Novo “trintão”. Bugatti EB110 faz 30 anos em 2021
Depois de termos mostrado que a Bugatti conseguiu os cinco carros mais caros vendidos em leilão em 2020, revelamos agora o novo “trintão” da marca de Molsheim, o Bugatti EB110. Ainda não é tão valioso como os modelos do início da história da marca, mas já é um dos mais valiosos. Apresentado no dia 15 de setembro de 1991 em Paris, é considerado um dos primeiros super desportivos da era moderna. Para além disso, a data é ainda mais especial porque foi exatamente no dia em que Ettore Bugatti completava 110 anos de idade.
Criado sob a liderança de Romano Artioli, o Bugatti EB110
foi o primeiro carro de produção em série a ser feito de carbono, segundo a própria
marca, e o monocoque pesava apenas 125 kg. A carroçaria recorreu ainda a
alumínio entre outros materiais, enquanto as jantes foram fundidas em magnésio
e os parafusos feitos de titânio. De um modo geral, a marca de Molsheim não
deixou escapar um único detalhe neste super desportivo. Quanto ao motor,
falamos de um V12 de 60 válvulas (5 por cilindros) e 3,5 litros, apoiado por
quatro turbocompressores, que debitava 552 cavalos. Com a potência a chegar às
quatro rodas, é possível acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,4 segundos, enquanto
a velocidade máxima é de 343 km/h.
Depois de quatro anos de produção, a Bugatti faliu e, em
1998, foi adquirida pelo Grupo Volkswagen. Durante este período de produção,
foram construídos 96 exemplares do EB110 GT e 40 do mais leve e potente EB110
Super Sport. Perante tamanha raridade, não é de estranhar que já tenhamos assistido
a unidades do EB110 serem vendidas por mais de 2 milhões de euros em leilão.
Hoje faz parte da chamada “trilogia da Bugatti moderna” ao lado do Veyron e
Chiron.
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