa também a ser o mais rápido e o mais potente de sempre. O formato de carrinha foi abandonado, dando lugar ao coupé de quatro portas que é o AMG GT 63 S 4Matic+. Está equipado com o motor 4.0 V8 biturbo de 639 cavalos, que lhe permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,2 segundos e alcançar os 315 km/h.
Para isso, a barra de luzes existente no tejadilho foi bastante trabalhada do ponto de vista aerodinâmico, contribuindo para ajudar a asa traseira a oferecer o máximo de força descendente. E depois, está também presente o sistema de travagem mais poderoso da AMG e o sistema de tração integral permanente 4Matic+ que consegue gerir a potência e a tração da melhor forma possível.
Com quatro assentos de competição a bordo, cintos de segurança de seis apoios na frente e de quatro apoios atrás, mas também com um espaço de carga generoso, este é o carro que prestará o primeiro auxílio em qualquer eventualidade que possa acontecer num grande prémio, pelo que é imperativo que consiga chegar onde é necessário no mais curto espaço de tempo. Também a bordo, estão diversos extintores, um desfibrilhador, equipamentos de ajuda à respiração e uma ferramenta para corte e diversos outros.
Tanto num carro como no outro, estão incluídos diversos elementos de sinalização específicos, que estão ligados aos dos marshalls do circuito, mas também diversas soluções de comunicação, com o objetivo de mostrar tudo o que se está a passar em pista, mas também um sistema de camaras (no caso do Safety-Car), com imagens que podem ser usadas na transmissão de televisão.
Como tem sido hábito nas últimas temporadas, ao volante do Safety-Car continua a estar o piloto Bernd Mayländer, com mais de 20 de experiência nesta função. “Estou bastante feliz por regressar ao volante do Safety Car da Fórmula 1 para a temporada de 2022. E estou especialmente satisfeito por este ano ser um Mercedes-AMG GT Black Series. Já tive a oportunidade de testar este fantástico veículo muitas vezes e estou simplesmente surpreendido com o quão próximo está de um verdadeiro carro de corrida. É realmente um grande passo em comparação com o GT R do ano passado – que já se encontrava a um nível extremamente elevado. Ter um local de trabalho como este, em nome da segurança, é um sonho tornado realidade“.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários