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Parceria da Lexus com Yoshi Muroya inclui inspiração aeronáutica

By on 8 Fevereiro, 2022

A Lexus é uma das marcas que colabora com Yoshihide “Yoshi” Muroya, vencedor do Red Bull Air Race World Championship de 2017, sendo que esta parceria traz benefícios para ambas as partes. Para o piloto, ficam disponíveis diversos dos avanços da marca na área automóvel e para a Lexus passam a existir novos desenvolvimentos inspirados na tecnologia aeronáutica que dão origem a componentes como a nova asa traseira do Coupé LC.

A vitória nas corridas aéreas continua a ser o principal foco de Yoshihide Muroya, sendo que as equipas de engenheiros da Lexus se têm revelado uma ajuda preciosa no desenvolvimento de soluções destinadas à aerodinâmica, à refrigeração e à ergonomia. O resultado está, por exemplo, nas tecnologias sensitivas usadas para a produção de uma nova pega da coluna de controlo do cockpit do piloto, mas também de uma nova manobra de viragem da aeronave, criada com a ajuda dos diversos dados aerodinâmicos registados pela Lexus.

Segundo Muroya, “Foi graças ao forte apoio da Lexus que me tornei no primeiro campeão japonês da Red Bull Air Race, em 2017. A nossa colaboração continua a proporcionar benefícios mútuos”.

Quando à nova asa traseira que passa a ser disponibilizada para o Lexus LC Coupé, ainda que em quantidades limitadas, a explicação da Lexus dá-nos a entender as principais vantagens da inspiração aeronáutica:

NOVA ASA TRASEIRA DE POLÍMERO REFORÇADA COM FIBRA DE CARBONO Para 2022, o Lexus LC ostentará uma nova asa traseira de polímero sintético reforçada com fibra de carbono, desenvolvida em conjunto com Muroya. Esta asa leve, bastante rígida e elegante maximiza o desempenho aerodinâmico e torna a condução mais ágil. O design inspira-se nos vórtices da extremidade das asas que influenciam o design das “winglets” nos aviões a jato.

Yoshiaki Ito, piloto mestre Takumi da Lexus refere: “As winglets aguçaram a dinâmica do LC, sem usar força descendente de arrasto, o que resulta num melhor desempenho, sem sacrifícios”.

AERODINÂMICA: PESQUISA E DESENVOLVIMENTO Durante os exigentes voos de teste com Yoshihide Muroya, os engenheiros da Lexus analisaram a redução do arrasto das asas do seu avião e os vórtices associados, normalmente problemáticos. No túnel de vento Lexus, os engenheiros descobriram que a dinâmica do veículo no solo poderia ser melhorada virando a asa de cabeça para baixo, adicionando “winglets”.

CONSTRUÍDO EM FIBRA DE CARBONO Depois de concluídos os testes de computador e no túnel de vento, a equipa de elite de designers, engenheiros e artesãos Takumi da Lexus começou a trabalhar na produção de um protótipo em alumínio, que, tal como as asas do avião de Yoshi, foi posteriormente produzido num polímero sintético reforçado em fibra de carbono (CFRC). Laminado em fibra de carbono e resina epóxi com núcleo oco, depois de cozido em autoclave, a textura tecida é visível através do acabamento lacado. Longa e esguia, a nova asa do LC tem quase 2 metros de largura, mas é muito duradoura e resistente.

DISPONÍVEL ATRAVÉS DE LEXUS BESPOKE BUILD O spoiler da asa traseira em fibra de carbono está disponível em exclusivo no novo programa Lexus Bespoke Build programme*. O veículo será construído por uma equipa da elite composta por mestres artesãos ‘Takumi’ da Lexus na lendária fábrica Lexus em Motomachi, a mesma onde foi construído o supercarro LFA. Pela primeira vez, os clientes podem personalizar os recursos exclusivos do Lexus LC. O Lexus Bespoke Build distingue-se ainda mais com um emblema interior personalizado, colocado na consola central.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)