Jeep Wrangler capota duas vezes num teste de embate feito nos EUA!
O “Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) efetuou um “cresh test” ao Jeep Wrangler e o resultado foi inédito!
Pela primeira vez na história da IIHS, um carro ao fazer o teste de embate descentrado… capotou. E não foi apenas uma vez, foram duas! Um resultado absolutamente inédito para a IIHS.
Como se pode ver em um dos vídeos que publicamos, o Jeep Wrangler atirado contra uma barreira desfasada da frente do carro, embate nela e… capota, depois da frente se desintegrar com a roda a ficar debaixo do carro. Se este comportamento do pneu e da suspensão é o correto, capotar já não é nada bom.
Não foi a primeira vez que isto sucedeu, pois, a IIHS (uma associação de segurança rodoviária financiada pelas seguradoras) sabe que o Jeep Wrangler foi testado em três ocasiões diferentes, uma pela própria Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e duas por um organismo estatal. Nos testes conduzidos por este organismo de pesquisa automóvel, o Wrangler capotou.
Apesar deste problema grave, o resto do carro funcionou de forma satisfatória e o Jeep Wrangler não saiu dos testes da IIHS com a pior nota jamais dada pela associação, longe disso. Como foi explicado, o SUV da FCA “comportou-se bem e o espaço do condutor ficou preservado de forma competente.” Porém, capotar adiciona riscos de mais ferimentos, referindo que “um veículo capotar lateralmente não é aceitável como desfecho de um embate frontal e como tal, decidimos colocar a nota final num patamar de suficiente menos.”
Curiosamente, a IIHS tinha dado uma boa nota ao renovado Wrangler, depois de reverem a documentação com as alterações introduzidas e de receberem um vídeo da FCA onde o carro não capota. Mas “a pulga ficou atrás da orelha” e a IIHS decidiu testar o Wrangler com o resultado que se vê.
Claro que a FCA contestou o desfecho, colocando em causa a forma como o carro foi atirado contra a barreira. A IIHS aceitou a contestação e realizou segundo teste, utilizando o método preconizado pela FCA. Nada mudou e o Wrangler voltou a capotar. O debate sobre a forma de atirar o carro contra um obstáculo descentrado continua, mas a IIHS deixa claro que o Jeep Wrangler recebeu boas notas nos embates laterais, frontais e na retenção dos ocupantes.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários