É assim que a Skoda testa a estanquidade dos seus automóveis
O controlo de
qualidade dos automóveis Skoda inclui exigentes testes de
estanquidade realizados não só durante a sua fase de
desenvolvimento, como também mais tarde, já durante a sua produção
em série. O objetivo é simples: perceber se a água chega ao
habitáculo sob chuva intensa ou quando é utilizada uma lavagem
automática. A câmara de testes foi construída na fábrica da Skoda
em 1982 e foi recentemente alvo de melhoramentos.
Graças a esta modernização, o laboratório de estanquidade viu ser expandida a sua gama de testes possíveis. Ao mesmo tempo, duplicámos a sua capacidade”, refere Jaroslav Kasl, responsável de Gestão de Qualidade da Skoda. Os testes mais simples incluem simulações de chuva e “demoram, normalmente, cerca de 12 minutos. No entanto, também realizamos testes mais longos, durante várias horas” explica Jakub Vochvest, membro da equipa de testes. Estes testes utilizam um caudal de cerca de 25 litros de água por metro quadrado por minuto. É possível duplicar a intensidade do teste, simulando uma monção.
Após a modernização
do laboratório, passou também a ser possível testar automóveis em
plano inclinado lateral, simulando, por exemplo, um estacionamento
numa subida ou descida. Uma simulação de lavagem a alta pressão
faz também parte dos testes, podendo o sistema disparar a água numa
gama de pressões que oscila entre os 60 e os 90 bar. A marca checa
está igualmente a implementar um sistema de identificação RFID com
sensores para deteção de água no interior do automóvel.
Caso se confirme a
presença de humidade no interior, segue-se uma análise detalhada
para se perceber efetivamente como a água chegou ao habitáculo. “No
caso de veículos de pré-produção, cooperamos com o departamento
técnico para resolver o problema identificado; reparamos também
qualquer defeito identificado em unidades de produção”, explica
Petr Korinek, coordenador de Gestão de Qualidade. Toda a água
utilizada nos testes é reciclada. Todos os minutos são reciclados
cerca de 375 litros de água, podendo a capacidade chegar a 1000
metros cúbicos por mês. O sistema de reciclagem inclui diversos
filtros e desinfeção por radiação UV. A água é substituída uma
vez por mês.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários