Parlamento Europeu propõe novas medidas para a redução de acidentes rodoviários
O Parlamento Europeu propõe um limite de velocidade de 30 km/h em zonas residenciais ou com muito ciclistas. Para além disso, quer tolerância zero para a condução sob o efeito de álcool e veículos mais seguros.
O Parlamento Europeu propôs várias medidas que têm como principal meta a redução dos acidentes rodoviários na União Europeia. “O objetivo de reduzir para metade o número de mortes nas estradas entre 2010 e 2020 não foi comprido”, alerta a assembleia europeia. Perante isto, aproveitou para propor várias medidas para que o número reduza, tais como uma velocidade máxima de 30 km/h em zonas residenciais e zonas com elevado número de ciclistas e peões. O Parlamento Europeu relembra que o excesso de velocidade é um fator determinante em cerca de 30% dos acidentes rodoviários mortais.
Por outro lado, os eurodeputados instam também a Comissão a atualizar as suas recomendações sobre os níveis máximos de álcool no sangue e a incluir nas mesmas um “quadro que preveja tolerância zero quanto aos limites para a condução sob o efeito do álcool”. Estima-se que o álcool cause cerca de 25% do número total de vítimas mortais de acidentes rodoviários.
Para além disso, foi também discutida a necessidade dos veículos se tornarem ainda mais seguros. Neste ponto, o PE considera que se deve ponderar a nível europeu a introdução de um requisito de equipar os dispositivos móveis e eletrónicos dos condutores com um “modo de condução seguro” para reduzir as distrações durante a condução.
Por fim, segundo os dados divulgados em abril de 2020, Portugal foi dos países da União Europeia que mais reduziu o número de vítimas mortais. Apesar de apenas a Grécia ter conseguido cumprir a meta de redução igual ou superior a 50%, Portugal teve a quarta maior descida (43%). Ainda assim, Portugal continua a ter uma média de 52 vítimas mortais por milhão de habitantes, um valor superior à média da EU (42/milhão de habitantes).
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