Novo M5 CS, o BMW mais potente alguma vez feito
Depois do BMW M2, M3 e M4, chegou a vez do BMW M5 receber a sigla
CS, a primeira vez na história do modelo. Começando pelo motor, a nova berlina
está equipada com o já conhecido V8 de 4.4 litros biturbo que passa a debitar
635 cavalos e 750 Nm de binário, ou seja, mais 10 cv do que o M5 Competition.
Isto é possível graças a dois turbos otimizados, melhorias introduzidas na
lubrificação e arrefecimento e uma nova pressão máxima de injeção de
combustível. Tudo isto traduz-se numa resposta à aceleração dos 0 aos 100 km/h
em 3 segundos, três décimas mais rápido do que o M5 Competition. Relativamente
à velocidade máxima, o M5 CS chega aos 305 km/h, porém, limitado
eletronicamente. Embora disponha de sistema de tração integral M xDrive, o M5 CS dispõe
também de um modo que replica o funcionamento de um modelo de tração traseira,
ao entregar a potência apenas ao eixo traseiro. Isto é acompanhado por
um som de escape amplificado que garante um carácter mais emotivo.
“Dieta” em prol da condução
Mais do que aumentar os valores de potência, a BMW não descorou
uma melhoria na condução. Assim, o novo BMW M5 CS conta com molas, suspensão e
barras estabilizadores mais rígidas quando comparado com o M5 base. Para além
disso, “emagreceu” 70 kg, para um novo total de 1825 kg de peso. Destaque ainda
para uma altura ao solo sete milímetros inferior, bem como a promessa de uma
melhoria no conforto a velocidades de cruzeiro em autoestrada. Ao nível da
“borracha” utilizada, também aqui há mexidas. De facto, o M5 CS recorre aos
Pirelli P Zero Corsa (275/35 R20 na dianteira e 285/35 R20 na traseira”, que
são quase pneus de competição. Estes encontram-se montados nas jantes M
Forjadas com raios em Y que “escondem” os travões cerâmicos de série.
Visual ainda mais desportivo
No que diz respeito a estética, recebe de série algumas soluções específicas
como é o caso das cores especiais mate, faróis laser em amarelo, apêndices
aerodinâmicos em fibra de carbono, grelha duplo rim com acabamento em bronze
dourado (a mesma cor utilizada no logo M5 CS) e um capot mais agressivo com
duas entradas de ar. Quanto ao interior o principal destaque é a inclusão de
quatro bacquets individuais, com as dianteiras feitas em carbono, e os encostos de
cabeça contam com o desenho do circuito alemão de Nürburgring Nordschleife, no
qual o M5 CS também foi desenvolvido. Ao centro do tablier encontramos
um ecrã de 12,3 polegadas com o sistema de infotainment da BMW que, em conjunto
com o head-up display, recebem informações próprias para esta versão. Falamos do
conta-rotações M, luzes de passagem de caixa, pressão do turbo, temperatura do
líquido de arrefecimento, estado dos pneus e aceleração.
BMW M5 CS chega na primavera
Relativamente a personalização, além da pintura cinzenta metalizada
Brands Hatch estão ainda disponíveis cores matizadas da BMW Individual em
cinzento Frozen Brands Hatch e verde metalizado Frozen Deep. Por fim, o
novo BMW M5 CS vai ser lançado no mercado na primavera de 2021, tendo um preço
de 180 400€ na Alemanha, valor esse que deve ser superior a 200 mil euros
em solo nacional.
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