Opção de Escolha, Conveniência e COVID-19, os grandes motivadores da compra online de carros
A pandemia COVID-19 está a acelerar cada vez mais o crescimento aparentemente imparável do comércio eletrónico em todos os setores do mundo. E a indústria automóvel não é exceção.
Por Luis Lopes, Managind Director da CarNext.com em Portugal
Os consumidores estão a fazer cada vez mais as suas compras online – de roupas a produtos de higiene pessoal, e de alimentos a móveis. Na verdade, esta tendência está de tal forma generalizada que está, inclusive, a mudar a indústria automobilística. Há já anos que as pessoas têm usado a internet como uma ferramenta indispensável na procura pelo seu próximo carro, porém atualmente nota-se uma mudança percetível, onde os consumidores para além dessa busca começam também a comprar veículos online.
Com base nas conclusões do estudo recente da Millennial Car Survey, realizado pela CarNext.com junto de 3.000 millennials (com idades compreendidas entre 24 e 35 anos) em seis países europeus, incluindo Portugal, estas são as razões pelas quais comprar um carro online faz todo o sentido no ‘novo normal’ dos dias de hoje.
1. Mais escolha: De acordo com o estudo, a variedade de escolha é apontada como uma grande vantagem, sendo que 41% dos entrevistados valorizam o acesso a uma oferta online maior.
2. Sempre “on”: 41% das pessoas na pesquisa valorizaram a sensação de “controlo” sobre a experiência, como por exemplo não ser restrito pelo horário de funcionamento, e 45% gostaram do fato de que comprar um carro online lhes permite que passem mais tempo em estudo de mercado.
3. Conveniência: pode ser um incómodo ter que conduzir até ao stand (especialmente se não tiver acesso a um transporte, sendo essa a razão pela qual se encontra atualmente à procura de um automóvel). Comprar online permite ao consumidor economizar muito tempo, concluindo todo o processo de pedido e pagamento no conforto de sua casa.
4. Tranquilidade: O comércio de carros usados sofre um pouco de um problema de imagem. Nem todos os revendedores são iguais, é claro, mas 30% dos participantes na pesquisa indicaram que gostam de não se sentir pressionados durante a experiência online. Entretanto, 44% veem o carro como uma compra importante e, naturalmente, querem ter certeza de que tomaram a decisão certa.
5. Seguro e protegido: a interação pessoal tem vindo a tornar-se menos habitual durante a pandemia COVID-19, mesmo entre os millennials, com 33% a apontar a segurança e a higiene como os motivos para comprar um carro online em vez de num stand. No entanto, o toque pessoal continua a ser importante, conforme destacado por 40% que expressaram preferência em falar com um vendedor pessoalmente. Para resolver esta questão, uma boa alternativa poderão ser as visitas virtuais, durante as quais o cliente poderá ver todos os aspetos de um carro, fazer perguntas e obter conselhos, em tempo-real.
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