BMW 420d Coupé – Ensaio Teste
BMW 420d Coupé – Ensaio Teste
Texto: Guilherme André
Opção Diesel continua a ser importante
O BMW Série 4 tem dado que falar pelo design da grelha desde o lançamento das primeiras fotos. Este novo estilo adotado pela marca alemã tem gerado as mais diversas opiniões, contudo, há muito mais para falar nesta nova geração do coupé alemão. Em ensaio, testámos o Série 4 com a motorização 420d, a mais procurada em Portugal na anterior geração. Vai manter o legado?
Dinâmica de condução; conforto de rolamento; argumentos tecnológicos; consumos
Acesso aos bancos traseiros; preço de alguns opcionais
Exterior
Exterior (8/10) Assente na nova plataforma CLAR, a mesma utilizada no Série 3, apresenta uma imagem bastante dinâmica com inspiração no Série 8 Coupé, principalmente na secção traseira. Neste ensaio, testámos o BMW 420d na carroçaria Coupé que se destaca pela linha de tejadilho baixa que flui até à traseira, mas também pela ausência de molduras nas portas. Apesar de utilizar a mesma base do “irmão” Série 3, tem argumentos bastante diferentes. De facto, está mais perto do chão e é mais largo na via traseira. De um modo geral, a BMW conseguiu atualizar o visual do Série 4 com linhas desportivas, numa clara separação de estilo face ao Série 3, e pretende “seduzir” os clientes que procuram um carro mais emotivo e, claro, com um novo formato de grelha. Para além disso, é a aposta da BMW para combater com os eternos rivais alemães Audi A5 Coupé ou o Mercedes-Benz Classe C Coupé.
Interior
Interior (8/10) Se por fora é bastante diferente do Série 3, no interior nem por isso. Mantém a qualidade dos materiais e da montagem quase irrepreensível, com algumas exceções em detalhes na consola central. Tanto o condutor como o passageiro são brindados com bancos de desenho desportivo e uma grande amplitude de movimentos, inclusive o ajuste em largura dos apoios laterais, detalhes que contribuem para uma muito boa experiência ao volante. Se na dianteira o espaço é abundante, nos bancos de trás não se pode dizer o mesmo. Sendo um coupé, é natural que o espaço em altura na segunda fila de bancos não seja o melhor e, para além disso, o acesso aos mesmos é algo complexo e apertado.
No capítulo da tecnologia, temos sensivelmente os mesmos argumentos do Série 3. Ou seja, está equipado com um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e, ao centro do tablier, surge um ecrã central de 10,25 polegadas que suporta o sistema de infotainment iDrive. Este é um sistema muito completo, de rápida resposta, funcionamento bastante intuitivo e com uma qualidade de grafismo que merece elogios.
Equipamento
Equipamento (7/10) Relativamente a equipamento, o BMW Série 4 tem uma vasta lista de opcionais para que cada condutor possa personalizar o veículo a gosto. Contudo, é preciso ter atenção ao preço de alguns opcionais. O 420d em teste conta com alguns extras como é o caso do Pack desportivo M Pro (2602€), frisos interiores em alumínio (130€), assistente de estacionamento Plus (422€), versão desportiva M (2927€), vidros com proteção solar (337€), apoio lombater para bancos dianteiros (212€), assistente de luzes de máximos (134€), pack connectivity (1626€) e assistente de condução (756€). Como se pode ver, é relativamente fácil aumentar o valor total do veículo. Ainda assim, destacamos a suspensão adaptativa (504€), um dos opcionais que achamos bastante importante para o melhor aproveitamento do veículo.
Consumos
Consumos (9/10) No capítulo dos consumos, o 420d é bastante moderado. Durante o nosso ensaio conseguimos realizar uma média de 5.2 l/100km, valor esse que facilmente desce para números inferiores aos 5 l/100 km numa condução relaxada. De referir ainda que o motor quatro cilindros Diesel da BMW conta com o apoio de um sistema mild hybrid de 48V que ajuda ligeiramente nos consumos de combustível. Ou seja, temos um coupé com linhas dinâmicas capaz de garantir não só consumos “amigos da carteira”, mas uma condução divertida quando os 190 cv e 400 Nm de binário são solicitados.
Ao Volante
Ao Volante (8/10) Tal como o design desportivo indica, o BMW 420d tem argumentos para uma condução divertida sem que isso comprometa o conforto. Em estradas sinuosas percebemos o trabalho feito pela BMW em diferenciá-lo do Série 3, principalmente na vertente dinâmica. Com uma direção precisa, suspensão firme e chassis muito bem construído, conseguimos alguma diversão ao volante numa condução mais empenhada.
Por outro lado, este 420d é também uma boa opção para viagens longas com um motor Diesel relativamente silencioso, um rolar confortável e habitáculo bem insonorizado. Basta colocar o modo de condução mais focado no conforto e nem vai dar pelo passar dos quilómetros. Por outro lado, um dos detalhes em que é necessária alguma habituação é o pedal de travão. Ao pisar suavemente, não é uma travagem mecânica que se encarrega de diminuir a velocidade do veículo, mas sim um sistema elétrico da travagem regenerativa do sistema híbrido de 48V. Nos primeiros milímetros de pressão o pedal não tem um tato consistente e dificulta a precisão das travagens mais suaves.
Motor
Motor (8/10) Equipado com o motor quatro cilindros de 2.0 litros, debita 190 cavalos e 400 Nm de binário entregue entre as 1750 e 2500 rpm. Assim, o 420d mostra desde baixa rotação uma resposta pronta ao acelerador e, por isso, não é de estranhar que a aceleração dos 0 aos 100 km/h se faça em 7,1 segundos. Esta solução está associada à já conhecida caixa automática de 8 velocidades rápida e suave. Ao selecionar o modo Sport na consola central, o amortecimento fica mais firme, a direação mais precisa e a entrega de potência brusca.
Balanço Final
Balanço Final (8/10) Na anterior geração, a motorização 420d foi a mais procurada em solo nacional. Agora, a marca alemã evoluiu nos pontos certos ao reforçar argumentos dinâmicos, atualizar de imagem e tecnologia. Talvez um dos detalhes menos positivos passe pelo recheio de equipamento de série que podia ser melhor, ou o preço algo elevado de alguns opcionais que fazem parte da longa lista de sugestões apresentadas aos clientes que querem personalizar o seu Série 4. Com um preço base de 53 200€, a nova geração do 420d deve manter o sucesso do anterior, mas desta vez conta com a forte ameaça de uma versão PHEV que, se for como no Série 3, vai ter uma elevada procura.
Concorrentes
Audi A5 Coupé S Line 35 TDI S Tronic – Motor: quatro cilindros de 2.0 litros; potência: 163 cavalos; 0 aos 100 km/h: 8,2 segundos; preço base: 54 903€
Mercedes-Benz C220 d Coupé – Motor: quatro cilindros de 2.0 litros; potência: 194 cavalos; 0 aos 100 km/h: 7 segundos; preço base: 52 600€
Ficha Técnica
Motor
Tipo: quatro cilindros em linha, injeção direta, Diesel, Turbo
Cilindrada (cm3): 1995
Diâmetro x curso (mm): 84 x 90
Taxa compressão: 16,5
Potência máxima (cv/rpm): 190/4000
Binário máximo (Nm/rpm): 400/entre 1750 e 2500
Transmissão: Caixa automática de oito velocidades
Direção: direção de pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
Suspensão (fr/tr): Independente tipo McPherson; paralelogramo deformável
Travões (fr/tr): Discos ventilados/ Discos ventilados
Prestações e consumos
Aceleração 0-100 km/h (s): 7,1
Velocidade máxima (km/h): 240
Consumo médio (L/100km): 4,5 a 5,2
Emissões de CO2 WLTP (g/km): 118 a 137
Dimensões e pesos
Comprimento/Largura/Altura (mm): 4768/1852/1383
Distância entre eixos (mm): 2851
Largura das vias (fr/tr) (mm): 1575/1611
Peso (kg): 1680
Capacidade da bagageira (l): 440
Depósito de combustível (l): 59
Pneus (fr/tr): 225/45 R18 / 255/40 R18
Mais/Menos
Mais
Dinâmica de condução; conforto de rolamento; argumentos tecnológicos; consumos
Menos
Acesso aos bancos traseiros; preço de alguns opcionais
Preços
Preço da versão ensaiada (Euros): 64827€
Preço da versão base (Euros): 53200€
Exterior
Exterior (8/10) Assente na nova plataforma CLAR, a mesma utilizada no Série 3, apresenta uma imagem bastante dinâmica com inspiração no Série 8 Coupé, principalmente na secção traseira. Neste ensaio, testámos o BMW 420d na carroçaria Coupé que se destaca pela linha de tejadilho baixa que flui até à traseira, mas também pela ausência de molduras nas portas. Apesar de utilizar a mesma base do “irmão” Série 3, tem argumentos bastante diferentes. De facto, está mais perto do chão e é mais largo na via traseira. De um modo geral, a BMW conseguiu atualizar o visual do Série 4 com linhas desportivas, numa clara separação de estilo face ao Série 3, e pretende “seduzir” os clientes que procuram um carro mais emotivo e, claro, com um novo formato de grelha. Para além disso, é a aposta da BMW para combater com os eternos rivais alemães Audi A5 Coupé ou o Mercedes-Benz Classe C Coupé.
Interior
Interior (8/10) Se por fora é bastante diferente do Série 3, no interior nem por isso. Mantém a qualidade dos materiais e da montagem quase irrepreensível, com algumas exceções em detalhes na consola central. Tanto o condutor como o passageiro são brindados com bancos de desenho desportivo e uma grande amplitude de movimentos, inclusive o ajuste em largura dos apoios laterais, detalhes que contribuem para uma muito boa experiência ao volante. Se na dianteira o espaço é abundante, nos bancos de trás não se pode dizer o mesmo. Sendo um coupé, é natural que o espaço em altura na segunda fila de bancos não seja o melhor e, para além disso, o acesso aos mesmos é algo complexo e apertado.
No capítulo da tecnologia, temos sensivelmente os mesmos argumentos do Série 3. Ou seja, está equipado com um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e, ao centro do tablier, surge um ecrã central de 10,25 polegadas que suporta o sistema de infotainment iDrive. Este é um sistema muito completo, de rápida resposta, funcionamento bastante intuitivo e com uma qualidade de grafismo que merece elogios.
Equipamento
Equipamento (7/10) Relativamente a equipamento, o BMW Série 4 tem uma vasta lista de opcionais para que cada condutor possa personalizar o veículo a gosto. Contudo, é preciso ter atenção ao preço de alguns opcionais. O 420d em teste conta com alguns extras como é o caso do Pack desportivo M Pro (2602€), frisos interiores em alumínio (130€), assistente de estacionamento Plus (422€), versão desportiva M (2927€), vidros com proteção solar (337€), apoio lombater para bancos dianteiros (212€), assistente de luzes de máximos (134€), pack connectivity (1626€) e assistente de condução (756€). Como se pode ver, é relativamente fácil aumentar o valor total do veículo. Ainda assim, destacamos a suspensão adaptativa (504€), um dos opcionais que achamos bastante importante para o melhor aproveitamento do veículo.
Consumos
Consumos (9/10) No capítulo dos consumos, o 420d é bastante moderado. Durante o nosso ensaio conseguimos realizar uma média de 5.2 l/100km, valor esse que facilmente desce para números inferiores aos 5 l/100 km numa condução relaxada. De referir ainda que o motor quatro cilindros Diesel da BMW conta com o apoio de um sistema mild hybrid de 48V que ajuda ligeiramente nos consumos de combustível. Ou seja, temos um coupé com linhas dinâmicas capaz de garantir não só consumos “amigos da carteira”, mas uma condução divertida quando os 190 cv e 400 Nm de binário são solicitados.
