Renault tenta CEO da Alstom para ocupar o lugar de “patrão” da marca francesa
Chama-se Henri Poupart-Lafarge, é o CEO da Alstom e a Renaut colocou-o na lista de candidatos a CEO, tendo para isso já iniciado contactos, refere uma televisão francesa.
E segundo a BFM Business, canal de televisão dedicado á economia, Poupart-Lafarge poderá, mesmo, ganhar a “guerra” face a Luca di Meo, CEO da Seat e a Patrick Koller, o CEO da Faurecia, ligada ao PSA Group.
Todos os observadores acreditavam que seria Luca di Meo, o italiano que começou a sua carreira, exatamente, na Renault, antes de seguir para a Toyota, Fiat e grupo VW, quem estava no topo das preferências. Isto porque é o preferido de Jean-Dominque Senard, o presidente da casa francesa. Porém, o acionista Estado, que detém 15% da Renault, prefere Koller, da Faurecia.
A junção de Henri Poupart-Lafarge veio alterar a correlação de forças. O francês está a fazer um excelente trabalho na empresa de infraestruturas de transporte e a administração não quer que ele saia. Exatamente o mesmo que se passa com Luca di Meo, que a Seat não quer perder, depois do excelente trabalho que tem feito à frente da casa espanhola.
Por outro lado, o estado atual das coisas na Renault não torna o lugar apelativo, embora para Lafarge seja um excelente desafio já que a Renault é muito maior que a Alstom. Resta saber se Clotilde Delbos, CEO interina e que esteve apontada à administração da Alstom, fará o trajeto inverso ao de Lafarge. Que, porém, tem um contra significativo: nunca trabalhou na industria automóvel.
Patrick Koller será um dos maiores interessados em assumir o cargo na Renault, pois é um franco-germano com conhecimento do mercado e já sabe que a Faurecia vai ser algo de um “spin off” no âmbito da fusão entre a PSA e a FCA. Portanto, o cargo de CEO da Renault seria ouro sobre azul.
A Renault está desde outubro na busca de um CEO para o lugar da interina Clotilde Delbos que, entretanto, apresentou a candidatura ao lugar em definitivo. Haverá uma reunião da administração da marca esta semana e uma decisão terá de ser tomada.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários