Alfa Romeo acaba de revelar a sua metamorfose, liderada pela apresentação do Tonale
Com a presença de Valtteri Bottas e Guanyu Zhou, e apresentado pelo CEO da marca, Jean-Philippe Imparato, a Alfa Romeo acaba de apresentar o seu novo Tonale. Trata-se do novo SUV que dá início à metamorfose da marca italiana e que consegue ligar toda a sua tradição com um futuro bastante inovador. Chega em Junho.
O novo Tonale é muito mais do que apenas um novo modelo. Este é o automóvel com que a marca pretende mudar muitas das suas metodologias e avançar no tempo, para um novo mundo, mas sem colocar de parte o ADN que a caracteriza há mais de um século. E na lista de coisas que a marca presente renovar, está a ligação da Alfa Romeo com cada um dos seus clientes, dando início a serviços como as vendas online, por exemplo.
Em termos de desenho, o Tonale apresenta linhas muito inspiradas nos modelos mais históricos da marca, ainda que tenha o formato mais desejado do mercado, mas não esquece os detalhes mais tecnológicos e sofisticados, dos quais se destaca o sistema de iluminação em LED. Na frente, são os três elementos paralelos em cada ótica que relembram modelos como SZ Zagato, mas de uma forma que consegue incluir um sistema de iluminação com matriz ativa, e atrás, é a enorme barra que se destaca, ocupando toda a largura secção traseira, sendo apenas interrompida, ao centro, pelo logo da marca de Arese. Mesmo as jantes, não dispensam os elementos redondos que tanto são conhecidos na Alfa Romeo.
A bordo do novo Tonale, o lugar do condutor é obviamente o mais importante. O painel de instrumentos totalmente digital conta com um grafismo mais clássico, inspirado nos modelos mais clássicos, mas envolvido com um desenho e funções mais modernas. Do lado direito deste está o lado mais futurista desta ideia. O enorme monitor existente no topo da consola central inclui um novo grafismo e diversas soluções de conectividade e serviços, onde nem falta a presença da assistente virtual Alexa, preparada para usar o porta-bagagens do Tonale como um local de depósito para as suas encomendas da Amazon.
Para fazer mexer o novo Alfa Romeo Tonale estão presentes diversas opções, mas o maior destaque vai mesmo para os motores a gasolina de 1,5 litros, com 130 e 160 cavalos, equipados com uma caixa de velocidades automática de sete relações e dupla embraiagem, mas também com um motor elétrico de 15kW, que presta apoio a um sistema híbrido de 48V e consegue mesmo dispensar o funcionamento do motor de combustão em alguns momentos. A versão mais potente de 160 cavalos inclui um turbo de geometria variável.
Além destas versões, haverá ainda uma solução híbrida plug-in, com uma autonomia declarada de 60 quilómetros em modo puramente elétrico, mas que pode chegar aos 80 se as deslocações forem efetuadas apenas em ambiente urbano. E com este sistema, a potência combinada do motor elétrico de 90 kW instalado no eixo posterior e do motor turbo de 1,3 litros e 180 cavalos destinado às rodas da frente, chega mesmo aos 275 cavalos. Para quem ainda não está com muita vontade de eletrificar, o novo Tonale também terá, consoante o mercado, um motor diesel de 130 cavalos e um Q4, a gasolina, com 256 cavalos de potência e tração integral.
Para garantir uma dinâmica exemplar, os modelos de condução dna também estão presentes no novo Tonale, mas os engenheiros da marca fizeram com que a distribuição de peso deste modelo fosse perfeita e a suspensão adequada a um modo de condução mais emotivo, não faltando um sistema de vectorização de binário nas rodas dianteiras e sem esquecer um nível de conforto elevado.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários