BMW M4 Competition – Ensaio Teste
BMW M4 Competition – Ensaio Teste
Texto: Guilherme André
Para quem quer um BMW M coupé
Enquanto o BMW M3, que já testámos aqui no Automais, é vendido apenas com cinco portas, o BMW M4 é uma espécie de “complemento” ao ter uma filosofia inversa: apenas é vendido com três portas. Seja como for, é comum a ambos o motor seis cilindros em linha de 3.0 litros que, no caso da versão Competition que temos para ensaio, chega aos 510 cv e 650 Nm de binário. Vale os 121 mil euros de preço base?
dinâmica de condução, motor, posição de condução
acesso aos bancos traseiros, preço, alguns opcionais deviam ser de série
Exterior
Exterior (7/10) Com a anterior geração do BMW M4 (F82), a marca alemã elevou bastante a bitola no que diz respeito a design exterior. Para muitos, era mais apelativo do que o BMW M3. Agora, com esta nova geração, a marca bávara decidiu inovar numa espécie de junção de dois conceitos. Na secção dianteira é bastante semelhante ao BMW M3, contudo, na secção traseira encontramos inspiração no BMW Série 8 Coupé. Este “mix” deu origem a um desportivo coupé de três portas com um visual mais emotivo e não tão familiar como o “irmão” M3. Sem esquecer que é a aposta da BMW para combater carros como, por exemplo, o Audi RS5 Coupé.
Interior
Interior (8/10) Se por fora tem algumas características que o diferenciam do BMW M3, no interior este BMW M4 Competition é bastante semelhante. Revestido por um misto de pele branca e carbono, voltámos a encontrar-nos com as bacquets em carbono (opcionais) que garantem apoios excelentes e uma posição de condução a roçar a perfeição. O condutor tem à sua frente um painel de instrumentos digital que surge atrás do volante multifunções com inserções em carbono e com os dois botões M1 e M2 que podem ser personalizados a gosto de cada cliente.
Ao nível de espaço, os passageiros da frente não têm qualquer tipo de problema, mas o acesso atrás é algo complexo, típico dos coupé. Ao puxar uma fita presente na lateral do banco dianteiro, o processo de avanço do banco é automático e deixa um espaço mínimo para uma pessoa entrar. Contudo, depois de sentado, o passageiro traseiro conta com um espaço interessante tendo em conta as características do modelo. Ao nível de bagageira apresenta-se com menos 40 litros de capacidade do que o M3 para um total de 440 litros. Relativamente a tecnologia destaca-se a inclusão, tal como no M3, de um menu específico M, bem como, um analisador de drift que mete parâmetros como duração, distância ou até mesmo ângulo de derrapagem.
Equipamento
Equipamento (8/10) Como é comum na BMW, cada cliente tem uma vasta lista de opcionais para explorar na compra de um carro. Este BMW M4 Competition não é exceção e a unidade em ensaio conta com a cor azul “Frozen Portimão” (2886€), interior em pele integral (1992€), jantes de 19 e 20 polegadas (1642€), sistema de travagem M carbo-cerâmico (6911€), faróis BMW Individual Shadow Line (252€), bancos desportivos M em carbono (3195€), frisos em fibra de carbono (1057€), BMW Laserlight (1260€), Pack M Carbon exterior (3959€), M Driver’s Package (2073€), entre outros.
Consumos
Consumos (7/10) Passando para consumos, o BMW M4 Competition tem uma média anunciada de 10 l/100 km. Durante o ensaio o desportivo alemão mostrou que, numa condução mais calma e com condições perfeitas é um valor alcançável. No entanto, se quiser explorar todos os atributos técnicos e mecânicos do BMW M4 Competition pode esperar um elevar dos consumos para valores superiores a 15 l/100 km.
Ao Volante
Ao volante (10/10) Ao sentarmo-nos nas bacquets em carbono, rapidamente percebemos que é fácil atingir uma posição de condução ideal graças à boa amplitude de movimentos principalmente em altura. Em “ritmo de passeio”, o BMW M4 Competition mostrou que um desportivo não precisa de ser excessivamente firme para ser bom. Ao disfrutar de uma estrada de montanha, ou até mesmo vários quilómetros em autoestrada, o BMW M4 mostrou um bom trabalho ao nível de insonorização, apenas perturbado por um ligeiro ruído de rolamento proveniente dos enormes pneus de 275/35 R19 na dianteira e 285/30 R20 na traseira.
Porém, é quando recorremos aos “botões mágicos” vermelhos que se encontram na parte superior do volante que temos nas nossas mãos a essência de um desportivo com 510 cv e tração traseira. Com as configurações todas no nível mais desportivo, o BMW M4 Competition fica com uma afinação de suspensão seca e um pedal direito extremamente sensível. O M4 dá-nos alguma liberdade para sair da curva a “esmagar” o acelerador, com a traseira a sair ligeiramente, mas rapidamente controlada pela eletrónica.
Por outro lado, ao utilizarmos o botão M2, surge uma mensagem no ecrã central a perguntar se quer iniciar o analisador de drift. Neste modo de condução, o condutor pode personalizar o controlo de tração em 10 níveis para que a traseira possa deslizar até um certo ponto, com a eletrónica a controlar possíveis falhas do condutor. De um modo geral, não é um desportivo de tração traseira tão emotivo e exigente para o condutor como, por exemplo, o M3 E30, mas é um desportivo que permite até a condutores menos experientes disfrutar de um deslizar de traseira controlado acompanhado pela eletrónica.
Motor
Motor (9/10) Tal como o M3, o BMW M4 Competition está equipado com o motor seis cilindros em linha de 3.0 litros biturbo, que debita 510 cv e 650 Nm de binário. Com estes valores é possível acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,9 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada a 250 km/h. Contudo, os clientes têm um opcional, denominado M Driver’s Package, que permite chegar aos 290 km/h. O bloco S58 é um dos melhores motores da gama atual da BMW, graças a uma resposta pronta ao acelerador.
Balanço Final
Balanço final (8/10) Em suma, o BMW M4 Competition é o carro para quem não tem grandes preocupações em ter versatilidade e espaço no banco traseiro e quer um desportivo “puro e duro” de três portas. Tendo os mesmos atributos do BMW M3 Competition, optar por um ou pelo outro é mesmo uma questão de preferência. Se o objetivo é andar com uma ou duas pessoas, então o BMW M4 talvez seja a melhor escolha.
Concorrentes
Audi RS5 Coupé – Motor: V6, 2.9 litros, biturbo; potência: 450 cv e 600 Nm de binário; tração: integral; transmissão: automática de 8 velocidades; aceleração dos 0 aos 100 km/h: 3,9 segundos; velocidade máxima: 250 km/h; preço base: n.d.
Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio – Motor: V6 de 2.9 litros turbo; potência: 510 cv e 600 Nm de binário; tração: traseira; transmissão: automática de oito velocidades; aceleração dos 0 aos 100 km/h: 3,9 segundos; velocidade máxima: 307 km/h; preço base: 112 285€
Ficha Técnica
Motor
Tipo: 6 cilindros em linha, gasolina, biturbo
Cilindrada (cm3): 2993
Diâmetro x Curso (mm): 84 x 90
Taxa de Compressão: 9,3 a 1
Potência máxima (CV/rpm): 510/6250
Binário máximo (Nm/rpm): 650/2750-5500
Tração: traseira
Transmissão: automática de 8 velocidades
Direção: Pinhão e cremalheira, assistida eletricamente
Suspensão (ft/tr): Suspensão adaptativa M
Travões (fr/tr): discos carbo-cerâmicos perfurados e ventilados / discos carbo-cerâmicos perfurados e ventilados
Prestações e consumos
Aceleração 0-100 km/h (s): 3,9
Velocidade máxima (km/h): 250
Consumos misto (l/100 km): 10
Emissões CO2 (gr/km): 229
Dimensões e pesos
Comprimento/Largura/Altura (mm): 4794/1887/1393
Distância entre eixos (mm): 2857
Largura de vias (fr/tr mm): 1617/1605
Peso (kg): 1800
Capacidade da bagageira (l): 440
Deposito de combustível (l): 59
Pneus (fr/tr): 275/35 R19 / 285/30 R20
Mais/Menos
Mais
dinâmica de condução, motor, posição de condução
Menos
acesso aos bancos traseiros, preço, alguns opcionais deviam ser de série
Preços
Preço da versão ensaiada (Euros): 160953€
Preço da versão base (Euros): 121000€
Exterior
Exterior (7/10) Com a anterior geração do BMW M4 (F82), a marca alemã elevou bastante a bitola no que diz respeito a design exterior. Para muitos, era mais apelativo do que o BMW M3. Agora, com esta nova geração, a marca bávara decidiu inovar numa espécie de junção de dois conceitos. Na secção dianteira é bastante semelhante ao BMW M3, contudo, na secção traseira encontramos inspiração no BMW Série 8 Coupé. Este “mix” deu origem a um desportivo coupé de três portas com um visual mais emotivo e não tão familiar como o “irmão” M3. Sem esquecer que é a aposta da BMW para combater carros como, por exemplo, o Audi RS5 Coupé.
Interior
Interior (8/10) Se por fora tem algumas características que o diferenciam do BMW M3, no interior este BMW M4 Competition é bastante semelhante. Revestido por um misto de pele branca e carbono, voltámos a encontrar-nos com as bacquets em carbono (opcionais) que garantem apoios excelentes e uma posição de condução a roçar a perfeição. O condutor tem à sua frente um painel de instrumentos digital que surge atrás do volante multifunções com inserções em carbono e com os dois botões M1 e M2 que podem ser personalizados a gosto de cada cliente.
Ao nível de espaço, os passageiros da frente não têm qualquer tipo de problema, mas o acesso atrás é algo complexo, típico dos coupé. Ao puxar uma fita presente na lateral do banco dianteiro, o processo de avanço do banco é automático e deixa um espaço mínimo para uma pessoa entrar. Contudo, depois de sentado, o passageiro traseiro conta com um espaço interessante tendo em conta as características do modelo. Ao nível de bagageira apresenta-se com menos 40 litros de capacidade do que o M3 para um total de 440 litros. Relativamente a tecnologia destaca-se a inclusão, tal como no M3, de um menu específico M, bem como, um analisador de drift que mete parâmetros como duração, distância ou até mesmo ângulo de derrapagem.
Equipamento
Equipamento (8/10) Como é comum na BMW, cada cliente tem uma vasta lista de opcionais para explorar na compra de um carro. Este BMW M4 Competition não é exceção e a unidade em ensaio conta com a cor azul “Frozen Portimão” (2886€), interior em pele integral (1992€), jantes de 19 e 20 polegadas (1642€), sistema de travagem M carbo-cerâmico (6911€), faróis BMW Individual Shadow Line (252€), bancos desportivos M em carbono (3195€), frisos em fibra de carbono (1057€), BMW Laserlight (1260€), Pack M Carbon exterior (3959€), M Driver’s Package (2073€), entre outros.
Consumos
Consumos (7/10) Passando para consumos, o BMW M4 Competition tem uma média anunciada de 10 l/100 km. Durante o ensaio o desportivo alemão mostrou que, numa condução mais calma e com condições perfeitas é um valor alcançável. No entanto, se quiser explorar todos os atributos técnicos e mecânicos do BMW M4 Competition pode esperar um elevar dos consumos para valores superiores a 15 l/100 km.
Ao volante
Ao volante (10/10) Ao sentarmo-nos nas bacquets em carbono, rapidamente percebemos que é fácil atingir uma posição de condução ideal graças à boa amplitude de movimentos principalmente em altura. Em “ritmo de passeio”, o BMW M4 Competition mostrou que um desportivo não precisa de ser excessivamente firme para ser bom. Ao disfrutar de uma estrada de montanha, ou até mesmo vários quilómetros em autoestrada, o BMW M4 mostrou um bom trabalho ao nível de insonorização, apenas perturbado por um ligeiro ruído de rolamento proveniente dos enormes pneus de 275/35 R19 na dianteira e 285/30 R20 na traseira.
