Dacia Duster Eco-G 100 Bi-Fuel Comfort – Ensaio Teste
Dacia Duster Eco-G 100 Bi-Fuel Comfort
Texto: José Manuel Costa ([email protected])
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Não é uma novidade absoluta, mas a Dacia insiste na oferta de uma gama com alimentação mista a gasolina e gás de petróleo liquefeito. As diferenças são muito poucas, apenas o sistema de alimentação e a utilização do bloco 1.0 litros sobrealimentado com 100 CV. Vale a pena apostar num carro Bi-Fuel que custa 15.450 euros, que gasta gasolina que custa 1.191 euros e GPL a custar 0,539 euros?
Conheça todas as versões e motorizações AQUI.
Preço, Estilo, Interior
Performances, Consumos
Exterior
Pontuação 7/10
Confesso que sempre tive um fraquinho pelo Duster. Mantendo o estilo carregado de charme conferido pelas cavas das rodas musculadas e pela superfície vidrada estreita. A grelha em ninho de abelha, as luzes LED que formam uma assinatura luminosa e novas jantes de 17 polegadas, juntam-se a uma traseira que, perdendo a irreverência musculada, passou a adotar um desenho muito mais elegante. A lateral do carro manteve a ideia de estilo, mas estreitou um pouco a superfície vidrada e as barras de tejadilho estão bem integradas.
Interior
Pontuação 7/10
Completamente diferente do anterior, o interior do Duster tem painel de instrumentos muito mais agradável à vista, o tabliê tem um desenho mais bonito, o ecrã do sistema de navegação está situado mais acima numa zona de melhor visibilidade e por baixo há uma fila de botões à imagem de um teclado de piano do mais belo efeito. Os comandos do sistema de climatização também são totalmente novos. Tudo com qualidade inesperada, mas não suficiente para se poder dizer que está ao nível de um Captur, por exemplo. Além dos bancos mais envolventes, o interior do Duster destaca uma excelente insonorização.
O resultado de mais material de insonorização, vidros mais grossos e mais algumas medidas tomadas pelos engenheiros da marca, anularam a maior crítica que se fazia ao Duster. Menos interessante é a perda de espaço atrás devido aos bancos maiores e a perda de capacidade na bagageira que passa de 475 para 445 litros. Rebatendo os bancos, a bagageira passa para os 1478 litros, uma redução de 158 litros. Ainda assim, o Dacia Duster tem uma bagageira maior que alguns rivais como o Mini Countryman.
Equipamento
Pontuação 6/10
O equipamento foi enriquecido com ajudas á condução e ao bem-estar a bordo: câmara de marcha atrás, ar condicionado automático, sistema multimédia compatível com Android Auto e Apple CarPlay, estes agrupados no Media Nav Solution. Para o Duster, junta-se ainda o cartão mãos livres de acesso e arranque, alerta do ângulo morto, regulador e limitador de velocidade e os tapetes da versão Adventure. Um equipamento muito completo.
Consumos
Pontuação 6/10
Aqui as coisas são mais ou menos risonhas. O motor 1.0 TCe com 100 CV mostra-se curto para o Duster e obriga-nos a mexer muito na caixa, elevando os consumos muito para lá daquilo que a Dacia anuncia. Os 7,9 l/100 km não acontecem e médias perto dos 9 litros acontecem. Já com o GPL, a casa romena exibe como argumento a poupança de 900 euros a cada 20 mil quilómetros. Vamos a contas: em apenas uma centena de quilómetros a poupança é de quatro euros. Ora, se fizer 30 km por dia, mil por mês, chega ao final desse mês com mais de 40 euros no bolso. Isto numa versão a gasolina, pois para um carro a gasóleo, a poupança é de 10 euros. Ou seja, 480 euros a gasolina, 120 euros face a um carro diesel. E hoje, os sistemas de alimentação BiFuel estão muito mais desenvolvidos, há 370 postos de abastecimento em todo o país, o discriminatório dístico azul não é obrigatório e já pode estacionar em qualquer lado. O sistema da Dacia coloca o reservatório de gás no local da roda suplente (esta desaparece em favor de um kit de reparação) e tem um sistema de injeção separado para gasolina e outro para o GPL. Um pequeno botão permite que possa forçar a passagem entre um e outro combustível sem que se note alguma coisa. Com os dois combustíveis, a autonomia é superior a um milhar de quilómetros.
Ao Volante
Pontuação 7/10
Com uma direção assistida com sistema elétrico, o carro está mais preciso e muda a forma como o Duster é conduzido. A maior confiança é dada pela maior sensibilidade e maior leveza, permitindo maior incisão na colocação em curva. O carro é confortável de conduzir, mas não se entusiasme muito pois o Duster é divertido como SUV, mas não é particularmente entusiasmante de conduzir. A suspensão é suave pelo que o carro é confortável.
Motor
Pontuação 5/10
O bloco 1.0 TCe com 100 CV é algo curto e carregado e com a lotação esgotada, há situações onde é complicado manter um ritmo minimamente interessante, agudizando-se isso quando funcionamos com o motor alimentado a GPL. Não se nota a passagem entre uma e outra alimentação, mas é notório o menor fulgor, até porque como referi, o motor não tem pulmão por aí além.
Balanço Final
Pontuação 6/10
A questão económica pode pesar na hora da decisão, mas, sinceramente, não gostei muito da utilização deste motor com o GPL. Como disse no início, gosto muito do Duster, mas com outro motor (o TCe de 130 CV, por exemplo) e sem a ajuda do GPL. Se a poupança for, mesmo, decisiva, então a proposta é interessante, mas há na gama Dacia o Sandero, igualmente com GPL. Mas essa é conta de outro rosário que será abordada em outro ensaio AUTO+.
Concorrentes
Não há nenhum modelo a GPL no segmento do Duster.
Ficha Técnica
Motor
Tipo: 3 cilindros em linha, injeção multiponto
Cilindrada (cm3): 999
Diâmetro x Curso (mm): nd
Taxa de Compressão: nd
Potência máxima (CV/rpm): 100/5000
Binário máximo (Nm/rpm): 170/2000
Transmissão: dianteira com caixa manual de 5 velocidades
Direção: Pinhão e cremalheira assistida eletricamente
Suspensão (ft/tr): independente tipo McPherson/eixo de torção
Travões (fr/tr): discos ventilados/tambores
Prestações e consumos
Aceleração 0-100 km/h (s): nd
Velocidade máxima (km/h): 173
Consumos misto (l/100 km): 7,9 (gasolina) – 8,2 (GPL)
Emissões CO2 (gr/km): 144 (gasolina) – 149 (GPL)
Dimensões e pesos
Comprimento/Largura/Altura (mm): 4341/1804/1693
Distância entre eixos (mm): 2674
Largura de vias (fr/tr mm): 1563/1570
Peso (kg): 1327
Capacidade da bagageira (l): 445/1478
Deposito de combustível (l): 50 (gasolina) – 34 (GPL)
Pneus (fr/tr): 215/60 R17
Mais/Menos
Mais
Preço, Estilo, Interior
Menos
Performances, Consumos
Preços
Preço da versão ensaiada (Euros): 15450€
Preço da versão base (Euros): 15450€
Exterior
Pontuação 7/10
Confesso que sempre tive um fraquinho pelo Duster. Mantendo o estilo carregado de charme conferido pelas cavas das rodas musculadas e pela superfície vidrada estreita. A grelha em ninho de abelha, as luzes LED que formam uma assinatura luminosa e novas jantes de 17 polegadas, juntam-se a uma traseira que, perdendo a irreverência musculada, passou a adotar um desenho muito mais elegante. A lateral do carro manteve a ideia de estilo, mas estreitou um pouco a superfície vidrada e as barras de tejadilho estão bem integradas.
Interior
Pontuação 7/10
Completamente diferente do anterior, o interior do Duster tem painel de instrumentos muito mais agradável à vista, o tabliê tem um desenho mais bonito, o ecrã do sistema de navegação está situado mais acima numa zona de melhor visibilidade e por baixo há uma fila de botões à imagem de um teclado de piano do mais belo efeito. Os comandos do sistema de climatização também são totalmente novos. Tudo com qualidade inesperada, mas não suficiente para se poder dizer que está ao nível de um Captur, por exemplo. Além dos bancos mais envolventes, o interior do Duster destaca uma excelente insonorização.
O resultado de mais material de insonorização, vidros mais grossos e mais algumas medidas tomadas pelos engenheiros da marca, anularam a maior crítica que se fazia ao Duster. Menos interessante é a perda de espaço atrás devido aos bancos maiores e a perda de capacidade na bagageira que passa de 475 para 445 litros. Rebatendo os bancos, a bagageira passa para os 1478 litros, uma redução de 158 litros. Ainda assim, o Dacia Duster tem uma bagageira maior que alguns rivais como o Mini Countryman.
Equipamento
Pontuação 6/10
O equipamento foi enriquecido com ajudas á condução e ao bem-estar a bordo: câmara de marcha atrás, ar condicionado automático, sistema multimédia compatível com Android Auto e Apple CarPlay, estes agrupados no Media Nav Solution. Para o Duster, junta-se ainda o cartão mãos livres de acesso e arranque, alerta do ângulo morto, regulador e limitador de velocidade e os tapetes da versão Adventure. Um equipamento muito completo.
Consumos
Pontuação 6/10
Aqui as coisas são mais ou menos risonhas. O motor 1.0 TCe com 100 CV mostra-se curto para o Duster e obriga-nos a mexer muito na caixa, elevando os consumos muito para lá daquilo que a Dacia anuncia. Os 7,9 l/100 km não acontecem e médias perto dos 9 litros acontecem. Já com o GPL, a casa romena exibe como argumento a poupança de 900 euros a cada 20 mil quilómetros. Vamos a contas: em apenas uma centena de quilómetros a poupança é de quatro euros. Ora, se fizer 30 km por dia, mil por mês, chega ao final desse mês com mais de 40 euros no bolso. Isto numa versão a gasolina, pois para um carro a gasóleo, a poupança é de 10 euros. Ou seja, 480 euros a gasolina, 120 euros face a um carro diesel. E hoje, os sistemas de alimentação BiFuel estão muito mais desenvolvidos, há 370 postos de abastecimento em todo o país, o discriminatório dístico azul não é obrigatório e já pode estacionar em qualquer lado. O sistema da Dacia coloca o reservatório de gás no local da roda suplente (esta desaparece em favor de um kit de reparação) e tem um sistema de injeção separado para gasolina e outro para o GPL. Um pequeno botão permite que possa forçar a passagem entre um e outro combustível sem que se note alguma coisa. Com os dois combustíveis, a autonomia é superior a um milhar de quilómetros.
Ao volante
Pontuação 7/10
Com uma direção assistida com sistema elétrico, o carro está mais preciso e muda a forma como o Duster é conduzido. A maior confiança é dada pela maior sensibilidade e maior leveza, permitindo maior incisão na colocação em curva. O carro é confortável de conduzir, mas não se entusiasme muito pois o Duster é divertido como SUV, mas não é particularmente entusiasmante de conduzir. A suspensão é suave pelo que o carro é confortável.
Concorrentes
Não há nenhum modelo a GPL no segmento do Duster.
Motor
Pontuação 5/10
O bloco 1.0 TCe com 100 CV é algo curto e carregado e com a lotação esgotada, há situações onde é complicado manter um ritmo minimamente interessante, agudizando-se isso quando funcionamos com o motor alimentado a GPL. Não se nota a passagem entre uma e outra alimentação, mas é notório o menor fulgor, até porque como referi, o motor não tem pulmão por aí além.
Balanço final
Pontuação 6/10
A questão económica pode pesar na hora da decisão, mas, sinceramente, não gostei muito da utilização deste motor com o GPL. Como disse no início, gosto muito do Duster, mas com outro motor (o TCe de 130 CV, por exemplo) e sem a ajuda do GPL. Se a poupança for, mesmo, decisiva, então a proposta é interessante, mas há na gama Dacia o Sandero, igualmente com GPL. Mas essa é conta de outro rosário que será abordada em outro ensaio AUTO+.
Preço, Estilo, Interior
MenosPerformances, Consumos
Ficha técnica
Motor
Tipo: 3 cilindros em linha, injeção multiponto
Cilindrada (cm3): 999
Diâmetro x Curso (mm): nd
Taxa de Compressão: nd
Potência máxima (CV/rpm): 100/5000
Binário máximo (Nm/rpm): 170/2000
Transmissão: dianteira com caixa manual de 5 velocidades
Direção: Pinhão e cremalheira assistida eletricamente
Suspensão (ft/tr): independente tipo McPherson/eixo de torção
Travões (fr/tr): discos ventilados/tambores
Prestações e consumos
Aceleração 0-100 km/h (s): nd
Velocidade máxima (km/h): 173
Consumos misto (l/100 km): 7,9 (gasolina) – 8,2 (GPL)
Emissões CO2 (gr/km): 144 (gasolina) – 149 (GPL)
Dimensões e pesos
Comprimento/Largura/Altura (mm): 4341/1804/1693
Distância entre eixos (mm): 2674
Largura de vias (fr/tr mm): 1563/1570
Peso (kg): 1327
Capacidade da bagageira (l): 445/1478
Deposito de combustível (l): 50 (gasolina) – 34 (GPL)
Pneus (fr/tr): 215/60 R17
Preço da versão base (Euros): 15450€
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