Aqui está o musculado Toyota Yaris GR… mas para o mercado japonês!
Por enquanto, no Velho Continente só podemos encomendar o Yaris GR, no Japão, vão começar as vendas já em setembro.
No país do Sol Nascente, o Yaris GR estará disponível em três versões: RZ, RC e RS. Este último é o tal que será exclusivo do mercado nipónico. E as diferenças são muitas!
Assim, no lugar do motor 1.6 litros sobrealimentado com três cilindros e 268 CV, está um motor 1.5 litros atmosférico vindo do Yaris “normal” que debita 120 CV e 148 Nm de binário. O quê?!
Sim, um Yaris GR com 120 CV, caixa CVT Direct Shift (vá lá, tem um modo manual sequencial com 10 velocidades!!) e tem tração apenas às rodas dianteiras! Ora, razões para este carro tão “descafeinado”?
Diz a Toyota que o RS oferece a mesma emoção do Yaris GR, mas de uma forma mais calma e acessível, reclamando para a caixa CVT feita pela Toyota, um experiência de carro com caixa manual devido às patilhas no volante e do modo manual sequencial.
E pronto, assim temos um Yaris GR igualzinho aos outros, mas sem tração integral, sem o motor turbo e a caixa manual. Mas manteve as suspensões, travões e a carroçaria. Ah!, é melhor que o Yaris GR no que toca ao peso, pois é 150 kgs mais leve. Pudera!
Quanto aos modelos RZ e RC, o primeiro é igual ao que será vendido no Velho Continente, enquanto o segundo é outro exclusivo do mercado japonês. É uma versão mais focada na competição, mantendo. mesmo motor, a tração integral, a caixa manual de seis velocidades. Despoja-se de tudo o que é equipamento não necessário para a competição, como o sistema de info entretenimento e alguns elementos de insonorização. O ganho é assinalável (menos 30 kgs), o que melhora ligeiramente a performance.
Os clientes japoneses podem desde já encomendar o carro, existindo duas “First Edition”, uma para o RZ e outra para o RC. Estes modelos destacam a pintura preto mate nos elementos aerodinâmicos – como podem ver nos vídeos, infelizmente, em japonês – e várias opções para o tejadilho, enquanto que Morizo (o alter ego da competição do patrão da Toyota, Akyo Toyoda) deixa a sua assinatura na base do para brisas. Recordar que a Toyota já recebeu 6 mil encomendas no Japão e na Europa para o Yaris GR.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários