Sabe o que fazer para descobrir que há um pneu com furo lento?
Ignorar um furo lento pode ser perigoso e custar-lhe uma pipa de massa e por isso o AUTOMAIS deixa-lhe aqui algumas dicas para o descobrir e reparar.
Ora então como é que se descobre que há um furo lento? É seguro apenas colocar ar regularmente e seguir viagem ou é melhor parar?
Em primeiro lugar, nunca se esqueça que os pneus são o elemento mais vital na sua segurança ao volante. São o único ponto de contacto com a estrada e são eles que o mantém dentro do alcatrão. Portanto, não poupe na compra dos pneus, verá que terá menos problemas e sentir-se-á muito mais seguro.
Mas, ninguém está livre de um furo, ou pior, um furo lento. E o que é um furo lento? É quando um pneu é agredido por um elemento estranho que provoca uma pequena lesão que não chega para esvaziar o pneu de uma só vez, ou porque esse elemento ficou agarrado ao pneu e deixa escapar um pouco de ar pelo buraco que fez.
Habitualmente, um furo lento deixa o pneu ligeiramente deformado na zona de contacto que se vai agravando com o passar do tempo. Dependendo do tamanho da lesão, pode levar mais ou menos tempo a esvaziar. O problema é que não há o hábito de antes de iniciar um qualquer trajeto, verificarmos os pneus.
Muitas vezes entramos á pressa e arrancamos sem pensar nos pneus. Mas pode lá estar um furo lento que pode estar a danificar a parede lateral. Por isso, não custa nada dar uma volta pelo carro e examinar se há um pneu menos cheio que os outros. Se isso se verificar, com a mão, verifique se á pregos, parafusos ou alguma coisa presa na banda de rolamento ou se há algum pequeno golpe na parede lateral do pneu.
Caso exista alguma coisa presa ao pneu terá de decidir: vou buscar um alicate e retiro o parafuso, prego ou o que seja, ou vou até a uma loja de pneus? Muitas vezes retirar a peça que agrediu a faixa de rolamento pode esvaziar na totalidade o pneu e terá de o trocar. Mas pelo menos, não estraga mais o pneu e dá-lhe a oportunidade de ir até a uma loja de pneus que reparará, facilmente, o furo com um tacão.
Enfim, deverá antes de iniciar o seu percurso, verificar os pneus – não vale o celebre pontapé nas laterais… não serve de nada – e se tiver um deles menos cheio, investigue o que se passa segundo as dicas que lhe demos acima. Depois pode fazer uma de duas coisas: ou substitui o pneu para não o degradar ou se tiver pressão suficiente levá-lo até à oficina de pneus. Ignorar, simplesmente, um furo lento, pode sair-lhe caro, no mínimo, a compra de um pneu novo, quando uma simples reparação pode manter o pneu a funcionar sem problemas.
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