Porém, é quando recorremos aos “botões mágicos” vermelhos que se encontram na parte superior do volante que temos nas nossas mãos a essência de um desportivo com 510 cv e tração traseira. Com as configurações todas no nível mais desportivo, o BMW M4 Competition fica com uma afinação de suspensão seca e um pedal direito extremamente sensível. O M4 dá-nos alguma liberdade para sair da curva a “esmagar” o acelerador, com a traseira a sair ligeiramente, mas rapidamente controlada pela eletrónica.
Por outro lado, ao utilizarmos o botão M2, surge uma mensagem no ecrã central a perguntar se quer iniciar o analisador de drift. Neste modo de condução, o condutor pode personalizar o controlo de tração em 10 níveis para que a traseira possa deslizar até um certo ponto, com a eletrónica a controlar possíveis falhas do condutor. De um modo geral, não é um desportivo de tração traseira tão emotivo e exigente para o condutor como, por exemplo, o M3 E30, mas é um desportivo que permite até a condutores menos experientes disfrutar de um deslizar de traseira controlado acompanhado pela eletrónica.
Concorrentes
Audi RS5 Coupé – Motor: V6, 2.9 litros, biturbo; potência: 450 cv e 600 Nm de binário; tração: integral; transmissão: automática de 8 velocidades; aceleração dos 0 aos 100 km/h: 3,9 segundos; velocidade máxima: 250 km/h; preço base: n.d.
Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio – Motor: V6 de 2.9 litros turbo; potência: 510 cv e 600 Nm de binário; tração: traseira; transmissão: automática de oito velocidades; aceleração dos 0 aos 100 km/h: 3,9 segundos; velocidade máxima: 307 km/h; preço base: 112 285€
Motor
Motor (9/10) Tal como o M3, o BMW M4 Competition está equipado com o motor seis cilindros em linha de 3.0 litros biturbo, que debita 510 cv e 650 Nm de binário. Com estes valores é possível acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,9 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada a 250 km/h. Contudo, os clientes têm um opcional, denominado M Driver’s Package, que permite chegar aos 290 km/h. O bloco S58 é um dos melhores motores da gama atual da BMW, graças a uma resposta pronta ao acelerador.
Balanço final
Balanço final (8/10) Em suma, o BMW M4 Competition é o carro para quem não tem grandes preocupações em ter versatilidade e espaço no banco traseiro e quer um desportivo “puro e duro” de três portas. Tendo os mesmos atributos do BMW M3 Competition, optar por um ou pelo outro é mesmo uma questão de preferência. Se o objetivo é andar com uma ou duas pessoas, então o BMW M4 talvez seja a melhor escolha.
dinâmica de condução, motor, posição de condução
Menosacesso aos bancos traseiros, preço, alguns opcionais deviam ser de série
Ficha técnica
Motor
Tipo: 6 cilindros em linha, gasolina, biturbo
Cilindrada (cm3): 2993
Diâmetro x Curso (mm): 84 x 90
Taxa de Compressão: 9,3 a 1
Potência máxima (CV/rpm): 510/6250
Binário máximo (Nm/rpm): 650/2750-5500
Tração: traseira
Transmissão: automática de 8 velocidades
Direção: Pinhão e cremalheira, assistida eletricamente
Suspensão (ft/tr): Suspensão adaptativa M
Travões (fr/tr): discos carbo-cerâmicos perfurados e ventilados / discos carbo-cerâmicos perfurados e ventilados
Prestações e consumos
Aceleração 0-100 km/h (s): 3,9
Velocidade máxima (km/h): 250
Consumos misto (l/100 km): 10
Emissões CO2 (gr/km): 229
Dimensões e pesos
Comprimento/Largura/Altura (mm): 4794/1887/1393
Distância entre eixos (mm): 2857
Largura de vias (fr/tr mm): 1617/1605
Peso (kg): 1800
Capacidade da bagageira (l): 440
Deposito de combustível (l): 59
Pneus (fr/tr): 275/35 R19 / 285/30 R20
Preço da versão base (Euros): 121000€
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