Sabe quais são os principais fatores que os consumidores avaliam antes de comprar um carro?
Ao comprar carro, encontramos
uma infinidade de razões e questões que norteiam nossa decisão de compra. No
entanto, essas variáveis continuam
a mudar e a evoluir com o passar do tempo. O mercado automóvel acompanha de
perto as tendências e preferências predominantes dos compradores. Servem muitas
vezes estas tendências como diretrizes para o desenvolvimento de carros
futuros. Como vendedor de carros usados, é sempre útil consultar a sabedoria
coletiva de possíveis compradores antes de tomar qualquer decisão. Neste
artigo, apontamos os principais fatores que mais influenciam os compradores no
momento da compra.
Confiança
Este é considerado o fator mais importante pelos compradores de carros usados antes de tomar decisões de compra. Esta segurança transmite-se não só na forma como a negociação decorre, mas também no cumprimento das expectativas do comprador. Quando vemos um anúncio online é importante que esteja em conformidade com o estado real do carro.
Consumo de combustível
O preço dos combustíveis é muito volátil de dia para dia. Por isso, na hora de escolher um carro, esta decisão pesa bastante. Por exemplo, para carros mais recentes, é necessária uma melhor qualidade do combustível, como a gasolina “Super”. Há quem, apesar disso, prefira modelos a diesel. Nesse caso é bom relembrar que a manutenção preventiva é mais cara.
Segurança
Segundo um estudo da Weve Auto motive, a segurança é um dos fatores preponderantes no momento da compra. Um carro seguro, que proteja quem o conduz e os passageiros é uma prioridade. Ao comprar um carro usado, os interessados olham para a proteção antichoques, capacidade de reação e segurança em curvas. Por exemplo, no caso da proteção antichoques há carros que têm funções como absorção de impacto. Quando falamos na capacidade de reação falamos do sistema de travagem como o ABS que impedem o bloqueio dos travões. Em curvas, convém que o carro tenha sistemas de tração que garantam a estabilidade do veículo nas viragens bruscas.
Preço
É talvez um dos fatores que nos vem à cabeça de imediato quando pensamos em comprar carro. Aqui, comprar um carro usado faz todo o sentido se a ideia for poupar. Há muitos modelos de carros, com pouca usabilidade, a preços convidativos. Pode procurar e comparar preços em plataformas online ou leilões digitais como a Adesa.
Marca e Modelo
Um fator unânime para quem vai
comprar carro. Apesar das questões como o conforto, a segurança e o preço serem
fulcrais, na marca é importantíssima para o comprador. Aliado à marca está o
status, a qualidade e durabilidade do veículo. É por isso que quem vai comprar
um carro usado prefere marcas reconhecidas, com garantia de qualidade. Este fator
aliado ao branding automóvel interfere também com o preço de revenda do mesmo.
Isto acontece sobretudo em marcas que alteram frequentemente o design dos
modelos: implica que o preço de revenda será menor. Já as marcam que mantêm os
seus modelos e os tornam clássicos, são mais valorizadas em termos de preço. O
modelo, na hora da decisão, é tido em conta consoante a usabilidade que lhe
será dada. Se é um carro para circular na cidade ou em viagem, um carro de
família ou individual, etc. Aqui entram aspetos como o espaço do carro e o tipo
de condução que proporcionam.
Estado de conservação
Este fator refere-se
exclusivamente ao momento de decisão na compra de carros usados. Obviamente os
compradores irão verificar ao pormenor o estado do motor, a carroçaria, a
pintura e o interior. No interior à especial atenção ao desgaste dos estofos, em
tecido ou couro, ou à descoloração dos plásticos.
Outros fatores
Além destes fatores
principais, existem outros que influenciam a compra de carros usados. Um deles
é a opinião não só de familiares e/ou amigos, mas também a de utilizadores de
concessionários online. Nunca como hoje em dia se deu tanto valor à opinião de
outros compradores por termos fácil acesso à mesma. Outro fator que também tem
influência subliminar no momento da compra ou escolha são as celebridades
associadas às marcas. Isto acontece diretamente em anúncios ou através de
product placement em séries ou filmes.
Agora que já sabe como os
consumidores escolhem o carro que vão comprar, passe na Adesa e veja os leilões
online de carros usados para profissionais.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários