5 factos sobre o Volkswagen Golf GTI que talvez desconheças
O Volkswagen Golf GTI chega à oitava geração num acumulado de 45 anos de história. Agora, a marca alemã decidiu lançar um total de 5 factos que talvez tenham “escapado” aos consumidores. Conheça-os:
Volkswagen só estava a planear produzir 5000 Golf GTI
Em 1975, o departamento de vendas da Volkswagen revelou o seguinte: “Nós nem vamos vender 500 destes GTI”. Acho que não precisamos de dizer que estavam mais do que enganados. Até meados de 2020, já saíram da linha de montagem mais de 2.3 milhões de unidades do Golf GTI, número esse que vai, certamente, continuar a aumentar com a chegada da oitava geração. Nada mau para quem planeava uma produção de apenas 5000 unidades.
Golf GTI sempre teve motor quatro cilindros
Uma das principais características do Golf GTI é a utilização de um motor quatro cilindros em pelo menos uma versão em todas as gerações. Em 1976, o primeiro GTI chegou com uns “estonteantes” 110 cv, potência essa que foi subindo de geração em geração até aos 245 cv do Golf GTI de oitava geração.
Todas as gerações tiveram jantes específicas
Para muitos, as jantes são de extrema importância para o veículo. De facto, é um dos equipamentos que ajuda a criar uma personalidade ao veículo. Desde 1976, todas as gerações do Volkswagen Golf GTI tiveram jantes distintas. Falamos das jantes de 14 polegadas Pirelli (Golf GTI I), BBS de 15 polegadas (Golf GTI G60 II), Speedline (Golf GTI III), BBS de 18” (Golf 4 GTI Edition 25 IV), Pirelli (Golf GTI V), Detroit (Golf GTI VI), Brescia de 19” do Golf GTI VII e, por fim, as Adelaide de 19” do Golf GTI VIII.
Volante? Sempre com três aros
Hoje, o Volkswagen Golf GTI é recheado de botões que comandam as mais diversas funções do veículo, exatamente o oposto do que acontecia na primeira geração em que o volante servia apenas para… Conduzir. Seja como for, o design manteve-se similar com a utilização de três aros.
Sexta geração teve Golf GTI Cabrio
Na sexta geração do Golf, a Volkswagen decidiu estrear uma variante GTI Cabrio. Com uma abertura de capota elétrica, um processo que demora cerca de 9,5 segundos a realizar, foi uma tentativa da marca alemã fornecer um carro desportivo para pessoas que gostavam de andar com os cabelos ao vento.
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