Ford insiste nos monovolumes e renova S-Max e Galaxy
Lembram aquela anedota do tipo que escuta no rádio “atenção que vai um doido em contramão” e logo diz “um?! Bolas são muitos mais!!!” A Ford parece estar na mesma.
Os adversários vão desaparecendo, dizimados pelos SUV e crossover, e a Ford também já cedeu e até oferece o Puma, ex-coupé desportivo de bolso, travestido hoje em crossover. Mas como bons americanos, não abandonam a arena sem dar luta e por isso mesmo, depois de acabarem com o B-Max e C-Max, os homens da Ford insistem no S.-Max e no Galaxy. De tal forma que lhe ofereceram pequena renovação para 2020.
As vendas de ambos os modelos têm vindo a cair de forma expressiva, com o S-Max a vender 34 778 unidades em 2017, perdendo mais de 11 mil unidades em 2018 (23 737) e nos primeiros oito meses de 2019 vendeu 16 267 unidades. Já o Galaxy está mais abaixo e se em 2017 as vendas foram de 15.005 unidades, em 2018 ficaram em 11 688 carros. Recuperou duas mil unidades em 2019 e a Ford já comercializou 10 077 unidades.
Talvez entusiasmada por estas cifras, a Ford decidiu prolongar-lhes a vida e oferecer-lhes uma ligeira renovação. A segunda geração do S-Max tinha sido lançada no final de 2014, a terceira geração do Galaxy surgiu no início de 2015, o primeiro tem 4,80 metros, o segundo mais cinco centímetros, e nada vai mudar nesse particular. E as mudanças são mesmo muito poucas. Os para choques são novos e pouco diferem dos anteriores. As grelhas são diferentes consoante a versão e há novas jantes de 19 polegadas. As novidades em termos de tecnologia são maiores com o Ford Pass Connect, a aplicação FordPass e o sistema de info entretenimento foi reforçado, com a tecnologia da Here Technologies, o que permite que o condutor saiba de obstáculos que ainda não são visíveis.
Debaixo do capô temos, apenas, uma opção diesel com o bloco de 2.0 litros com três níveis de potência: 150, 190 e 240 CV para a versão biturbo. O menos potente terá caixa manual de seis velocidades, os outros só estão disponíveis com caixa automática de 8 velocidades.
0 comentários