Mini One – Ensaio Teste
Mini One – Ensaio Teste
Texto: Guilherme André
A versatilidade de cinco portas
Fomos conhecer o Mini “não Cooper” a gasolina, o denominado One com 102 cv. Neste ensaio testámos também a carroçaria de cinco portas que oferece uma versatilidade muito superior ao modelo de três portas. Será esta a melhor versão para o dia-a-dia do utilitário?
habitabilidade, condução, caixa manual
preço de opcionais
Exterior
Exterior (7/10) No exterior, a carroçaria de cinco portas do Mini One retira um pouco da mística de design do modelo britânico. Ainda assim, este aumentar de dimensões oferece uma maior versatilidade no habitáculo, mas quanto a isso já lá vamos. Voltando ao exterior, a versão em ensaio mostra que os One contam com uma estética não tão agressiva como os Cooper. A unidade em questão conta ainda com jantes de 16 polegadas.
Interior
Interior (8/10) Se dá prioridade à habitabilidade, então esta carroçaria de cinco portas é a versão a escolher. De facto, o aumentar de dimensões ajuda a tornar o habitáculo do Mini One um pouco mais versátil e capaz de transportar quatro adultos. A inclusão de mais duas portas também melhora, e de que maneira, o acesso à segunda fila de bancos, uma das maiores críticas à versão de três portas. Como seria de esperar, o Mini One não tem o mesmo cuidado de materiais das versões mais equipadas e dispendiosas, mas a marca britânica tem uma vasta lista de opcionais que possibilita ter praticamente as mesmas comodidades dos Cooper.
Nesta atualização foi também feita uma melhoria ao nível tecnológico. Para além do painel de instrumentos digital que se situa em frente ao condutor, ao centro surge um novo ecrã tátil de 8,8 polegadas com o mais recente sistema de infotainment da marca. Este mostrou ser fácil e rápido de utilizar e, para melhorar ainda mais a experiência, existe um comando rotativo de controlo do mesmo na consola central. Também positivo é a manutenção dos comandos físicos da climatização.
Equipamento
Equipamento (7/10) Tal como já foi referido, o Mini One não tem o mesmo recheio de equipamento dos Cooper, porém, a lista de opcionais é vasta. A unidade em questão conta com alguns como é o caso da Eco-Pele carbon black (81€), kit de reparação de pneus (41€), barras de tejadilho (203€), exterior piano black (244€), vidros com proteção solar (244€), Mini Driving Assistant (585€), Bluetooth avançado com carregamento wireless (285€), versão classic (2114€), jantes de 16 polegadas (732€) e superfície interior silver chequered (81€).
Consumos
Consumos (7/10) O motor três cilindros de 1.5 litros, turbo, a gasolina, tem um consumo anunciado de 5,5 l/100 km. Durante o nosso ensaio percebemos que esse valor é possível de alcançar, mas apenas realizando uma condução bastante defensiva. Numa utilização “normal”, os consumos sobem ligeiramente para a casa dos 6,4 l/100 km.
Ao Volante
Ao volante (8/10) Mesmo nesta versão, o Mini One apresenta uma direção precisa e uma afinação de suspensão firme, o que permite ter uma condução divertida e ágil, tal como as versões de três portas. A experiência é ainda mais envolvente graças à caixa manual de seis velocidades que se mostrou rápida e precisa. Por outro lado, em cidade não é tão confortável como as variantes de caixa automática. Em autoestrada o três cilindros tem potência suficiente para manter os limites de velocidade permitidos, com destaque para a boa insonorização do habitáculo.
Motor
Motor (7/10) O Mini One em ensaio está equipado com o motor três cilindros de 1.5 litros, turbo, a gasolina. Sendo a versão One mais potente, este oferece 102 cv e 190 Nm de binário, disponíveis desde baixa rotação. Longe de ser um desportivo, este acelera dos 0 aos 100 km/h em 10,6 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 192 km/h. Apesar de chegar “para as encomendas” no dia-a-dia, os 102 cv não permitem explorar todo o potencial do bom chassis do Mini.
Balanço Final
Balanço Final (7/10) O Mini One é uma boa proposta no segmento de utilitários e uma maneira mais acessível de disfrutar do bom chassis do modelo britânico. Para além disso, a versão de cinco portas melhora bastante a versatilidade do habitáculo tornando-o num veículo mais capaz no dia-a-dia. O ponto menos negativo é a necessidade de recorrer à longa lista de opcionais para ter acesso a certos equipamentos que deveriam ser de série.
