O Ford Capri está de regresso… mas está muito diferente
Ford considera produção de novo veículo híbrido em Espanha

Nova geração da Ford Ranger estreia motor V6 Diesel

By on 24 Novembro, 2021

A nova Ford Ranger está mais sofisticada do que nunca e com uma gama de motores mais recheada, com destaque para o V6 Diesel.

A Ford revelou a nova geração da Ranger, aquela que é a quinta pick-up mais vendida em todo o mundo. No exterior, a pick-up apresenta algumas novidades, como é o caso de uma secção dianteira em linha com a maior F-150, com principal destaque para os faróis em LED com forma de C e uma nova grelha. Atrás também os farolins passam a contar com luzes LED. Tudo isto é acompanhado por uma maior distância entre eixos (50 mm) e também em largura (50 mm).

Se por fora diferencia-se da geração ainda em comercialização em pequenos detalhes, no interior é totalmente distinto. O principal ponto de destaque é o novo ecrã central de disposição vertical que pode ter 10,1 polegadas ou 12 polegadas. Este transmite as informações do sistema de infotainment Sync4 que conta com comandos por voz e atualizações “over the air”. Neste ecrã encontramos ainda um menu específico com informações todo-o-terreno como é o caso de ângulos de direção, inclinação, entre outros.

Também novidade é o painel de instrumentos totalmente digital, enquanto o seletor de velocidades “e-shifter” apresenta agora uma nova forma. A Ford garante que realizou uma melhoria nos materiais e acabamentos, bem como, a inclusão de mais espaços de arrumação, como é o caso de um porta-luvas na parte superior do tablier.

Estreia V6 Diesel

Na gama de motorizações a grande novidade é o aparecimento de um motor V6 de 3.0 Diesel. Apesar de não serem conhecidos os números de potência ou performance, este deverá ser a versão Diesel mais potente do veículo e, muito provavelmente, será utilizado na Ranger Raptor. A gama será ainda composta por um motor já conhecido da atual gama, os quatro cilindros 2.0 EcoBlue dividido em duas versões: com um ou dois turbos. Numa fase posterior de lançamento, a Ford vai acrescentar uma versão híbrida plug-in.

A pensar em vários tipos de utilização

Já lá vai o tempo em que as pick-up eram meras “ferramentas” de trabalho. Hoje também são vistas como modelos de lazer e, por isso, a Ford quer que a Ranger seja uma pick-up versátil e capaz de satisfazer vários tipos de cliente. Para tal, no capítulo do conforto, a marca norte-americana realizou algumas alterações. Falamos do reposicionamento dos amortecedores traseiros para a parte exterior das longarinas. Já a caixa de carga tem agora uma maior versatilidade de utilização. Isto é conseguido através do aumento de largura em 50 mm, nova proteção em plástico, iluminação integrada, pontos de fixação, divisória da caixa de carga e uma porta traseira mais resistente para que possa ser utilizada como “bancada” de trabalho.

Só em 2023

Por fim, a Nova Ford Ranger só chegará aos mercados europeus em 2023, com o período de encomendas a começar ainda no final de 2022. Apesar desta demora, a Ford vai continuar a comercializar a atual geração que conta com três novas versões apresentadas recentemente.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)