Ao volante
Ao Volante (8/10) Tal como o design desportivo indica, o BMW 420d tem argumentos para uma condução divertida sem que isso comprometa o conforto. Em estradas sinuosas percebemos o trabalho feito pela BMW em diferenciá-lo do Série 3, principalmente na vertente dinâmica. Com uma direção precisa, suspensão firme e chassis muito bem construído, conseguimos alguma diversão ao volante numa condução mais empenhada.
Por outro lado, este 420d é também uma boa opção para viagens longas com um motor Diesel relativamente silencioso, um rolar confortável e habitáculo bem insonorizado. Basta colocar o modo de condução mais focado no conforto e nem vai dar pelo passar dos quilómetros. Por outro lado, um dos detalhes em que é necessária alguma habituação é o pedal de travão. Ao pisar suavemente, não é uma travagem mecânica que se encarrega de diminuir a velocidade do veículo, mas sim um sistema elétrico da travagem regenerativa do sistema híbrido de 48V. Nos primeiros milímetros de pressão o pedal não tem um tato consistente e dificulta a precisão das travagens mais suaves.
Concorrentes
Audi A5 Coupé S Line 35 TDI S Tronic – Motor: quatro cilindros de 2.0 litros; potência: 163 cavalos; 0 aos 100 km/h: 8,2 segundos; preço base: 54 903€
Mercedes-Benz C220 d Coupé – Motor: quatro cilindros de 2.0 litros; potência: 194 cavalos; 0 aos 100 km/h: 7 segundos; preço base: 52 600€
Motor
Motor (8/10) Equipado com o motor quatro cilindros de 2.0 litros, debita 190 cavalos e 400 Nm de binário entregue entre as 1750 e 2500 rpm. Assim, o 420d mostra desde baixa rotação uma resposta pronta ao acelerador e, por isso, não é de estranhar que a aceleração dos 0 aos 100 km/h se faça em 7,1 segundos. Esta solução está associada à já conhecida caixa automática de 8 velocidades rápida e suave. Ao selecionar o modo Sport na consola central, o amortecimento fica mais firme, a direação mais precisa e a entrega de potência brusca.
Balanço final
Balanço Final (8/10) Na anterior geração, a motorização 420d foi a mais procurada em solo nacional. Agora, a marca alemã evoluiu nos pontos certos ao reforçar argumentos dinâmicos, atualizar de imagem e tecnologia. Talvez um dos detalhes menos positivos passe pelo recheio de equipamento de série que podia ser melhor, ou o preço algo elevado de alguns opcionais que fazem parte da longa lista de sugestões apresentadas aos clientes que querem personalizar o seu Série 4. Com um preço base de 53 200€, a nova geração do 420d deve manter o sucesso do anterior, mas desta vez conta com a forte ameaça de uma versão PHEV que, se for como no Série 3, vai ter uma elevada procura.
Dinâmica de condução; conforto de rolamento; argumentos tecnológicos; consumos
MenosAcesso aos bancos traseiros; preço de alguns opcionais
Ficha técnica
Motor
Tipo: quatro cilindros em linha, injeção direta, Diesel, Turbo
Cilindrada (cm3): 1995
Diâmetro x curso (mm): 84 x 90
Taxa compressão: 16,5
Potência máxima (cv/rpm): 190/4000
Binário máximo (Nm/rpm): 400/entre 1750 e 2500
Transmissão: Caixa automática de oito velocidades
Direção: direção de pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
Suspensão (fr/tr): Independente tipo McPherson; paralelogramo deformável
Travões (fr/tr): Discos ventilados/ Discos ventilados
Prestações e consumos
Aceleração 0-100 km/h (s): 7,1
Velocidade máxima (km/h): 240
Consumo médio (L/100km): 4,5 a 5,2
Emissões de CO2 WLTP (g/km): 118 a 137
Dimensões e pesos
Comprimento/Largura/Altura (mm): 4768/1852/1383
Distância entre eixos (mm): 2851
Largura das vias (fr/tr) (mm): 1575/1611
Peso (kg): 1680
Capacidade da bagageira (l): 440
Depósito de combustível (l): 59
Pneus (fr/tr): 225/45 R18 / 255/40 R18
Preço da versão base (Euros): 53200€
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