Nova geração da Ford Ranger estreia motor V6 Diesel
A nova Ford Ranger está mais sofisticada do que nunca e com uma gama de motores mais recheada, com destaque para o V6 Diesel.
A Ford revelou a nova geração da Ranger, aquela que é a quinta pick-up mais vendida em todo o mundo. No exterior, a pick-up apresenta algumas novidades, como é o caso de uma secção dianteira em linha com a maior F-150, com principal destaque para os faróis em LED com forma de C e uma nova grelha. Atrás também os farolins passam a contar com luzes LED. Tudo isto é acompanhado por uma maior distância entre eixos (50 mm) e também em largura (50 mm).
Se por fora diferencia-se da geração ainda em comercialização em pequenos detalhes, no interior é totalmente distinto. O principal ponto de destaque é o novo ecrã central de disposição vertical que pode ter 10,1 polegadas ou 12 polegadas. Este transmite as informações do sistema de infotainment Sync4 que conta com comandos por voz e atualizações “over the air”. Neste ecrã encontramos ainda um menu específico com informações todo-o-terreno como é o caso de ângulos de direção, inclinação, entre outros.
Também novidade é o painel de instrumentos totalmente digital, enquanto o seletor de velocidades “e-shifter” apresenta agora uma nova forma. A Ford garante que realizou uma melhoria nos materiais e acabamentos, bem como, a inclusão de mais espaços de arrumação, como é o caso de um porta-luvas na parte superior do tablier.
Estreia V6 Diesel
Na gama de motorizações a grande novidade é o aparecimento de um motor V6 de 3.0 Diesel. Apesar de não serem conhecidos os números de potência ou performance, este deverá ser a versão Diesel mais potente do veículo e, muito provavelmente, será utilizado na Ranger Raptor. A gama será ainda composta por um motor já conhecido da atual gama, os quatro cilindros 2.0 EcoBlue dividido em duas versões: com um ou dois turbos. Numa fase posterior de lançamento, a Ford vai acrescentar uma versão híbrida plug-in.
A pensar em vários tipos de utilização
Já lá vai o tempo em que as pick-up eram meras “ferramentas” de trabalho. Hoje também são vistas como modelos de lazer e, por isso, a Ford quer que a Ranger seja uma pick-up versátil e capaz de satisfazer vários tipos de cliente. Para tal, no capítulo do conforto, a marca norte-americana realizou algumas alterações. Falamos do reposicionamento dos amortecedores traseiros para a parte exterior das longarinas. Já a caixa de carga tem agora uma maior versatilidade de utilização. Isto é conseguido através do aumento de largura em 50 mm, nova proteção em plástico, iluminação integrada, pontos de fixação, divisória da caixa de carga e uma porta traseira mais resistente para que possa ser utilizada como “bancada” de trabalho.
Só em 2023
Por fim, a Nova Ford Ranger só chegará aos mercados europeus em 2023, com o período de encomendas a começar ainda no final de 2022. Apesar desta demora, a Ford vai continuar a comercializar a atual geração que conta com três novas versões apresentadas recentemente.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários