Mercado nacional: Mercedes considerada marca de maior confiança, Renault a melhor na relação qualidade / preço
Mercedes AMG GT 63 PRO 4MATIC+ apresentado em Goodwood

Novo Mercedes-AMG SL, o roadster regressa com motores V8

By on 28 Outubro, 2021

O novo Mercedes-AMG SL é o substituto do AMG GT Roadster e chegará a Portugal em 2022.

A Mercedes-AMG revelou o novo SL, o regresso de um nome que faz parte da história da marca alemã há 70 anos. Esta nova geração tem a particularidade de ter sido desenvolvimento pela divisão desportiva AMG e é visto como uma espécie de substituto do AMG GT Roadster. Uma das grandes novidades do novo SL é a estreia de uma plataforma em alumínio que se caracteriza por ter uma rigidez torsional 50% superior à utilizada no AMG GT atual. Relativamente ao design, a Mercedes-AMG adotou a famosa grelha Panamericana que é acompanhada por faróis LED semelhantes aos utilizados no CLS. O Roadster 2+2 conta ainda com uma capota em lona, solução essa que permite poupar sensivelmente 21 kg no peso final. De referir que o processo de abertura da capota pode ser feito até 50 km/h e demora sensivelmente 15 segundos a realizar. Sendo um AMG, o exterior conta ainda com um visual desportivo e dinâmico, com destaque para a asa traseira ativa e difusor traseiro com quatro ponteiras de escape.

No interior, tal como já tinha sido revelado, o Mercedes-AMG SL recorre a um design semelhante ao utilizado no Classe S e C, ou seja, o painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas é separado do ecrã central tátil disposto na vertical com 11,9 polegadas. Uma das novidades é a possibilidade de ajustar a sua posição entre 12 e 32 graus, mediante o gosto do condutor. De série os bancos AMG possuem o sistema Airscarf, tecnologia que aquece a zona do pescoço, bem como o volante AMG Performance.

Motores V8 no lançamento. Versão híbrida em 2023

Nesta primeira fase de lançamento o Mercedes-AMG SL vai estar disponível em duas versões: SL 55 e SL 63. Nas duas soluções encontramos debaixo do capot o motor V8 de 4.0 litros biturbo, acoplado à transmissão automática de nove velocidades, mas que se diferenciam por potências distintas. No caso do SL 55, o V8 debita 476 cv e 700 Nm de binário, potência suficiente para acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,9 segundos. Já no SL 63 a potência sobe para os 585 cv e 800 Nm de binário, algo que permite baixar a aceleração dos 0 aos 100 km/h para os 3,6 segundos. A nova geração conta, pela primeira vez, com tração integral 4MATIC+ que faz a distribuição de binário pelas quatro rodas.

Ainda ao nível mecânico, o Mercedes-AMG SL conta com as quatro rodas direcionais e diferencial de deslizamento limitado com controlo elétrico, este último de série no SL 63 e opcional no SL 55. Por fim, o Mercedes-AMG SL vai ter uma versão com a nova motorização desportiva híbrida E-Performance, mas a mesma só chegará em 2023.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)