Concorrentes
Audi A1 Sportback 30 TFSI – Motor: três cilindros, 1.0 litros, gasolina, turbo; potência: 110 cv e 200 Nm de binário; bagageira: 335 litros; aceleração dos 0 aos 100 km/h: 10,5 segundos; consumo anunciado: 5,3 l/100 km; preço base: 25 458€
Renault Clio TCe 90 – Motor: três cilindros, 0,9 litros, gasolina, turbo; potência: 90 cv e 160 Nm de binário; bagageira: 340 litros; aceleração dos 0 aos 100 km/h: 12,2 segundos; consumo anunciado: 5,2 l/100 km; preço base: 20 750€
Volkswagen Polo 1.0 TSI – Motor: três cilindros, 1.0 litros, gasolina, turbo; potência: 95 cv e 175 Nm de binário; bagageira: 350 litros; aceleração dos 0 aos 100 km/h: 10,8 segundos; consumo anunciado: 5,2 l/100 km; preço base: 21 179€
Ficha Técnica
Motor
Tipo: 3 cilindros em linha, turbo, gasolina
Cilindrada (cm3): 1499
Diâmetro x Curso (mm): 82 x 94,6
Taxa de Compressão: 11 a 1
Potência máxima (CV/rpm): 102/3900-6500
Binário máximo (Nm/rpm): 190/1380-3600
Tração: dianteira
Transmissão: manual de 6 velocidades
Direção: Pinhão e cremalheira, assistida eletricamente
Suspensão (ft/tr): independente tipo McPherson / multibraços
Travões (fr/tr): discos ventilados / discos
Prestações e consumos
Aceleração 0-100 km/h (s): 10,6
Velocidade máxima (km/h): 192
Consumos misto (l/100 km): 5,5
Emissões CO2 (gr/km): 124
Dimensões e pesos
Comprimento/Largura/Altura (mm): 4023/1727/1425
Distância entre eixos (mm): 2567
Largura de vias (fr/tr mm): 1501/1501
Peso (kg): 1285
Capacidade da bagageira (l): 278
Deposito de combustível (l): 40
Pneus (fr/tr): 195/55 R16
Preço da versão ensaiada (Euros): 31 064€
Preço da versão base (Euros): 23 800€
Mais/Menos
Mais
habitabilidade, condução, caixa manual
Menos
preço de opcionais
Exterior
Exterior (7/10) No exterior, a carroçaria de cinco portas do Mini One retira um pouco da mística de design do modelo britânico. Ainda assim, este aumentar de dimensões oferece uma maior versatilidade no habitáculo, mas quanto a isso já lá vamos. Voltando ao exterior, a versão em ensaio mostra que os One contam com uma estética não tão agressiva como os Cooper. A unidade em questão conta ainda com jantes de 16 polegadas.
Interior
Interior (8/10) Se dá prioridade à habitabilidade, então esta carroçaria de cinco portas é a versão a escolher. De facto, o aumentar de dimensões ajuda a tornar o habitáculo do Mini One um pouco mais versátil e capaz de transportar quatro adultos. A inclusão de mais duas portas também melhora, e de que maneira, o acesso à segunda fila de bancos, uma das maiores críticas à versão de três portas. Como seria de esperar, o Mini One não tem o mesmo cuidado de materiais das versões mais equipadas e dispendiosas, mas a marca britânica tem uma vasta lista de opcionais que possibilita ter praticamente as mesmas comodidades dos Cooper.
Nesta atualização foi também feita uma melhoria ao nível tecnológico. Para além do painel de instrumentos digital que se situa em frente ao condutor, ao centro surge um novo ecrã tátil de 8,8 polegadas com o mais recente sistema de infotainment da marca. Este mostrou ser fácil e rápido de utilizar e, para melhorar ainda mais a experiência, existe um comando rotativo de controlo do mesmo na consola central. Também positivo é a manutenção dos comandos físicos da climatização.
Equipamento
Equipamento (7/10) Tal como já foi referido, o Mini One não tem o mesmo recheio de equipamento dos Cooper, porém, a lista de opcionais é vasta. A unidade em questão conta com alguns como é o caso da Eco-Pele carbon black (81€), kit de reparação de pneus (41€), barras de tejadilho (203€), exterior piano black (244€), vidros com proteção solar (244€), Mini Driving Assistant (585€), Bluetooth avançado com carregamento wireless (285€), versão classic (2114€), jantes de 16 polegadas (732€) e superfície interior silver chequered (81€).
Consumos
Consumos (7/10) O motor três cilindros de 1.5 litros, turbo, a gasolina, tem um consumo anunciado de 5,5 l/100 km. Durante o nosso ensaio percebemos que esse valor é possível de alcançar, mas apenas realizando uma condução bastante defensiva. Numa utilização “normal”, os consumos sobem ligeiramente para a casa dos 6,4 l/100 km.
Ao volante
Ao volante (8/10) Mesmo nesta versão, o Mini One apresenta uma direção precisa e uma afinação de suspensão firme, o que permite ter uma condução divertida e ágil, tal como as versões de três portas. A experiência é ainda mais envolvente graças à caixa manual de seis velocidades que se mostrou rápida e precisa. Por outro lado, em cidade não é tão confortável como as variantes de caixa automática. Em autoestrada o três cilindros tem potência suficiente para manter os limites de velocidade permitidos, com destaque para a boa insonorização do habitáculo.
Concorrentes
Audi A1 Sportback 30 TFSI – Motor: três cilindros, 1.0 litros, gasolina, turbo; potência: 110 cv e 200 Nm de binário; bagageira: 335 litros; aceleração dos 0 aos 100 km/h: 10,5 segundos; consumo anunciado: 5,3 l/100 km; preço base: 25 458€
Renault Clio TCe 90 – Motor: três cilindros, 0,9 litros, gasolina, turbo; potência: 90 cv e 160 Nm de binário; bagageira: 340 litros; aceleração dos 0 aos 100 km/h: 12,2 segundos; consumo anunciado: 5,2 l/100 km; preço base: 20 750€
Volkswagen Polo 1.0 TSI – Motor: três cilindros, 1.0 litros, gasolina, turbo; potência: 95 cv e 175 Nm de binário; bagageira: 350 litros; aceleração dos 0 aos 100 km/h: 10,8 segundos; consumo anunciado: 5,2 l/100 km; preço base: 21 179€
Motor
Motor (7/10) O Mini One em ensaio está equipado com o motor três cilindros de 1.5 litros, turbo, a gasolina. Sendo a versão One mais potente, este oferece 102 cv e 190 Nm de binário, disponíveis desde baixa rotação. Longe de ser um desportivo, este acelera dos 0 aos 100 km/h em 10,6 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 192 km/h. Apesar de chegar “para as encomendas” no dia-a-dia, os 102 cv não permitem explorar todo o potencial do bom chassis do Mini.
Balanço final
Balanço Final (7/10) O Mini One é uma boa proposta no segmento de utilitários e uma maneira mais acessível de disfrutar do bom chassis do modelo britânico. Para além disso, a versão de cinco portas melhora bastante a versatilidade do habitáculo tornando-o num veículo mais capaz no dia-a-dia. O ponto menos negativo é a necessidade de recorrer à longa lista de opcionais para ter acesso a certos equipamentos que deveriam ser de série.
habitabilidade, condução, caixa manual
Menospreço de opcionais
Ficha técnica
Motor
Tipo: 3 cilindros em linha, turbo, gasolina
Cilindrada (cm3): 1499
Diâmetro x Curso (mm): 82 x 94,6
Taxa de Compressão: 11 a 1
Potência máxima (CV/rpm): 102/3900-6500
Binário máximo (Nm/rpm): 190/1380-3600
Tração: dianteira
Transmissão: manual de 6 velocidades
Direção: Pinhão e cremalheira, assistida eletricamente
Suspensão (ft/tr): independente tipo McPherson / multibraços
Travões (fr/tr): discos ventilados / discos
Prestações e consumos
Aceleração 0-100 km/h (s): 10,6
Velocidade máxima (km/h): 192
Consumos misto (l/100 km): 5,5
Emissões CO2 (gr/km): 124
Dimensões e pesos
Comprimento/Largura/Altura (mm): 4023/1727/1425
Distância entre eixos (mm): 2567
Largura de vias (fr/tr mm): 1501/1501
Peso (kg): 1285
Capacidade da bagageira (l): 278
Deposito de combustível (l): 40
Pneus (fr/tr): 195/55 R16
Preço da versão ensaiada (Euros): 31 064€
Preço da versão base (Euros): 23 800€
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