Skoda Enyak está quase pronto e vai oferecer 500 quilómetros de autonomia
A marca checa divulgou alguns detalhes, fotos e um vídeo sobre o novo Enyak, o modelo 100% elétrico da Skoda.
O carro chama-se Enyak iV, utiliza a plataforma MEB do grupo Volkswagen e é um SIV compacto que terá escolha entre tração traseira ou integral, três tamanhos de bateria e cinco variantes de potência e opção por carregamento rápido.
O modelo de base será o Enyak iV 50 com uma bateria de 55 kWh, um motor elétrico montado no eixo traseiro com 148 CV e uma autonomia de 340 km. Segue-se o Enyak iV 60 com bateria de 62 kWh, um motor elétrico de 180 CV e uma autonomia de 390 km. Depois temos o Enyak iV 80, desta feita cm um motor de 204 CV, uma bateria de 82 kWh e autonomia de 500 km. Todos estes são modelos de tração traseira, surgindo depois duas propostas com tração integral, que têm um segundo motor elétrico montado no eixo dianteiro. O Enyak iV 80X tem 265 CV, uma bateria de 82 kWh e 460 km de autonomia, enquanto o topo de gama será o Enyak iV RS, com 306 CV, a mesma bateria de 82 kWh e uma autonomia de 460 km, tendo como performance 0-100 km/h em 6,2 segundos e 180 km/h de velocidade máxima.
O Enyak poderá ser equipado com um carregador de 125 kWh que permitirá recuperar 80% da autonomia em apenas 40 minutos.
A casa checa diz que o Enyak iV oferece as mesmas características dos Skoda convencionais, ou seja, generosa habitabilidade, estilo emotivo e uma condução sustentável, mas divertida. O modelo te uma volumetria semelhante à do Kodiaq: tem 4685 mm de comprimento, 1877 mm de largura e uma distância entre eixos de 2765 mm, com uma altura de 1618 mm, menor que a do Kodiaq. A bagageira tem 585 litros de capacidade.
Não há fotos do interior, mas a Skoda fala de um ecrã na consola central com 13 polegadas (!), um “head up display” opcional com realidade aumentada e ligação permanente á internet. O Enyak será produzido na fábrica de Mlada Boleslav, tornando a plataforma MEB internacional ao ser produzida fora da Alemanha.
Sobre o novo modelo, Bernhard Maier, o CEO da skoda, referiu que “o Enyak iV marca o começo de uma nova era para a SKoda. Vamos tornar a mobilidade elétrica ‘simply clever’ pela forma como organizámos a oferta do Enyak.”
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários