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Lexus revela protótipo LF-30 no Salão de Tóquio

By on 24 Outubro, 2019

Protótipo dramático nas formas, irá influenciar o estilo dos modelos elétricos da Lexus a partir de 2030.

O LF-30 (LF de Lexus Future e 30 por ser um carro que oferece uma visçao para lá de 2030) é um protótipo elétrico que foi revelado no Salão de Tóquio, mostra como serão os modelos elétricos da Lexus a partir de 2030 no que toca ao estilo e ao interior, com a chegada da condução autónoma e outras tecnologias que estão a ser desenvolvidas e que podem surgir num prazo mais curto.

Puramente protótipo, este impressionante Lexus não é antevisão de nenhum modelo específico para o futuro. Mostra apenas linhas gerais sobre o que será o estilo da casa japonesa a partir de 2030. As portas com dobradiças colocadas no tejadilho – uma porta única de cada lado – e uma traseira muito curta e metida para dentro, são características de um carro que tem por base uma nova plataforma que irá ser o ponto de partida de todos os Lexus e Toyota elétricos a partir de 2022.

Segundo referiu Takashi Watanabe, o patrão do departamento de projetos eletrificados da Lexus, “este protótipo não está diretamente ligado a um produto específico, mas simboliza de forma perfeita a visão da Lexus sobre os veículos elétricos. Estes veículos abrem uma porta larga de oportunidades para muitas mudanças, desde dimensões, proporções e a forma como tudo é feito. Acreditamos que a eletrificação irá mudar a definição do luxo aplicado ao automóvel do futuro. Esta é a nossa visão disso mesmo!”

Porém, Watanabe confessou que o LF-30 tem evidente potencial para ser produzido. O engenheiro japonês fez questão de salientar que a volumetria do carro é compatível com o que hoje em dia é feito, tendo chamado à atenção para a ficha técnica do carro. Olhando para ela, descobrimos que o carro tem 5090 mm de comprimento, 1600 mm de altura, uma distância entre eixos de 3200 mm com 1995 de largura. O peso é de 2400 kgs. Contas feitas, um Range Rover é mais comprido (11 cm) e mais alto (23,5 cm) e um Jaguar i-Pace tem a mesma largura e é marginalmente mais leve. Ou seja, cai certinho no coração dos SUV. O LF-30 tem uma bateria de estado sólido (não tem gel ou líquidos) com 110 kWh que pode ser recarregada a 150 kW e oferece uma autonomia de 500 quilómetros. Mais indicadores que deixam claro que o LF-30 é perfeitamente realizável. Com a particularidade de oferecer esta bateria inovadora.

Cada roda tem um motor elétrico, conceito que o engenheiro da Toyota também confessou estar a ser explorado para uma utilização a medio prazo, devido às vantagens que oferece em termos de comportamento. Porém, a capacidade de oferecer binário imediato em cada roda, confessou o simpático Watanabe “está para lá das possibilidades dos carros atuais.” 

O sistema chama-se “Advanced Posture Control” e a Lexus compara a agilidade potencial do conceito com uma figura da selva, o leopardo. Seja como for, o LF-30, reclama a Lexus, tem 540 CV nos quatro motores e um binário de 700 Nm, sendo capaz de chegar aos 100 km/h em 3,8 segundos.

A ausência de uma porta para a ficha de recarregamento significa que a Lexus está a investir no carregamento por indução, uma tecnologia que seria ideal para um modelo de segmento de luxo. Mas a Lexus sabe que “dificilmente teremos a tecnologia pronta para usar no nosso primeiro elétrico de produção em série com esta plataforma” confessou Watanabe. Mas “o carregamento sem o uso de cabos é algo que queremos acelerar o desenvolvimento.”

O interior do LF-30 é futurista e está, claramente, apontado à condução autónoma, com um volante retrátil e comandos feitos através de painéis táteis ou então através de gestos. No tejadilho estão ecrãs para os passageiros usarem o sistema de info entretenimento. Um toque futurista: o LF-30 tem um ponto de ancoragem para que um drone possa carregar e descarregar carga.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)