Segunda geração do sistema de tração integral 4Matic já faz 25 anos
Apresentada em 1997 com o objetivo de melhorar a segurança dos automóveis em zonas de Inverno mais rigoroso, o sistema 4Matic mais recente já está a completar o seu primeiro quarto de século.
Com o objetivo de melhorar a tração em zonas em que o Inverno é mais rigoroso, a Mercedes-Benz desenvolveu uma nova geração do seu sistema de tração integral, com o objetivo de o adaptar à grande maioria dos seus modelos.
Em vez de utilizar os convencionais bloqueios de diferencial, o novo sistema 4Matic está dependente do controlo eletrónico de tração 4ETS. Ativa-se automaticamente sempre que uma das rodas perca tração numa superfície escorregadia, por exemplo, fazendo com que o sistema de travagem atue nessa mesma roda até que a sua rotação esteja de acordo com as outras.
Esta geração mais recente do sistema 4Matic foi apresentada há 25 anos com o Classe E, nas versões E 280 4MATIC e E 320 4MATIC, equipadas com as motorizações V6 a gasolina. Mas atualmente, esta é ainda a solução de tração integral permanente que continua a estar disponível em todas as gamas da Mercedes-Benz, desde o modelo elétrico EQA 300 4Matic até ao mais desportivo SL 63 AMG 4Matic+. Com algumas melhorias pelo meio, claro.
O primeiro sistema 4Matic, no entanto, foi apresentado em 1985, com o Classe E W124, mas este só intervinha quando as situações de fraca aderência se tornavam mesmo complicadas. A vantagem da tração às quatro rodas, aumentava a estabilidade de condução e a segurança, melhorando o prazer de condução. Já incluía um sistema de bloqueio automático do diferencial e um controlo de tração, mas os maiores avanços só chegaram mesmo com a segurança geração deste sistema, doze anos mais tarde.
Apesar de tudo, a história dos modelos de tração integral da Mercedes-Benz já vem muito mais de trás, mais ou menos desde o início do Séc. XX. Segundo uma publicação de 1917, já no ano 1903, Paul Daimler, o então diretor técnico da Österreichische Daimler-Motoren-Gesellschaft em Wiener Neustadt, tinha lançado as bases para o design de tração às quatro rodas. E em 1907 surgia o primeiro carro de sempre com tração integral e direção integral, o “Dernburg-Wagen”, que foi entregue à África Sudoeste alemã em 1908.
Depois disso, houve diversas viaturas militares que incluíam uma solução de tração às quatro rodas e veículos pesados, mas também outras soluções destinadas a resgastes nas montanhas geladas e outros. Na história da marca ficam ainda criações como o Unimog, “Universal-Motor-Gerät (dispositivo motor universal)”, apresentado ao público em 1948, o primeiro camião da marca, o LA 3500 de 1950 e também o MB Trac de 1972, um trator agrícola bastante inovador.
E claro, nunca poderemos deixar de mencionar o verdadeiro ícone da marca no mundo dos veículos de todo-o-terreno equipados com um sistema de tração integral e que começou a ser desenvolvido em 1972, apesar das primeiras versões para passageiros só terem chegado ao mercado em 1979. O Classe G começou por ser construído em Graz, pela Geländefahrzeuggesellschaft mbH, uma joint-venture da Daimler-Benz AG e da Steyr-Daimler-Puch.
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