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Preço do novo Audi e-tron GT começa nos 106 600€

By on 24 Março, 2021

A Audi lançou em Portugal o novo e-tron GT, o novo modelo 100% elétrico da marca alemã. Este que é um “primo” do Porsche Taycan, tem um preço base em Portugal de 106 618€ (e-tron GT quattro), valor esse que sobe para os 145 878€ na versão RS e-tron GT quattro.

De relembrar que o Audi e-tron GT é construído com recurso à base PPE (Premium Platform Electric), a mesma utilizada pelo Porsche Taycan e apresenta um visual clássicos de um “gran turismo” de quatro portas, porém, com linhas modernas e focadas na aerodinâmica. De facto, a Audi conseguiu um coeficiente de arrasto de 0,24 Cd, o que demonstra o grande trabalho feito pela marca alemã neste capítulo. Na secção dianteira, um dos principais destaques é a redesenhada grelha “singleframe” e a inclusão de faróis com tecnologia Matrix LED (de série na versão RS). “Quisemos ter um carro realmente emocional, com linhas muito fortes. Talvez o aspeto mais importante passa por enfatizar a forma como o carro assenta sobre a rodas e a herança quattro da Audi nas laterais”, refere Marc Lichte, diretor de design da Audi.

No capítulo das dimensões, o Audi e-tron GT mede 4,99 metros de comprimento, 1,96 m de largura e 1,41 m de altura. Estes números são acompanhados por 2,90 m de distância entre eixos e uma bagageira com 405 litros de capacidade.

Interior focado na tecnologia

Passando para o interior, encontramos um visual com algumas semelhanças aos restantes modelos da marca. Contudo, recebe detalhes exclusivos como é o caso do logo e-tron iluminado no tablier. Ao nível da tecnologia, o e-tron GT mostra um painel de instrumentos digital Audi Virtual Cockpit Plus de 12,3 polegadas, enquanto o ecrã central de 10,1 polegadas transmite as informações dos sistemas de infotainment MMI. Dentro do equipamento de série a Audi inclui suspensão adaptativa, diferencial traseiro bloqueável, Audi Drive Select, sistema audi pre sense.

Primeiro RS 100% elétrico

O Audi e-tron GT vai ter duas opções nesta primeira fase: e-tron GT quattro e RS e-tron GT. Tal como o nome indica, esta segunda é mais focada na performance e, para além disso, é o primeiro modelo 100% elétrico a receber o “tratamento” da divisão desportiva da Audi. Começando pelo e-tron GT, encontramos dois motores elétricos que garantem 476 cavalos e 640 Nm de binário, potência essa que é transmitida às quatro rodas motorizes. De referir que o motor elétrico montado no eixo traseiro está associado a uma transmissão de duas velocidades. Isto significa que o condutor vai contar com uma relação mais curta que permite uma aceleração no máximo das capacidades durante o arranque, enquanto a segunda, utilizada numa condução “normal”, tem um escalonamento mais longo e, assim, garante uma eficiência melhorada, segundo explica a Audi.

Quanto ao Audi RS e-Tron GT, encontramos uma motorização idêntica, mas com 600 cavalos e 830 Nm de binário, valores esses que reforçam o carácter desportivo do elétrico. De referir ainda a inclusão de um modo “launch control” que garante um “boost” extra de potência durante 2,4 segundos, que aumenta a potência para os 530 cv no e-tron GT e 646 cv no RS e-tron GT. Com estes argumentos, o e-tron GT acelera dos 0 aos 100 km/h em 4,1 segundos, enquanto a velocidade máxima chega aos 245 km/h. Já no RS e-tron GT o tempo desce para 3,3 segundos e a velocidade máxima sobe para os 250 km/h.

Carregamento em minutos

Os dois motores elétricos são acompanhados por uma bateria fornecida pela LG com 93 kW de capacidade bruta, 85 kWh de capacidade utilizável. Assim, os clientes podem esperar uma autonomia entre 431 e 488 km no e-tron GT. Já no RS, a o valor é balizado entre 431 e 472 km. Graças ao sistema elétrico assente numa voltagem de 800V, o elétrico permite carregamentos DC de até 270 kW de potência. Segundo os dados da Audi, é possível carregar dos 5 aos 80% em menos de 23 minutos, em condições ideais, claro.

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