Audi e-tron GT, o novo elétrico topo de gama da marca alemã
Vários teasers depois, a Audi apresenta o e-tron GT, o carro
que marca uma nova fase no capítulo elétrico da marca. Construído com recurso à
base PPE (Premium Platform Electric), a mesma utilizada pelo Porsche Taycan,
apresenta um visual clássicos de um “gran turismo” de quatro portas, porém, com
linhas modernas e focadas na aerodinâmica. De facto, a Audi conseguiu um
coeficiente de arrasto de 0,24 Cd, o que demonstra o grande trabalho feito pela
marca alemã neste capítulo. Na secção dianteira, um dos principais destaques é
a redesenhada grelha “singleframe” e a inclusão de faróis com tecnologia Matrix
LED (de série na versão RS). “Quisemos ter um carro realmente emocional, com
linhas muito fortes. Talvez o aspeto mais importante passa por enfatizar a
forma como o carro assenta sobre a rodas e a herança quattro da Audi nas
laterais”, refere Marc Lichte, diretor de design da Audi.
No capítulo das dimensões, o Audi e-tron GT mede 4,99 metros
de comprimento, 1,96 m de largura e 1,41 m de altura. Estes números são
acompanhados por 2,90 m de distância entre eixos e uma bagageira com 405 litros
de capacidade.
Interior focado na tecnologia
Passando para o interior, encontramos um visual com algumas
semelhanças aos restantes modelos da marca. Contudo, recebe detalhes exclusivos
como é o caso do logo e-tron iluminado no tablier. Ao nível da tecnologia, o
e-tron GT mostra um painel de instrumentos digital Audi Virtual Cockpit Plus de
12,3 polegadas, enquanto o ecrã central de 10,1 polegadas transmite as
informações dos sistemas de infotainment MMI. Dentro do equipamento de série a
Audi inclui suspensão adaptativa, diferencial traseiro bloqueável, Audi Drive
Select, sistema audi pre sense.
Primeiro RS 100% elétrico
O Audi e-tron GT vai ter duas opções nesta primeira fase:
e-tron GT quattro e RS e-tron GT. Tal como o nome indica, esta segunda é mais
focada na performance e, para além disso, é o primeiro modelo 100% elétrico a
receber o “tratamento” da divisão desportiva da Audi. Começando pelo e-tron GT,
encontramos dois motores elétricos que garantem 476 cavalos e 640 Nm de
binário, potência essa que é transmitida às quatro rodas motorizes. De referir
que o motor elétrico montado no eixo traseiro está associado a uma transmissão
de duas velocidades. Isto significa que o condutor vai contar com uma relação
mais curta que permite uma aceleração no máximo das capacidades durante o arranque,
enquanto a segunda, utilizada numa condução “normal”, tem um escalonamento mais
longo e, assim, garante uma eficiência melhorada, segundo explica a Audi.
Quanto ao Audi RS e-Tron GT, encontramos uma motorização
idêntica, mas com 600 cavalos e 830 Nm de binário, valores esses que reforçam o
carácter desportivo do elétrico. De referir ainda a inclusão de um modo “launch
control” que garante um “boost” extra de potência durante 2,4 segundos, que
aumenta a potência para os 530 cv no e-tron GT e 646 cv no RS e-tron GT. Com
estes argumentos, o e-tron GT acelera dos 0 aos 100 km/h em 4,1 segundos,
enquanto a velocidade máxima chega aos 245 km/h. Já no RS e-tron GT o tempo
desce para 3,3 segundos e a velocidade máxima sobe para os 250 km/h.
Carregamento em minutos
Os dois motores elétricos são acompanhados por uma bateria
fornecida pela LG com 93 kW de capacidade bruta, 85 kWh de capacidade
utilizável. Assim, os clientes podem esperar uma autonomia entre 431 e 488 km
no e-tron GT. Já no RS, a o valor é balizado entre 431 e 472 km. Graças ao
sistema elétrico assente numa voltagem de 800V, o elétrico permite
carregamentos DC de até 270 kW de potência. Segundo os dados da Audi, é
possível carregar dos 5 aos 80% em menos de 23 minutos, em condições ideais,
claro.
Por fim, o novo elétrico da Audi deve chegar a Portugal na
primavera e os preços ainda não estão definidos. Para já estas vão ser as duas
versões vendidas no novo e-tron GT, porém, a marca alemã deixou em cima da mesa
a possibilidade de aparecerem novas variantes ao longo do ciclo de vida do
e-tron GT.
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