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Novo “trintão”. Bugatti EB110 faz 30 anos em 2021

By on 5 Fevereiro, 2021

Depois de termos mostrado que a Bugatti conseguiu os cinco carros mais caros vendidos em leilão em 2020, revelamos agora o novo “trintão” da marca de Molsheim, o Bugatti EB110. Ainda não é tão valioso como os modelos do início da história da marca, mas já é um dos mais valiosos. Apresentado no dia 15 de setembro de 1991 em Paris, é considerado um dos primeiros super desportivos da era moderna. Para além disso, a data é ainda mais especial porque foi exatamente no dia em que Ettore Bugatti completava 110 anos de idade.

Criado sob a liderança de Romano Artioli, o Bugatti EB110

foi o primeiro carro de produção em série a ser feito de carbono, segundo a própria

marca, e o monocoque pesava apenas 125 kg. A carroçaria recorreu ainda a

alumínio entre outros materiais, enquanto as jantes foram fundidas em magnésio

e os parafusos feitos de titânio. De um modo geral, a marca de Molsheim não

deixou escapar um único detalhe neste super desportivo. Quanto ao motor,

falamos de um V12 de 60 válvulas (5 por cilindros) e 3,5 litros, apoiado por

quatro turbocompressores, que debitava 552 cavalos. Com a potência a chegar às

quatro rodas, é possível acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,4 segundos, enquanto

a velocidade máxima é de 343 km/h.

Depois de quatro anos de produção, a Bugatti faliu e, em

1998, foi adquirida pelo Grupo Volkswagen. Durante este período de produção,

foram construídos 96 exemplares do EB110 GT e 40 do mais leve e potente EB110

Super Sport. Perante tamanha raridade, não é de estranhar que já tenhamos assistido

a unidades do EB110 serem vendidas por mais de 2 milhões de euros em leilão.

Hoje faz parte da chamada “trilogia da Bugatti moderna” ao lado do Veyron e

Chiron.

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