Família de pneus Scorpion da Pirelli foi totalmente renovada
A gama Scorpion da Pirelli foi pensada para equipar a grande maioria dos SUV que vão surgindo no mercado e acaba de ser renovada com o objetivo de a deixar ainda mais eficaz perante todas as estações.
Este género de modelos inclui características singulares, que nem sempre existem nos automóveis de formato mais convencional, tais movimentos únicos na condução, elementos mecânicos e dinâmicos, um peso acrescido e um centro de gravidade mais elevado. Todas estas características fazem com que este género de modelos também precise de uma gama de pneus mais adaptada a estas necessidades, o que levou a Pirelli a criar esta família Scorpion há mais de 35 anos.
Com a nova gama, são integradas todas as novas tecnologias que a marca tem vindo a desenvolver nas outras gamas de pneus, como os Cinturato, por exemplo, mas com as devidas alterações, sempre com as necessidades especificas dos SUV tidas em conta.
A gama Scorpion da Pirelli é também a solução escolhida pelos construtores para muitos dos seus modelos em termos de homologação, incluindo as mais variadas versões eletrificadas que vão surgindo no mercado e que são identificadas pela sigla “Elect” no flanco de cada pneu.
Além disso, há ainda novas tecnologias nesta gama Scorpion como o Pirelli Noise Canceling System (PNCS), que ajuda a reduzir o ruído de rolamento transmitido para o habitáculo, mas também as soluções Run Flat e Seal Inside que permitem que os condutores continuem as suas viagens mesmo perante um furo. Mas o grande destaque na nova gama de modelos Scorpion está mesmo nos temas da segurança e da sustentabilidade.
DESIGN “ECO-SAFETY” FOCADO NA SUSTENTABILIDADE E NA SEGURANÇA
Uma das chaves para o desenvolvimento da nova gama Scorpion foi a abordagem ‘Eco-Safety’ da Pirelli, que combina um baixo impacto ambiental (graças à diminuição da resistência ao rolamento, redução do ruído e alta quilometragem) com os melhores níveis de desempenho e segurança possíveis (distâncias de travagem mais curtas, maior aderência, melhor estabilidade do veículo e menor risco de aquaplanagem) graças à utilização de materiais inovadores e à tecnologia avançada de modelagem, utilizada durante o processo de desenvolvimento.
O novo Scorpion também é mais eficiente no que toca à redução do consumo de combustível (ou consumo de bateria, no caso dos carros elétricos). O novo pneu é também mais silencioso e conta com uma maior vida útil, em comparação com a geração anterior, vantagens que contribuem para uma maior sustentabilidade. Essas melhorias foram alcançadas com a utilização de compostos totalmente novos, e à renovação dos materiais na carcaça, que permitem uma performance mais duradoura.
No seguimento da abordagem Eco-Safety, a estrutura do pneu foi reforçada para suportar a dinâmica e o peso dos SUVs durante manobras de emergência, como mudanças bruscas de direção ou travagens inesperadas, garantindo, assim, um maior controlo. O novo Scorpion é também capaz de lidar com cargas significativas através dos pneus, garantindo uma distribuição da pressão mais eficiente ao longo da área de contacto, para permitir uma resposta dinâmica, equilibrada e controlada.
A nova gama Scorpion tem como objetivo alcançar mais de 400 homologações de equipamento original, sendo que mais de 50% destas deverão ser destinadas para os veículos elétricos mais recentes.
NOVO SCORPION: UM PNEU DE VERÃO SEGURO E SILENCIOSO DEDICADO À MOBILIDADE SUSTENTÁVEL
O mais recente pneu Pirelli de verão apresenta um novo desenho de tipo assimétrico que, graças à rigidez e ao formato otimizado dos seus sulcos longitudinais e laterais, permite uma melhor travagem em superfícies secas e molhadas, em comparação com o produto anterior. A área de contacto mais uniforme da banda de rodagem do novo pneu, alcançada graças à curvatura particular do perfil, juntamente com a rigidez da banda de rodagem e do composto, garantem uma menor resistência ao rolamento e um menor consumo de combustível ou bateria. De facto, Todas as opções do Scorpion se situam nas classes A ou B da etiqueta europeia de pneus, no que à resistência ao rolamento diz respeito.
A segurança foi também uma característica fundamental durante o desenvolvimento do novo Scorpion. Graças à rigidez da banda de rodagem e ao design inovador dos blocos e do composto, a travagem em seco e em molhado foi melhorada em 7%, em comparação com o anterior Scorpion Verde. No que respeita à travagem em molhado, todos os pneus Scorpion contam com as classes de A ou B da escala da etiqueta europeia de pneus.
O composto do novo Scorpion conta com uma borracha sintética de nova geração, capaz de oferecer uma combinação perfeita de características: baixa resistência ao rolamento, excelente desempenho de travagem em molhado e um desgaste uniforme durante toda a vida útil do produto. O composto do novo Scorpion é o resultado do know-how técnico, que já havia sido aplicado ao novo Cinturato P7, mas com uma maior rigidez para responder às exigências específicas dos SUVs. O composto foi enriquecido com sílica, resinas específicas que aumentam a aderência e polímeros feitos à medida (elastômeros inovadores que melhoram a interação com a própria sílica). Materiais que são capazes se adaptar, dependendo das temperaturas de operação. Como resultado, este novo composto possui uma forma de ‘inteligência mecânica’, o que significa que o pneu pode variar o seu comportamento de acordo com as temperaturas e as condições, oferecendo ao condutor uma janela de operação muito ampla. O inovador composto do Scorpion foi desenvolvido com recurso a um processo patenteado pela Pirelli, derivado do automobilismo, que potencia a uniformidade dos componentes presentes no composto e aumenta o desempenho do pneu em diferentes superfícies, especialmente em molhado, quando as condições de condução se tornam críticas.
Este novo pneu de verão já está disponível na Europa em 26 tamanhos, de 18 a 21 polegadas, com mais de 48 homologações, das quais, mais de 75% pertencem a veículos elétricos. O novo Scorpion é também muito silencioso, emitindo até 3dB a menos que o pneu da geração anterior, de acordo com a etiqueta europeia de pneus.
SCORPION ALL SEASON SF2: BANDA DE RODAGEM ADAPTÁVEL COM BLOCOS REFORÇADOS
O novo pneu All Season da Pirelli destina-se a condutores que não se querem preocupar com as trocas sazonais de pneus. Nesta fase, está disponível em 33 tamanhos, entre 17 e 21 polegadas. O seu flanco conta com as marcações M+S, acompanhadas do pictograma 3PMSF (Three Peak Mountain Snowflake), que certifica o excelente desempenho deste pneu, mesmo perante condições de inverno.
O Scorpion All Season SF2 apresenta um composto e um padrão de banda de rodagem inspirado no seu homólogo da gama Cinturato, com algumas peculiaridades, para responder às características específicas dos SUVs. A banda de rodagem direcional do Scorpion All Season SF2 é caracterizada por sulcos proeminentes em forma de V, que retêm a neve, melhorando o controlo do veículo, sendo capazes, ao mesmo tempo, de expulsar a água, ao conduzir em molhado, o que permite evitar eventos de aquaplanagem repentinos.
Ao conduzir a baixas temperaturas, as lamelas presentes na banda de rodagem permanecem abertas para uma melhor travagem em neve. Por outro lado, durante as travagens em superfícies secas ou molhadas, as lamelas fecham-se, aumentando a rigidez dos blocos, para proporcionar uma maior aderência. Este comportamento adaptativo deve-se à tecnologia de lamelas 3D, o que significa que o design de uma banda de rodagem de inverno se pode transformar automaticamente numa banda de rodagem de verão, permitindo um melhor controlo do veículo em todas as condições. O desenho das ranhuras laterais, combinado com uma ranhura central contínua, garante uma expulsão eficiente da água, melhorando a segurança e o desempenho perante eventos de aquaplanagem.
Os blocos foram reforçados para lidar com a dinâmica de condução e com o peso dos SUVs. A geometria da banda de rodagem foi também projetada para que esses blocos reduzam o ruído produzido pelo rolamento.
O composto da banda de rodagem do Scorpion All Season SF2 possui “uma dupla finalidade”: macio e adaptável em condições frias e em molhado, mas rígido e estável para condições de piso seco. Isso acontece graças aos componentes inovadores do próprio composto, que conta com polímeros especiais ligados às partículas de sílica. Além de um desempenho eficaz a baixas temperaturas, esses elementos garantem também uma baixa resistência ao rolamento, e, assim, um menor consumo de combustível e um aumento da autonomia. Todos os tamanhos do Scorpion All Season SF2 (à exceção daqueles que contam com a tecnologia Run Flat) luzem as classes A ou B da etiqueta europeia para resistência ao rolamento: uma melhoria em relação ao produto anterior. O composto também possui uma janela de temperatura de operação mais ampla do que o Scorpion anterior, graças a um composto mais rígido. Isto significa um menor desgaste, um melhor desempenho do pneu, e um incremento da quilometragem. Tudo boas notícias para o ambiente.
SCORPION WINTER 2: O NOVO PNEU DE INVERNO COM LAMELAS CAPAZES DE SE EXPANDIREM
O novo pneu de inverno da Pirelli foca-se em garantir excelentes níveis de segurança em todos os tipos de condições meteorológicas. O Scorpion Winter 2 é um herdeiro das inovações implantadas no seu homólogo da linha Cinturato, mas com as devidas alterações para se adaptar aos SUVs, como é o caso da banda de rodagem que apresenta lamelas de geometria variável capazes de se expandirem. Graças a uma estrutura 3D, estas lamelas mudam de forma de acordo com o estado de desgaste da banda de rodagem, passando de uma forma linear para um padrão em ziguezague, o que permite aumentar a sua área de contacto e eficácia. Esta tecnologia permite ao Scorpion Winter 2 funcionar em neve e em molhado ou secas, mesmo quando já possui algum desgaste. São cerca de 51 metros de lamelas que proporcionam uma maior aderência à neve: um aumento de 20% em relação ao anterior Scorpion Winter. Os blocos da banda de rodagem são também maiores e mais reforçados do que as opções da família Cinturato, para responder a todas as exigências dos SUVs modernos e para proporcionar uma maior aderência, o que permite um excelente desempenho de travagem e de condução, tanto em neve como em molhado.
O notável composto do Scorpion Winter 2 foi desenvolvido através da utilização de um sistema inovador de polímeros líquidos, que funciona em combinação com outro processo patenteado pela Pirelli, derivado da experiência adquirida no mundo do automobilismo. Uma combinação que maximiza a uniformidade de todos os elementos do composto, prolongando a vida útil do pneu e aumentando o desempenho em molhado e em neve.
SCORPION: EVOLUÇÃO CONTÍNUA HÁ MAIS DE 35 ANOS
A Pirelli produziu o primeiro pneu Scorpion, em 1986. Destinado ao inovador Lamborghini LM002 off-roader, encomendado pelo governo da Arábia Saudita, este pneu teve que lidar com todas as exigências de potência, aceleração, velocidade máxima e aderência à estrada deste incomum 4×4, tanto em asfalto como em estradas de areia ou terra. O pneu foi equipado com ‘barbatanas’ laterais para melhorar o seu desempenho na areia do deserto. O resultado foi uma excelente tração e uma manobrabilidade superlativa. A primeira geração do Scorpion foi também equipada com uma cinta de aço de nylon de zero graus, e de uma estrutura robusta e flexível para minimizar as vibrações, melhorar a resistência ao impacto e responder rapidamente a qualquer manobra repentina.
Especialistas em 4×4, os pneus Scorpion são caracterizados, há mais de 35 anos, por três atributos: segurança, desempenho e resistência. Durante os anos 2000, a gama foi atualizada com tecnologias cada vez mais amigas do ambiente, seguindo os exigentes requisitos dos principais fabricantes de automóveis. O resultado foi uma oferta completa, que incluiu o desenvolvimento de pneus Scorpion para todos os tipos de terrenos.
A marca Scorpion é hoje sinónimo de alto desempenho em todas as condições: mesmo na linha Moto e de Ciclismo, com produtos feitos à medida, criados para as aplicações especializadas de motocross e de mountain bikes.
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