Dacia Duster Eco-G 100 Bi-Fuel Comfort – Ensaio Teste

By on 4 Junho, 2020

Dacia Duster Eco-G 100 Bi-Fuel Comfort

Texto: José Manuel Costa ([email protected])

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Não é uma novidade absoluta, mas a Dacia insiste na oferta de uma gama com alimentação mista a gasolina e gás de petróleo liquefeito. As diferenças são muito poucas, apenas o sistema de alimentação e a utilização do bloco 1.0 litros sobrealimentado com 100 CV. Vale a pena apostar num carro Bi-Fuel que custa 15.450 euros, que gasta gasolina que custa 1.191 euros e GPL a custar 0,539 euros?

Conheça todas as versões e motorizações AQUI.


Mais:

Preço, Estilo, Interior    

Menos:

Performances, Consumos

Exterior

7/10

Pontuação 7/10

Confesso que sempre tive um fraquinho pelo Duster. Mantendo o estilo carregado de charme conferido pelas cavas das rodas musculadas e pela superfície vidrada estreita. A grelha em ninho de abelha, as luzes LED que formam uma assinatura luminosa e novas jantes de 17 polegadas, juntam-se a uma traseira que, perdendo a irreverência musculada, passou a adotar um desenho muito mais elegante. A lateral do carro manteve a ideia de estilo, mas estreitou um pouco a superfície vidrada e as barras de tejadilho estão bem integradas.

Interior

7/10

Pontuação 7/10

Completamente diferente do anterior, o interior do Duster tem painel de instrumentos muito mais agradável à vista, o tabliê tem um desenho mais bonito, o ecrã do sistema de navegação está situado mais acima numa zona de melhor visibilidade e por baixo há uma fila de botões à imagem de um teclado de piano do mais belo efeito. Os comandos do sistema de climatização também são totalmente novos. Tudo com qualidade inesperada, mas não suficiente para se poder dizer que está ao nível de um Captur, por exemplo. Além dos bancos mais envolventes, o interior do Duster destaca uma excelente insonorização.

O resultado de mais material de insonorização, vidros mais grossos e mais algumas medidas tomadas pelos engenheiros da marca, anularam a maior crítica que se fazia ao Duster. Menos interessante é a perda de espaço atrás devido aos bancos maiores e a perda de capacidade na bagageira que passa de 475 para 445 litros. Rebatendo os bancos, a bagageira passa para os 1478 litros, uma redução de 158 litros. Ainda assim, o Dacia Duster tem uma bagageira maior que alguns rivais como o Mini Countryman.

Equipamento

6/10

Pontuação 6/10

O equipamento foi enriquecido com ajudas á condução e ao bem-estar a bordo: câmara de marcha atrás, ar condicionado automático, sistema multimédia compatível com Android Auto e Apple CarPlay, estes agrupados no Media Nav Solution. Para o Duster, junta-se ainda o cartão mãos livres de acesso e arranque, alerta do ângulo morto, regulador e limitador de velocidade e os tapetes da versão Adventure. Um equipamento muito completo.  

Consumos

/10

Pontuação 6/10

Aqui as coisas são mais ou menos risonhas. O motor 1.0 TCe com 100 CV mostra-se curto para o Duster e obriga-nos a mexer muito na caixa, elevando os consumos muito para lá daquilo que a Dacia anuncia. Os 7,9 l/100 km não acontecem e médias perto dos 9 litros acontecem. Já com o GPL, a casa romena exibe como argumento a poupança de 900 euros a cada 20 mil quilómetros. Vamos a contas: em apenas uma centena de quilómetros a poupança é de quatro euros. Ora, se fizer 30 km por dia, mil por mês, chega ao final desse mês com mais de 40 euros no bolso. Isto numa versão a gasolina, pois para um carro a gasóleo, a poupança é de 10 euros. Ou seja, 480 euros a gasolina, 120 euros face a um carro diesel. E hoje, os sistemas de alimentação BiFuel estão muito mais desenvolvidos, há 370 postos de abastecimento em todo o país, o discriminatório dístico azul não é obrigatório e já pode estacionar em qualquer lado. O sistema da Dacia coloca o reservatório de gás no local da roda suplente (esta desaparece em favor de um kit de reparação) e tem um sistema de injeção separado para gasolina e outro para o GPL. Um pequeno botão permite que possa forçar a passagem entre um e outro combustível sem que se note alguma coisa. Com os dois combustíveis, a autonomia é superior a um milhar de quilómetros.

Ao Volante

7/10

Pontuação 7/10

Com uma direção assistida com sistema elétrico, o carro está mais preciso e muda a forma como o Duster é conduzido. A maior confiança é dada pela maior sensibilidade e maior leveza, permitindo maior incisão na colocação em curva. O carro é confortável de conduzir, mas não se entusiasme muito pois o Duster é divertido como SUV, mas não é particularmente entusiasmante de conduzir. A suspensão é suave pelo que o carro é confortável.  

Motor

5/10

Pontuação 5/10

O bloco 1.0 TCe com 100 CV é algo curto e carregado e com a lotação esgotada, há situações onde é complicado manter um ritmo minimamente interessante, agudizando-se isso quando funcionamos com o motor alimentado a GPL. Não se nota a passagem entre uma e outra alimentação, mas é notório o menor fulgor, até porque como referi, o motor não tem pulmão por aí além.  

Balanço Final

6/10

Pontuação 6/10

A questão económica pode pesar na hora da decisão, mas, sinceramente, não gostei muito da utilização deste motor com o GPL. Como disse no início, gosto muito do Duster, mas com outro motor (o TCe de 130 CV, por exemplo) e sem a ajuda do GPL. Se a poupança for, mesmo, decisiva, então a proposta é interessante, mas há na gama Dacia o Sandero, igualmente com GPL. Mas essa é conta de outro rosário que será abordada em outro ensaio AUTO+.

Concorrentes

Não há nenhum modelo a GPL no segmento do Duster.

Ficha Técnica

Motor

Tipo: 3 cilindros em linha, injeção multiponto

Cilindrada (cm3): 999

Diâmetro x Curso (mm): nd

Taxa de Compressão: nd

Potência máxima (CV/rpm): 100/5000

Binário máximo (Nm/rpm): 170/2000

Transmissão: dianteira com caixa manual de 5 velocidades

Direção: Pinhão e cremalheira assistida eletricamente

Suspensão (ft/tr): independente tipo McPherson/eixo de torção

Travões (fr/tr): discos ventilados/tambores

Prestações e consumos

Aceleração 0-100 km/h (s): nd

Velocidade máxima (km/h): 173

Consumos misto (l/100 km): 7,9 (gasolina) – 8,2 (GPL)

Emissões CO2 (gr/km): 144 (gasolina) – 149 (GPL)

Dimensões e pesos

Comprimento/Largura/Altura (mm): 4341/1804/1693

Distância entre eixos (mm): 2674

Largura de vias (fr/tr mm): 1563/1570

Peso (kg): 1327

Capacidade da bagageira (l): 445/1478

Deposito de combustível (l): 50 (gasolina) – 34 (GPL)

Pneus (fr/tr): 215/60 R17

Mais/Menos


Mais

Preço, Estilo, Interior    

Menos

Performances, Consumos

Preços


Preço da versão ensaiada (Euros): 15450€

Preço da versão base (Euros): 15450€

Exterior
Interior
Equipamento
Consumos
Ao volante
Concorrentes
Motor
Balanço final
Ficha técnica

Exterior

Pontuação 7/10

Confesso que sempre tive um fraquinho pelo Duster. Mantendo o estilo carregado de charme conferido pelas cavas das rodas musculadas e pela superfície vidrada estreita. A grelha em ninho de abelha, as luzes LED que formam uma assinatura luminosa e novas jantes de 17 polegadas, juntam-se a uma traseira que, perdendo a irreverência musculada, passou a adotar um desenho muito mais elegante. A lateral do carro manteve a ideia de estilo, mas estreitou um pouco a superfície vidrada e as barras de tejadilho estão bem integradas.

Interior

Pontuação 7/10

Completamente diferente do anterior, o interior do Duster tem painel de instrumentos muito mais agradável à vista, o tabliê tem um desenho mais bonito, o ecrã do sistema de navegação está situado mais acima numa zona de melhor visibilidade e por baixo há uma fila de botões à imagem de um teclado de piano do mais belo efeito. Os comandos do sistema de climatização também são totalmente novos. Tudo com qualidade inesperada, mas não suficiente para se poder dizer que está ao nível de um Captur, por exemplo. Além dos bancos mais envolventes, o interior do Duster destaca uma excelente insonorização.

O resultado de mais material de insonorização, vidros mais grossos e mais algumas medidas tomadas pelos engenheiros da marca, anularam a maior crítica que se fazia ao Duster. Menos interessante é a perda de espaço atrás devido aos bancos maiores e a perda de capacidade na bagageira que passa de 475 para 445 litros. Rebatendo os bancos, a bagageira passa para os 1478 litros, uma redução de 158 litros. Ainda assim, o Dacia Duster tem uma bagageira maior que alguns rivais como o Mini Countryman.

Equipamento

Pontuação 6/10

O equipamento foi enriquecido com ajudas á condução e ao bem-estar a bordo: câmara de marcha atrás, ar condicionado automático, sistema multimédia compatível com Android Auto e Apple CarPlay, estes agrupados no Media Nav Solution. Para o Duster, junta-se ainda o cartão mãos livres de acesso e arranque, alerta do ângulo morto, regulador e limitador de velocidade e os tapetes da versão Adventure. Um equipamento muito completo.  

Consumos

Pontuação 6/10

Aqui as coisas são mais ou menos risonhas. O motor 1.0 TCe com 100 CV mostra-se curto para o Duster e obriga-nos a mexer muito na caixa, elevando os consumos muito para lá daquilo que a Dacia anuncia. Os 7,9 l/100 km não acontecem e médias perto dos 9 litros acontecem. Já com o GPL, a casa romena exibe como argumento a poupança de 900 euros a cada 20 mil quilómetros. Vamos a contas: em apenas uma centena de quilómetros a poupança é de quatro euros. Ora, se fizer 30 km por dia, mil por mês, chega ao final desse mês com mais de 40 euros no bolso. Isto numa versão a gasolina, pois para um carro a gasóleo, a poupança é de 10 euros. Ou seja, 480 euros a gasolina, 120 euros face a um carro diesel. E hoje, os sistemas de alimentação BiFuel estão muito mais desenvolvidos, há 370 postos de abastecimento em todo o país, o discriminatório dístico azul não é obrigatório e já pode estacionar em qualquer lado. O sistema da Dacia coloca o reservatório de gás no local da roda suplente (esta desaparece em favor de um kit de reparação) e tem um sistema de injeção separado para gasolina e outro para o GPL. Um pequeno botão permite que possa forçar a passagem entre um e outro combustível sem que se note alguma coisa. Com os dois combustíveis, a autonomia é superior a um milhar de quilómetros.

Ao volante

Pontuação 7/10

Com uma direção assistida com sistema elétrico, o carro está mais preciso e muda a forma como o Duster é conduzido. A maior confiança é dada pela maior sensibilidade e maior leveza, permitindo maior incisão na colocação em curva. O carro é confortável de conduzir, mas não se entusiasme muito pois o Duster é divertido como SUV, mas não é particularmente entusiasmante de conduzir. A suspensão é suave pelo que o carro é confortável.  

Concorrentes

Não há nenhum modelo a GPL no segmento do Duster.

Motor

Pontuação 5/10

O bloco 1.0 TCe com 100 CV é algo curto e carregado e com a lotação esgotada, há situações onde é complicado manter um ritmo minimamente interessante, agudizando-se isso quando funcionamos com o motor alimentado a GPL. Não se nota a passagem entre uma e outra alimentação, mas é notório o menor fulgor, até porque como referi, o motor não tem pulmão por aí além.  

Balanço final

Pontuação 6/10

A questão económica pode pesar na hora da decisão, mas, sinceramente, não gostei muito da utilização deste motor com o GPL. Como disse no início, gosto muito do Duster, mas com outro motor (o TCe de 130 CV, por exemplo) e sem a ajuda do GPL. Se a poupança for, mesmo, decisiva, então a proposta é interessante, mas há na gama Dacia o Sandero, igualmente com GPL. Mas essa é conta de outro rosário que será abordada em outro ensaio AUTO+.

Mais

Preço, Estilo, Interior    

Menos

Performances, Consumos

Ficha técnica

Motor

Tipo: 3 cilindros em linha, injeção multiponto

Cilindrada (cm3): 999

Diâmetro x Curso (mm): nd

Taxa de Compressão: nd

Potência máxima (CV/rpm): 100/5000

Binário máximo (Nm/rpm): 170/2000

Transmissão: dianteira com caixa manual de 5 velocidades

Direção: Pinhão e cremalheira assistida eletricamente

Suspensão (ft/tr): independente tipo McPherson/eixo de torção

Travões (fr/tr): discos ventilados/tambores

Prestações e consumos

Aceleração 0-100 km/h (s): nd

Velocidade máxima (km/h): 173

Consumos misto (l/100 km): 7,9 (gasolina) – 8,2 (GPL)

Emissões CO2 (gr/km): 144 (gasolina) – 149 (GPL)

Dimensões e pesos

Comprimento/Largura/Altura (mm): 4341/1804/1693

Distância entre eixos (mm): 2674

Largura de vias (fr/tr mm): 1563/1570

Peso (kg): 1327

Capacidade da bagageira (l): 445/1478

Deposito de combustível (l): 50 (gasolina) – 34 (GPL)

Pneus (fr/tr): 215/60 R17

Preço da versão ensaiada (Euros): 15450€
Preço da versão base (Euros): 15450€