Mazda CX-5 2.2 Skyactiv-D 184 cv – Ensaio Teste
Audi: Novo A5 disponível a partir dos 46 mil euros

VW pretende guardar as suas baterias até ao fim de vida

By on 7 Setembro, 2021

A Volkswagen tem como objetivo fornecer alugueres de veículos usados na sua família de veículos elétricos ID, incluindo os da América do Norte, como estratégia para manter o controlo sobre as suas valiosas baterias, segundo a Automotive News.

O segredo do sucesso no mercado dos elétricos são forçosamente as baterias. Cada marca seguirá a sua filosofia no que diz respeito a interiores e exteriores dos novos modelos, mas as baterias são o coração dos novos veículos e da mobilidade elétrica e algumas marcas farão tudo para manter as baterias do seu lado, o que poderá mudar também a face do mercado de carros em segunda mão. No caso da VW, por exemplo, a vontade é manter as baterias sob o controlo da marca o máximo de tempo possível como explicou Herbert Diess CEO do grupo:

“Na Europa, estamos a tentar um segundo aluguer e mesmo um terceiro, e manter o carro nas nossas mãos”, disse Diess a um grupo de jornalistas americanos, acrescentando mais tarde que o mesmo plano seria lançado na América do Norte. “A duração da bateria, pensamos que hoje em dia é de cerca de 1.000 ciclos de carregamento e cerca de 350.000 quilómetros, algo do género. Assim, a bateria viverá provavelmente mais tempo do que o carro, e nós queremos ter acesso à bateria. Não queremos dar a bateria”.

Diess afirmou que o valor da bateria sobrevive mesmo quando o valor do carro que equipa se desvaloriza com o tempo, e o valor poderia ajudar a manter os valores residuais elevados, tornando os alugueres secundários mais acessíveis.

“Já existe uma indicação de que o valor residual para carros elétricos pode ser mais elevados do que para carros [de combustão interna] porque, mesmo que o carro seja totalmente inútil, ainda existe uma bateria”, que ainda pode ter 70 ou 80 por cento da sua capacidade original de armazenamento de energia, disse Diess.

“A tarefa da nossa organização é realmente tentar manter as baterias, e provavelmente entrar num segundo ou terceiro ciclo de aluguer para o carro e depois reutilizar as baterias”, explicou Diess. “Nas regiões, tem de ser trabalhado, tem de ser acordado com os concessionários, mas gostaríamos de manter cada uma das baterias para sempre”.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)