Versões híbridas dos Fiat 500X e Tipo completam a eletrificação de toda a gama
O 500X e o Tipo eram os dois modelos aos quais faltava uma versão eletrificada, mas com as novas opções Hybrid com tecnologia de 48 Volts, esta lacuna fica perfeitamente preenchida.
A gama Fiat tem vindo a ser atualizada ao longo dos últimos anos para este novo mundo eletrificado. Primeiro, com as versões híbridas do seu 500 e do Panda, mas também com a opção totalmente elétrica do seu modelo mais conhecido de todos. E agora, com a chegada das opções híbridas à gama 500X e Tipo, fica completa a oferta eletrificada de toda a gama da marca italiana.
“A viagem da FIAT em direção à eletrificação continua. Com o lançamento dos novos 500X Hybrid e Tipo Hybrid, equipados com a nova tecnologia híbrida de 48 Volts, a gama FIAT está agora totalmente eletrificada. Podemos agora fornecer a todos os nossos clientes uma solução sustentável, quaisquer que sejam as suas necessidades de mobilidade, com tecnologia simples e a um custo acessível. Estou extremamente orgulhoso disto pela sua consistência com a nossa visão: ‘Só é ecológico, se o for para todos’. E há mais. A nossa viagem em direção à mobilidade sustentável para todos continua, com o objetivo – como anunciei anteriormente – de lançar um novo veículo todos os anos, começando já em 2023. Cada modelo terá um motor elétrico, para alcançar uma gama totalmente elétrica a partir de 2027”.
Olivier François, CEO da FIAT e CMO da Stellantis
O sistema que podemos encontrar nestas novas versões inclui a nova geração do motor FireFly, com quatro cilindros e 1,5 litros de capacidade, com turbo, a gasolina, mas também um motor elétrico de 48 Volts com 15 kW de potência e uma caixa de velocidades automática de dupla embraiagem e sete relações.
A potência máxima do sistema é de 130 cavalos e o binário ronda os 240Nm, sendo que esta configuração é a primeira que consegue mesmo circular com o motor de combustão desligado e em modo 100% elétrico em quase 50% do tempo, segundo o ciclo total WLTP. E em cidade, este valor pode mesmo chegar aos 62%, o que contribui para médias de consumo mais comedidas. No caso do Tipo, por exemplo, a média de consumo declarada é de 4,7 litros para cada 100 quilómetros e para o 500X, o valor anunciado é de 5,1 litros.
O início das encomendas destas novas versões híbridas começa durante este mês, sendo que as primeiras unidades só devem começar a chegar a solo nacional no próximo mês de abril. E a parceria com a (RED) também se mantém, deixando estas novas versões com um visual ainda mais apetecível, além da causa que está por trás desta opção.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários