Volvo XC40 T2 – Ensaio Teste
Volvo XC40 T2 – Ensaio Teste
Texto: Guilherme André
Motorização de entrada na gama
O Volvo XC40 é o SUV de entrada na gama da marca sueca e tem tido uma grande adesão por parte dos clientes. De facto, quando olhamos para os números, não é surpresa que seja o segundo modelo mais vendido da marca por dois anos consecutivos, ficando apenas atrás do “irmão do meio” XC60. Neste ensaio testámos o XC40 com a motorização mais acessível denominada T2. Apesar de estar equipada com o mesmo motor do T3, apresenta-se com uma diminuição de potência para os 129 cavalos. Será esta a melhor combinação para quem ainda quer evitar a eletrificação?
design, qualidade de construção, condução
Consumos; preço de alguns opcionais
Exterior
Exterior (8/10) Ao nível estético o Volvo XC40 tem tido uma avaliação positiva por parte dos clientes ao apresentar um design em linha com os restantes modelos da gama, principalmente com os SUV XC. Ainda assim, tem detalhes que o diferenciam como é o caso do formato da secção traseira e pelo original pilar C. A unidade em ensaio está equipada com o nível de equipamento Momentum Plus (o Plus acrescenta 3859€ ao preço base) e, de série, apresenta as jantes de 18 polegadas.
Interior
Interior (8/10) Ao passar para o habitáculo, rapidamente percebemos a filosofia imposta pela Volvo: design minimalista. Apesar de ser a versão de entrada, a marca sueca mantém a utilização de materiais de boa qualidade e um cuidado notável na construção. Isto é acompanhado por um visual sóbrio onde o a cor preta predomina.
Nesta versão, temos bancos em tecido, mas a unidade em ensaio tinha ainda o opcional Power Seats (824€) que permite regular os bancos dianteiros de forma elétrica. Atrás o espaço é suficiente para transportar dois adultos com conforto, enquanto a bagageira possui 460 litros, um valor em linha com os apresentados no segmento em que está inserido. No capítulo da tecnologia temos um ecrã central com o tradicional sistema de infotainment da marca e, numa zona inferior, encontramos botões físicos que comandam, por exemplo, o volume do rádio. A unidade deste teste conta ainda com o opcional Lounge (2706€) que acrescenta teto de abrir, sistema de som premium e a câmara de 360º para o apoio ao estacionamento.
Equipamento
Equipamento (7/10) Ao nível de equipamento, o Volvo XC40 tem um recheio de série satisfatório quando percebemos que estamos perante um dos níveis de equipamento mais acessíveis. Ainda assim, a Volvo conta com uma lista de opcionais que permite ter a motorização T2 com todos os luxos das versões superiores. De facto, temos, por exemplo, um kit estético exterior (2060€) que dá uma imagem mais requintada ao SUV ou até mesmo vários packs relacionados com segurança ou apenas estilo.
Na unidade em ensaio, para além dos opcionais já mencionados nas duas categorias anteriores, encontramos a cor Branco Gelo (258€), fecho elétrico de portas traseiras (86€), vidros traseiros escurecidos (400€), pneu sobresselente (98€), carregamento smartphone por indução (211€) ou BLIS (554€). Se fizermos as contas a todos os opcionais da unidade em ensaio, o aumento de preço é superior a 5 mil euros.
Consumos
Consumos (6/10) Um dos pontos menos positivos do Volvo XC40 T2 passa pelos consumos. De facto, é extremamente difícil ter uma média inferior a 8 l/100 km – durante o ensaio realizámos uma média de 8,2 l/100 km. Para além disso, se quiser explorar um pouco mais as potencialidades do SUV sueco pode esperar um aumento para perto dos 10 l/100 km.
Ao Volante
Ao Volante (9/10) Passando para a condução, é aqui que o Volvo XC40 realmente se destaca. Construído sob a plataforma CMA, garante ao condutor e a todos os passageiros viagens confortáveis e seguras. Em grande parte das situações sentimos uma robustez assinalável com a suspensão a suavizar a grande maioria das saliência que aparecem pelo caminho.
Longe de ser um desportivo, nem o pretende ser, tem agilidade mais do que suficiente para uma condução apressada, embora em trajetos sinuosos é notório o adornar de carroçaria. Quanto à posição de condução, fácil de encontrar seja qual for a estatura do condutor, temos exatamente aquilo que se pede num SUV: alta e com boa visibilidade para a estrada.
Motor
Motor (7/10) Se o objetivo passa por ter um XC40 e não importa o valor de potência, a versão T2 tem argumentos suficientes para satisfazer. Esta sigla significa que debaixo do capot encontramos o motor três cilindros de 1.5 litros turbo que debita 129 cavalos e 245 Nm de binário. Esta motorização pode estar equipada com a caixa manual de seis velocidades ou automática de oito velocidades, sendo que neste ensaio testámos a segunda opção. O motor é o mesmo utilizado na versão T3, mas com um decréscimo de potência que, na nossa opinião, cumpre as exigências do dia-a-dia.
Balanço Final
Balanço Final (7/10) Em suma, o Volvo XC40 é uma opção para quem quiser ter todas as qualidades de um dos melhores SUV do segmento, com um design muito apreciado para quem procura um SUV compacto e um interior com qualidade premium. Esta versão T2 cumpre com as necessidades de uma utilização diária, mas se quiser uma resposta mais enérgica ao acelerador talvez seja melhor ponderar a versão T3. Por fim, de referir que a Volvo tem em vigor, até ao dia 28 de fevereiro, uma campanha promocional para a versão T2 com o preço a começar nos 29 500€.
Concorrentes
Audi Q2 30 TFSI – Motor: três cilindros de 1.0 litros; potência: 110 cavalos; transmissão: manual; preço base: 30 992€
BMW X1 sDrive18i – Motor: três cilindros de 1.5 litros; potência: 136 cavalos; transmissão: automática Steptronic; preço base: 42 848€
Ficha Técnica
Motor
Tipo: 3 cilindros em linha, injeção direta, turbo, gasolina
Cilindrada (cm3): 1477
Diâmetro x Curso (mm): 82 x 93,2
Taxa de Compressão: 10,5:1
Potência máxima (CV/rpm): 129/5000.
Binário máximo (Nm/rpm): 245/1500-3000.
Transmissão: automática (conversor de binário) 8 velocidades
Direção: Pinhão e cremalheira assistida eletricamente
Suspensão (ft/tr): independente tipo McPherson/independente, multibraços
Travões (fr/tr): discos ventilados/discos
Prestações e consumos
Aceleração 0-100 km/h (s): 10,9
Velocidade máxima (km/h): 180 (limitado)
Consumos misto (l/100 km): 7,4
Emissões CO2 (gr/km): 166
Dimensões e pesos
Comprimento/Largura/Altura (mm): 4425/1863/1652
Distância entre eixos (mm): 2702
Largura de vias (fr/tr mm): 1601/1626
Peso (kg): 1580
Capacidade da bagageira (l): 460
Deposito de combustível (l): 54
Pneus (fr/tr): 235/55 R18
Mais/Menos
Mais
design, qualidade de construção, condução
Menos
Consumos; preço de alguns opcionais
Preços
Preço da versão ensaiada (Euros): 46287€
Preço da versão base (Euros): 39000€
Exterior
Exterior (8/10) Ao nível estético o Volvo XC40 tem tido uma avaliação positiva por parte dos clientes ao apresentar um design em linha com os restantes modelos da gama, principalmente com os SUV XC. Ainda assim, tem detalhes que o diferenciam como é o caso do formato da secção traseira e pelo original pilar C. A unidade em ensaio está equipada com o nível de equipamento Momentum Plus (o Plus acrescenta 3859€ ao preço base) e, de série, apresenta as jantes de 18 polegadas.
Interior
Interior (8/10) Ao passar para o habitáculo, rapidamente percebemos a filosofia imposta pela Volvo: design minimalista. Apesar de ser a versão de entrada, a marca sueca mantém a utilização de materiais de boa qualidade e um cuidado notável na construção. Isto é acompanhado por um visual sóbrio onde o a cor preta predomina.
Nesta versão, temos bancos em tecido, mas a unidade em ensaio tinha ainda o opcional Power Seats (824€) que permite regular os bancos dianteiros de forma elétrica. Atrás o espaço é suficiente para transportar dois adultos com conforto, enquanto a bagageira possui 460 litros, um valor em linha com os apresentados no segmento em que está inserido. No capítulo da tecnologia temos um ecrã central com o tradicional sistema de infotainment da marca e, numa zona inferior, encontramos botões físicos que comandam, por exemplo, o volume do rádio. A unidade deste teste conta ainda com o opcional Lounge (2706€) que acrescenta teto de abrir, sistema de som premium e a câmara de 360º para o apoio ao estacionamento.
Equipamento
Equipamento (7/10) Ao nível de equipamento, o Volvo XC40 tem um recheio de série satisfatório quando percebemos que estamos perante um dos níveis de equipamento mais acessíveis. Ainda assim, a Volvo conta com uma lista de opcionais que permite ter a motorização T2 com todos os luxos das versões superiores. De facto, temos, por exemplo, um kit estético exterior (2060€) que dá uma imagem mais requintada ao SUV ou até mesmo vários packs relacionados com segurança ou apenas estilo.
Na unidade em ensaio, para além dos opcionais já mencionados nas duas categorias anteriores, encontramos a cor Branco Gelo (258€), fecho elétrico de portas traseiras (86€), vidros traseiros escurecidos (400€), pneu sobresselente (98€), carregamento smartphone por indução (211€) ou BLIS (554€). Se fizermos as contas a todos os opcionais da unidade em ensaio, o aumento de preço é superior a 5 mil euros.
Consumos
Consumos (6/10) Um dos pontos menos positivos do Volvo XC40 T2 passa pelos consumos. De facto, é extremamente difícil ter uma média inferior a 8 l/100 km – durante o ensaio realizámos uma média de 8,2 l/100 km. Para além disso, se quiser explorar um pouco mais as potencialidades do SUV sueco pode esperar um aumento para perto dos 10 l/100 km.
Ao volante
Ao Volante (9/10) Passando para a condução, é aqui que o Volvo XC40 realmente se destaca. Construído sob a plataforma CMA, garante ao condutor e a todos os passageiros viagens confortáveis e seguras. Em grande parte das situações sentimos uma robustez assinalável com a suspensão a suavizar a grande maioria das saliência que aparecem pelo caminho.
Longe de ser um desportivo, nem o pretende ser, tem agilidade mais do que suficiente para uma condução apressada, embora em trajetos sinuosos é notório o adornar de carroçaria. Quanto à posição de condução, fácil de encontrar seja qual for a estatura do condutor, temos exatamente aquilo que se pede num SUV: alta e com boa visibilidade para a estrada.
Concorrentes
Audi Q2 30 TFSI – Motor: três cilindros de 1.0 litros; potência: 110 cavalos; transmissão: manual; preço base: 30 992€
BMW X1 sDrive18i – Motor: três cilindros de 1.5 litros; potência: 136 cavalos; transmissão: automática Steptronic; preço base: 42 848€
Motor
Motor (7/10) Se o objetivo passa por ter um XC40 e não importa o valor de potência, a versão T2 tem argumentos suficientes para satisfazer. Esta sigla significa que debaixo do capot encontramos o motor três cilindros de 1.5 litros turbo que debita 129 cavalos e 245 Nm de binário. Esta motorização pode estar equipada com a caixa manual de seis velocidades ou automática de oito velocidades, sendo que neste ensaio testámos a segunda opção. O motor é o mesmo utilizado na versão T3, mas com um decréscimo de potência que, na nossa opinião, cumpre as exigências do dia-a-dia.
Balanço final
Balanço Final (7/10) Em suma, o Volvo XC40 é uma opção para quem quiser ter todas as qualidades de um dos melhores SUV do segmento, com um design muito apreciado para quem procura um SUV compacto e um interior com qualidade premium. Esta versão T2 cumpre com as necessidades de uma utilização diária, mas se quiser uma resposta mais enérgica ao acelerador talvez seja melhor ponderar a versão T3. Por fim, de referir que a Volvo tem em vigor, até ao dia 28 de fevereiro, uma campanha promocional para a versão T2 com o preço a começar nos 29 500€.
design, qualidade de construção, condução
MenosConsumos; preço de alguns opcionais
Ficha técnica
Motor
Tipo: 3 cilindros em linha, injeção direta, turbo, gasolina
Cilindrada (cm3): 1477
Diâmetro x Curso (mm): 82 x 93,2
Taxa de Compressão: 10,5:1
Potência máxima (CV/rpm): 129/5000.
Binário máximo (Nm/rpm): 245/1500-3000.
Transmissão: automática (conversor de binário) 8 velocidades
Direção: Pinhão e cremalheira assistida eletricamente
Suspensão (ft/tr): independente tipo McPherson/independente, multibraços
Travões (fr/tr): discos ventilados/discos
Prestações e consumos
Aceleração 0-100 km/h (s): 10,9
Velocidade máxima (km/h): 180 (limitado)
Consumos misto (l/100 km): 7,4
Emissões CO2 (gr/km): 166
Dimensões e pesos
Comprimento/Largura/Altura (mm): 4425/1863/1652
Distância entre eixos (mm): 2702
Largura de vias (fr/tr mm): 1601/1626
Peso (kg): 1580
Capacidade da bagageira (l): 460
Deposito de combustível (l): 54
Pneus (fr/tr): 235/55 R18
Preço da versão base (Euros): 39000€
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