Hyundai Kauai EV Premium – Ensaio Teste
Hyundai Kauai EV Premium
Texto: João Isaac
Prático,
rápido, silencioso e amigo do ambiente
O Hyundai Kauai é um dos crossovers urbanos de segmento B com uma das gamas mais completas do mercado. Para quem as versões eletrificadas não são ainda opção, a Hyundai propõe dois motores T-GDi a gasolina, o 1.0 de 120 cavalos e o 1.6 de 177. No entanto, o Kauai é, a par do Ioniq, um dos principais pilares da eletrificação da Hyundai, quer com uma versão híbrida no catálogo, quer com esta que aqui ensaiamos, totalmente elétrica. Esta motorização livre de emissões está igualmente disponível em duas versões de motor e bateria, com 100 kW de potência e 39 kWh de capacidade ou, a versão que conduzimos e igualmente o mais potente de todos os Kauai, com motor de 150 kW e bateria de 64 kWh.
Veja o vídeo do nosso ensaio ao Hyundai Kauai EV Premium:
Conheça todas as versões e motorizações AQUI.
Imagem; facilidade de condução; autonomia.
Preço; conforto no banco traseiro.
Exterior
Exterior (8/10) O Kauai é assumidamente um dos crossovers urbanos de design mais irreverente do segmento, principalmente graças ao elevado contraste conseguido pelos extensos frisos plásticos que protegem a carroçaria, mas também pela iluminação, dianteira e traseira, com grupos óticos separados. No caso deste Electric, destaca-se uma redesenhada secção dianteira, sem grelhas, com aerodinâmica apurada, e onde se encontram as tomadas para carregamento da bateria. As jantes são de 17 polegadas, com desenho específico e quase completamente fechadas, beneficiando igualmente a eficiência ao furar o ar.
Interior
Interior (7/10) O habitáculo do Kauai é um sítio muito agradável para se estar, mas o desenho do tablier, embora apelativo e bem conseguido, não tem o arrojo do exterior. Os materiais aplicados são predominantemente rijos, excepto no painel frontal do tablier e na zona intermédia dos forros das portas, aqui mais agradáveis ao toque. Ainda assim, no que diz respeito a qualidade de construção, não há falhas a apontar.
O painel de instrumentos é muito completo, com informação de leitura fácil referente à energia consumida e regenerada e ao centro do tablier, como é hábito nos modelos da Hyundai, está colocado o display tátil de 8 polegadas do infotainment, um dos sistemas mais agradáveis de utilizar do segmento, com bom grafismo e sem dispensar os botões físicos de atalho para os vários menus.
O espaço no banco traseiro é o adequado para dois passageiros de estatura média, com centímetros livres suficientes para a cabeça e pernas. No entanto, a pouca altura entre o piso do Kauai e o assento do banco obriga-nos a viajar com as pernas ligeiramente dobradas. Se for necessário transportar uma terceira pessoa no lugar central, embora possível, aconselha-se que o trajeto seja curto. A bagageira conta com 332 litros de capacidade.
Equipamento
Equipamento (7/10) A unidade em ensaio é o Kauai Premium, o mais acessível dos três níveis de equipamento disponíveis. No entanto, mesmo contando com a mais curta lista de equipamento, não lhe faltam elementos como o acesso e arranque sem chave, os vidros escurecidos, o ar condicionado automático, a pintura bicolor, a compatibilidade com Android Auto e Apple Car Play e ainda os sensores traseiros e a câmara de apoio ao estacionamento. Relativamente a tecnologia de apoio à condução, é importante realçar a presença do assistente de manutenção na faixa de rodagem e o alerta de fadiga do condutor.
Consumos
Consumos (9/10) Esta é uma avaliação para a qual contribuem sempre imensos factores externos, sobre os quais não temos qualquer influência, sejam eles o trânsito ou a temperatura ambiente. Ainda assim, selecionando-se o modo ECO do Kauai elétrico através do botão Drive Mode colocado na consola, não nos foi nada difícil percorrer 50 quilómetros, dos quais cerca de 20 em ambiente de autoestrada, e chegar ao destino com um valor de consumo energético de 13,1 kWh/100 km, abaixo dos 15,4 declarados pela Hyundai. É igualmente importante destacar a elevada autonomia declarada pela Hyundai, com 449 quilómetros medidos já segundo o ciclo WLTP, um valor que, certamente, já reduz bastante a ansiedade daqueles que ainda olham de lado para os modelos puramente elétricos.
Ao Volante
Ao volante (8/10) Relativamente aos restantes Kauai, este Electric é tão ou mais fácil de guiar do que eles. A posição de condução vai certamente agradar aos fãs dos crossovers urbanos, bem como a rapidez com que se arranca e a facilidade com que se deixa levar. Chave no bolso, ligar o motor ao toque de um botão e selecionar o modo Drive no botão da consola central e estamos prontos. As capacidades do chassis do Kauai não são já uma novidade para ninguém, argumento em muito explicado pela geometria independente da suspensão traseira, algo muito raro neste segmento. E mesmo com o acréscimo considerável de peso, explicado pela presença das baterias, o comportamento continua em muito bom plano. No entanto, não se tratando de um desportivo, o que o Kauai tem de oferecer aos seus ocupantes é conforto, e nesse aspecto, passa igualmente com distinção, com uma boa capacidade de filtragem das irregularidades do piso, também ajudada pelos pneus de medida 215/55.
Motor
Motor (8/10) Estão disponíveis três modos de condução, Eco, Comfort e Sport. E se no primeiro as acelerações são fluídas e rápidas o suficiente para a condução do dia-a-dia, selecionando-se o último, o Kauai muda por completo a forma como entrega os mais de 200 cavalos de potência, tendo força mais do que suficiente para os pneus dianteiros perderem tração ao acelerar a fundo a cerca de 50 km/h. O modo Comfort prima pelo equilíbrio entre eficiência e capacidade de aceleração, sendo o mais indicado para uma condução dita normal. No volante, através das patilhas, é possível controlar a capacidade regenerativa da máquina elétrica, sendo que na sua configuração mais elevada, é possível conduzir o Kauai quase sem tocar no pedal de travão.
Balanço Final
Balanço final (8/10) Mantendo toda a irreverência das linhas exteriores do Kauai, adicionando-lhe apenas algumas soluções que visam melhorar o desempenho aerodinâmico, esta versão 100% elétrica pode muito bem ser aquilo que muitos clientes procuram. Um pequeno SUV urbano, prático, despachado para a correria do dia-a-dia na cidade, mas com o enorme benefício de uma utilização limpa e silenciosa. Com uma autonomia superior a 400 quilómetros, essa desculpa começa agora a deixar de o ser e este Kauai já consegue assim lançar-se em viagens mais longas, extra urbanas. O consumo e facilidade de utilização convencem, mas o preço de quase 45 mil euros poderá afastar potenciais clientes que não resistem às muitas qualidades do crossover compacto elétrico da Hyundai.
Concorrentes
DS 3 Crossback E-Tense, elétrico, 136 cv, 260 Nm; 0-100 km/h em 8,7 seg,; 150 km/h; autonomia: 317 km; 17.8 kWh/100 km; 38 800 euros
Ficha Técnica
Motor
Tipo: elétrico
Capacidade da bateria (kWh): 64
Potência máxima (CV/rpm): 204/nd
Binário máximo (Nm/rpm): 395/nd
Transmissão: automática de 1 velocidade
Direção: Pinhão e cremalheira assistida eletricamente
Suspensão (ft/tr): independente tipo McPherson/independente multibraços
Travões (fr/tr): discos ventilados/discos
Prestações e consumos Aceleração 0-100 km/h (s): 7,6
Velocidade máxima (km/h): 167
Consumos misto (kWh/100 km): 15,4
Emissões CO2 (gr/km): na
Dimensões e pesos
Comprimento/Largura/Altura (mm): 4180/1800/1570
Distância entre eixos (mm): 2600
Peso (kg): 1760
Capacidade da bagageira (l): 332
Pneus (fr/tr): 215/55 R17
Preço da versão base (Euros): 39.105
Preço da versão Ensaiada (Euros): 44.500
Mais/Menos
Mais
Imagem; facilidade de condução; autonomia.
Menos
Preço; conforto no banco traseiro.
Preços
Preço da versão ensaiada (Euros): 44500€
Preço da versão base (Euros): 39105€
Exterior
Exterior (8/10) O Kauai é assumidamente um dos crossovers urbanos de design mais irreverente do segmento, principalmente graças ao elevado contraste conseguido pelos extensos frisos plásticos que protegem a carroçaria, mas também pela iluminação, dianteira e traseira, com grupos óticos separados. No caso deste Electric, destaca-se uma redesenhada secção dianteira, sem grelhas, com aerodinâmica apurada, e onde se encontram as tomadas para carregamento da bateria. As jantes são de 17 polegadas, com desenho específico e quase completamente fechadas, beneficiando igualmente a eficiência ao furar o ar.
Interior
Interior (7/10) O habitáculo do Kauai é um sítio muito agradável para se estar, mas o desenho do tablier, embora apelativo e bem conseguido, não tem o arrojo do exterior. Os materiais aplicados são predominantemente rijos, excepto no painel frontal do tablier e na zona intermédia dos forros das portas, aqui mais agradáveis ao toque. Ainda assim, no que diz respeito a qualidade de construção, não há falhas a apontar.
O painel de instrumentos é muito completo, com informação de leitura fácil referente à energia consumida e regenerada e ao centro do tablier, como é hábito nos modelos da Hyundai, está colocado o display tátil de 8 polegadas do infotainment, um dos sistemas mais agradáveis de utilizar do segmento, com bom grafismo e sem dispensar os botões físicos de atalho para os vários menus.
O espaço no banco traseiro é o adequado para dois passageiros de estatura média, com centímetros livres suficientes para a cabeça e pernas. No entanto, a pouca altura entre o piso do Kauai e o assento do banco obriga-nos a viajar com as pernas ligeiramente dobradas. Se for necessário transportar uma terceira pessoa no lugar central, embora possível, aconselha-se que o trajeto seja curto. A bagageira conta com 332 litros de capacidade.
Equipamento
Equipamento (7/10) A unidade em ensaio é o Kauai Premium, o mais acessível dos três níveis de equipamento disponíveis. No entanto, mesmo contando com a mais curta lista de equipamento, não lhe faltam elementos como o acesso e arranque sem chave, os vidros escurecidos, o ar condicionado automático, a pintura bicolor, a compatibilidade com Android Auto e Apple Car Play e ainda os sensores traseiros e a câmara de apoio ao estacionamento. Relativamente a tecnologia de apoio à condução, é importante realçar a presença do assistente de manutenção na faixa de rodagem e o alerta de fadiga do condutor.
Consumos
Consumos (9/10) Esta é uma avaliação para a qual contribuem sempre imensos factores externos, sobre os quais não temos qualquer influência, sejam eles o trânsito ou a temperatura ambiente. Ainda assim, selecionando-se o modo ECO do Kauai elétrico através do botão Drive Mode colocado na consola, não nos foi nada difícil percorrer 50 quilómetros, dos quais cerca de 20 em ambiente de autoestrada, e chegar ao destino com um valor de consumo energético de 13,1 kWh/100 km, abaixo dos 15,4 declarados pela Hyundai. É igualmente importante destacar a elevada autonomia declarada pela Hyundai, com 449 quilómetros medidos já segundo o ciclo WLTP, um valor que, certamente, já reduz bastante a ansiedade daqueles que ainda olham de lado para os modelos puramente elétricos.
Ao volante
Ao volante (8/10) Relativamente aos restantes Kauai, este Electric é tão ou mais fácil de guiar do que eles. A posição de condução vai certamente agradar aos fãs dos crossovers urbanos, bem como a rapidez com que se arranca e a facilidade com que se deixa levar. Chave no bolso, ligar o motor ao toque de um botão e selecionar o modo Drive no botão da consola central e estamos prontos. As capacidades do chassis do Kauai não são já uma novidade para ninguém, argumento em muito explicado pela geometria independente da suspensão traseira, algo muito raro neste segmento. E mesmo com o acréscimo considerável de peso, explicado pela presença das baterias, o comportamento continua em muito bom plano. No entanto, não se tratando de um desportivo, o que o Kauai tem de oferecer aos seus ocupantes é conforto, e nesse aspecto, passa igualmente com distinção, com uma boa capacidade de filtragem das irregularidades do piso, também ajudada pelos pneus de medida 215/55.
Concorrentes
DS 3 Crossback E-Tense, elétrico, 136 cv, 260 Nm; 0-100 km/h em 8,7 seg,; 150 km/h; autonomia: 317 km; 17.8 kWh/100 km; 38 800 euros
Motor
Motor (8/10) Estão disponíveis três modos de condução, Eco, Comfort e Sport. E se no primeiro as acelerações são fluídas e rápidas o suficiente para a condução do dia-a-dia, selecionando-se o último, o Kauai muda por completo a forma como entrega os mais de 200 cavalos de potência, tendo força mais do que suficiente para os pneus dianteiros perderem tração ao acelerar a fundo a cerca de 50 km/h. O modo Comfort prima pelo equilíbrio entre eficiência e capacidade de aceleração, sendo o mais indicado para uma condução dita normal. No volante, através das patilhas, é possível controlar a capacidade regenerativa da máquina elétrica, sendo que na sua configuração mais elevada, é possível conduzir o Kauai quase sem tocar no pedal de travão.
Balanço final
Balanço final (8/10) Mantendo toda a irreverência das linhas exteriores do Kauai, adicionando-lhe apenas algumas soluções que visam melhorar o desempenho aerodinâmico, esta versão 100% elétrica pode muito bem ser aquilo que muitos clientes procuram. Um pequeno SUV urbano, prático, despachado para a correria do dia-a-dia na cidade, mas com o enorme benefício de uma utilização limpa e silenciosa. Com uma autonomia superior a 400 quilómetros, essa desculpa começa agora a deixar de o ser e este Kauai já consegue assim lançar-se em viagens mais longas, extra urbanas. O consumo e facilidade de utilização convencem, mas o preço de quase 45 mil euros poderá afastar potenciais clientes que não resistem às muitas qualidades do crossover compacto elétrico da Hyundai.
Imagem; facilidade de condução; autonomia.
MenosPreço; conforto no banco traseiro.
Ficha técnica
Motor
Tipo: elétrico
Capacidade da bateria (kWh): 64
Potência máxima (CV/rpm): 204/nd
Binário máximo (Nm/rpm): 395/nd
Transmissão: automática de 1 velocidade
Direção: Pinhão e cremalheira assistida eletricamente
Suspensão (ft/tr): independente tipo McPherson/independente multibraços
Travões (fr/tr): discos ventilados/discos
Prestações e consumos Aceleração 0-100 km/h (s): 7,6
Velocidade máxima (km/h): 167
Consumos misto (kWh/100 km): 15,4
Emissões CO2 (gr/km): na
Dimensões e pesos
Comprimento/Largura/Altura (mm): 4180/1800/1570
Distância entre eixos (mm): 2600
Peso (kg): 1760
Capacidade da bagageira (l): 332
Pneus (fr/tr): 215/55 R17
Preço da versão base (Euros): 39.105
Preço da versão Ensaiada (Euros): 44.500
Preço da versão base (Euros): 39105€
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