Hyundai i30 renovado: Conheça os preços
Hyundai Bayon recebeu algumas melhorias

Design do novo Hyundai Tucson explicado em entrevista

By on 28 Setembro, 2020

O Diretor da Hyundai Global Design

Center e Vice-Presidente da Hyundai Motor Company, SangYup Lee, deu

uma entrevista sobre o design revolucionário do novo Tucson, modelo

de elevada importância para as ambições da marca coreana.

O Tucson é o modelo mais vendido da

Hyundai e vai já para a sua quarta geração. Deste que foi

apresentado em 2004, a Hyundai vendeu, a nível global, mais de 7

milhões de unidades. Para esta mais recente interpretação, o novo

SUV compacto da Hyundai mostra-se com um design muito mais

progressivo e ambicioso, seguindo a filosofia de design Sensuous

Sportiness.

SangYup Lee é o responsável por todos

os designs da Hyundai Motor e pelas estratégias, direções e

decisões nesta área, quer do exterior, quer do interior, dos

produtos da marca, bem como das cores e materais.

Os modelos mais recentes da Hyundai

estão a ser desenvolvidos de acordo com a tipologia de design

“Sensuous Sportiness”. Como descrevia este caminho entusiasmante?

Estamos neste momento a realizar um

processo entusiasmante onde estamos a rever fundamentalmente o design

de muitos dos nossos modelos de acordo com a nossa tipologia de

design denominada “Sensuous Sportiness”. É caracterizada pela

harmonia entre quatro elementos: proporção, arquitetura, design e

tecnologia. O nosso objetivo é elevar o valor emocional dos nossos

produtos através de um design inovador. Para o conseguirmos,

definimos de forma evidente o público-alvo de cada veículo dentro

da nossa gama e demos-lhes designs e identidades individuais

distintas mantendo ao mesmo tempo o visual característico da

Hyundai. O objetivo desta abordagem é trazer uma beleza instintiva

para os veículos criando valor emocional conferindo-lhes uma

aparência distinta. Nos próximos anos, a tipologia de design

Sensuous Sportiness será implementada em todos os nossos futuros

modelos. O Novo Hyundai Tucson é o terceiro modelo europeu da

Hyundai a ter esta tipologia de design, concluindo a primeira fase

deste processo.

O que inspirou, em particular, o

design do Novo Hyundai Tucson?

As bases para o design do Novo Hyundai

Tucson foram definidas há dois anos, quando apresentámos o “Le

Fil Rouge”, o nosso concept coupé de quatro portas, no Salão

Internacional do Automóvel de Genebra em 2018. Isto foi um ponto de

referência para a nossa marca, como se fosse o primeiro modelo da

Hyundai orientado pelo Sensuous Sportiness. O “Le Fil Rouge”

significa o “common thread” que connecta o nosso passado ao

presente e ao futuro. Para nós, este eixo articulador é a atitude

ambiciosa e audaz que foi originada pelo Pony Coupe Concept de 1974.

No Los Angeles Auto Show em 2019, apresentámos o nosso inovador

concept SUV, Vision T. Novamente orientado pela tipologia de design

Sensuous Sportiness, este modelo gira em torno do conceito de

dinamismo e aspira a estar na vanguarda de design dos SUV’s. Serviu

como pioneiro para o nosso Novo Hyundai Tucson. O Vision T tem um

design simplista e sem imperfeições. Utiliza uma arquitetura

geométrica e arestas acentuadas para criar um contraste marcante

entre uma silhueta elegante e linhas masculinas. Na dianteira,

apresenta padrões geométricos na grelha dianteira e a assinatura de

luz integrada oculta. Estas pistas de design influenciaram

diretamente o novo Hyundai Tucson.

Como definiria o “Espírito

Tucson”?

Acreditamos que o novo Hyundai Tucson é

um pioneiro – não apenas para a Hyundai, mas para todo o segmento

C-SUV. O novo Hyundai Tucson oferece uma experiência de design

elevada combinado com tecnologia de ponta que tem faltado neste

segmento. Isto torna-o um formador de tendências, em vez de um

seguidor. Acreditamos que esta originalidade sem precedentes

proporciona um valor de design único e especial no mercado C-SUV.

Para nós, o novo Hyundai Tucson representa um grande marco no nosso

percurso de design, e serve como referência para todos os futuros

modelos Hyundai. Sublinha a nossa visão de como os veículos devem

ser hoje construídos e experienciados: não como concepts, mas como

veículos de produção.

Quais são principais destaques

exteriores do novo Hyundai Tucson?

O novo Hyundai Tucson é uma revolução

de design para a Hyundai – reinventa a ideia de como um automóvel

familiar pode parecer. Graças às proporções mais desportivas e

dinâmicas possibilitadas pela nova plataforma, o novo Hyundai Tucson

alcança uma aparência muito progressiva sem comprometer a sua

funcionalidade. Na dianteira, implementados os grupos óticos

paramétricos ocultos. Esta inovação de design incorpora na

perfeição a tecnologia avançada de iluminação no padrão da

grelha geométrica do Tucson em formato de jóia. Aparentam ser de um

material cromado escuro quando estão desligadas, e tornam-se

dramaticamente iluminadas quando ligadas. Consegue imaginar esta

iluminação no seu espelho retrovisor? A identidade do novo Hyundai

Tucson vai ser inquestionável. A traseira do modelo tem algumas

inovações de design notáveis. Por exemplo, exibe também os grupos

óticos paramétricos ocultos. Para continuar a polir as suas

características tecnológicas, o novo Hyundai Tucson demonstra um

logótipo Hyundai em vidro macio, assim como o limpa para-brisas

traseiro oculto, melhorando o aspeto.

O Parametric Dynamics é a principal

caraterística do design do Novo Hyundai Tucson. O que significa e

quais as suas vantagens?

O Parametric Dynamics refere-se ao uso

de algoritmos geométricos que maximiza a tecnologia digital como

elementos de design. Em vez do tradicional desenho ou rascunho,

utiliza linhas, faces, ângulos e formas que foram criadas através

de dados digitais para criar uma estética sem precedentes e

arrojada. Um bom exemplo disso é o novo padrão da grelha

paramétrica em formato de jóia de que falei acima. Isto destaca a

forma tridimensional de acordo com o ângulo e das luzes refletidas,

conferindo-lhe um formato de uma jóia embutida numa estrutura

geométrica. Também, graças à arquitetura integrada, fomos capazes

de integrar completamente os faróis do automóvel na grelha.

Aplicando a tecnologia half-mirror, parece o cromado da grelha quando

não está iluminado, mas quando as luzes acendem, demonstram a sua

função. Eu acredito que seja uma caraterística verdadeiramente

impressionante e um prazer oculto para os nossos clientes.

Por fim, o que nos pode dizer sobre

as principais caraterísticas do design interior do Novo Hyundai

Tucson?

Algumas situações de trânsito,

especialmente em áreas urbanas, podem ser frequentemente frustrantes

para os condutores. Por este motivo, esforçámo-nos para criar um

ambiente interior que maximizasse o conforto e relaxamento. O design

interior do novo Hyundai Tucson foi fortemente inspirado na

serenidade das cascatas. Isto é particularmente visível com os

elementos de controlo, que se movem para baixo de forma unificada. O

espaço interior do novo Hyundai Tucson é onde o utilizador interage

organicamente e sem erros com a tecnologia e espaço futurista.

Especialmente no caso do painel de instrumentos, que construímos de

uma maneira inovadora. Normalmente, o painel de instrumentos é muito

largo nos modelos concorrentes, sendo que a nossa ideia passou por

como torná-lo leve, liso e que oferecesse uma visão mais ampla aos

clientes. No painel de instrumentos, não existe um Head-Up Display.

Já que não existe um Head-Up Display, focámo-nos na visão

inovadora e confortável a partir do banco do condutor e aplicámos

uma tecnologia que não reflete o ecrã na janela à noite através

de uma película anti-ofuscante. As ventilações de ar foram puxadas

para cima de forma a aliviar o painel de instrumentos. Um bloco preto

está conectado à saída de ar e ao ecrã de baixo. O habitáculo

duplo realça o espaço independente do condutor. Para melhorar a

experiência no interior do veículo e para ser ainda mais agradável

e relaxante, instalámos luzes ambiente com 64 cores configuráveis e

dez níveis de luminosidade para se adaptar a cada estado de

espírito. Para um visual mais moderno e futurista, asseguramo-nos

que tudo está colocado e conectado com formas atrativas. Para isto,

dispensamos completamente botões físicos – todas as funções são

controladas através de toque. Os materiais utilizados no veículo

são de extrema qualidade. Isto permite-nos alcançar uma imagem

interior muito uniforme que vai desde a dianteira até à traseira do

veículo, o que o torna particularmente moderno e de alta qualidade.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)