Goodyear quer usar sílica de cinza de casca de arroz na produção de pneus já em 2021
Para além dos motores a
combustão, os pneus dos veículos também são grandes responsáveis pela poluição
do ar. Porém, a Goodyear quer começar já em 2021 a produzir novos pneus com
materiais sustentáveis e menos poluentes. Para tal, vão utilizar as cascas de
arroz. Mas como é que isso é possível? A Goodyear explica que “durante o
processo de moagem, a cobertura protetora do exterior, ou casca, é separada do
grão de arroz e descartada. Para reduzir a quantidade de resíduos enviados para
aterro, muitas vezes as cascas de arroz são queimadas para gerar eletricidade,
deixando para trás um subproduto rico em sílica, conhecido como cinza de cáscara
de arroz”, explicou a Goodyear.
Este material denominado
RHA está a ser estudada desde 2013 e, agora, foi incluída no portfólio de
materiais da marca. De acordo com a marca, este novo tipo de sílica é menos
poluente com o convencional já utilizado nos pneus atuais. O principal objetivo
passa por começar a utilizar esta matéria em pneus de produção em 2021. . “Tivemos o prazer de descobrir
que, por comparação com a sílica convencional à base de areia, o material
de RHA era um substituto equivalente em termos de performance”,
afirma o Dr. Bob Woloszynek, engenheiro Chefe da Goodyear para o
desenvolvimento de matérias-primas e tecnologia de reforço.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários