Novo Peugeot 308 chega com revolução de design e motores híbridos plug-in
O novo Peugeot 308 chega com uma verdadeira revolução num claro ataque ao topo do segmento. Nesta que é a terceira geração, o compacto surge com uma imagem irreverente, com destaque para a presença do novo logo da Peugeot em destaque na nova grelha dianteira. Este é acompanhado por um design bastante emotivo e moderno.
A nova geração está assente sobre a plataforma EMP2, que sofreu uma revisão, o que faz o Peugeot 308 crescer “para todos os lados”. De facto, apresenta-se com mais 110 mm (4367 mm) de comprimento e 48 mm (1852 mm) em largura. Por outro lado, as linhas mais dinâmicas obrigam a altura a diminuir 20 mm (1444 mm). A distância entre eixos foi também revista e aumenta 55 mm (2675 mm).
No interior reina a tecnologia
No interior, a Peugeot decidiu dar ao novo 308 um visual semelhante aos mais recentes modelos da gama. Assim, mantém o já conhecido i-Cockpit (digital com 10 polegadas de série em todas as versões, 3D a partir do equipamento GT), que está ligeiramente mais alto quando comparado com a anterior geração. O volante de pequenas dimensões continua presente, mas com o novo logo ao centro.
A consola central foi revista e o painel de instrumentos de 10 polegadas está agora numa posição mais baixa, graças à passagem das saídas de ventilação para um plano superior. Como podemos ver nas imagens, os botões físicos foram reduzidos ao mínimo possível.
Motores híbridos plug-in
Relativamente a motores, a Peugeot também apresenta algumas novidades. Com chegada prevista para os próximos meses, arranca com duas propostas híbridas plug-in. Falamos da junção entre o motor 1.6 PureTech a gasolina e um motor elétrico que, em conjunto, debitam dois níveis de potência. O mais acessível é o Hybrid 180 e-EAT8, tal como o nome indica, apresenta 180 cv de potência e até 60 km de autonomia em modo elétrico graças à bateria de 12,4 kWh. Encontramos ainda o Hybrid 225 e-EAT8 com 225 cv e 59 km de autonomia elétrica.
Se ainda prefere motores a combustão pura, saiba que a gama é praticamente a mesma. Ou seja, a gasolina, surge o bloco 1.2 PureTech com dois níveis de potência: 110 e 130 cv, sendo que o menos potente está disponível apenas com caixa manual de seis velocidades e o segundo tem em opção a caixa automática de oito velocidades. A aposta Diesel mantém com o bloco 1.5 BlueHDi com 130 cv e pode estar associado a uma transmissão manual de seis velocidades ou à automática EAT8.
Condução semiautónoma Nível 2
No equipamento, destaca-se a inclusão da condução semiautónoma (Nível 2), algo que apenas vai estar disponível no fim de 2021. Este faz parte da renovada proposta de ajudas de condução (Drive Assist 2.0) que acrescenta ainda cruise control adaptativo com Stop&Go (nas versões com transmissão automática), manutenção de faixa de rodagem, nova câmara traseira de alta definição, travagem de emergência com deteção de peões e ciclistas, entre outros.
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