Jaguar Land Rover acredita que SUV grandes elétricos não fazem sentido
Pode parecer estranho que a Jaguar Land Rover (JLR) empenhadíssima em tornar a Jaguar numa marca elétrica, venha dizer que SUV grandes elétricos não fazem sentido.
A Jaguar já oferece o i-Pace totalmente elétrico e está a desenvolver o novo XJ com motorização elétrica, mas se olharmos para a Land Rover, não há nenhum modelo elétrico, apenas híbridos. E não há nenhuma indicação que isso vá mudar brevemente.
Nick Rogers, patrão do departamento de engenharia da JLR, em declarações à Automotive News Europe, referiu que “quanto maior o veículo, maior o desafio aerodinâmico. Se não formos cautelosos, acabamos com baterias tão grandes e automóveis tão pesados que se formos tentar andar depressa na autoestrada que a autonomia desaparece rapidamente.”
Uma linha de raciocínio interessante, mas que, pelo visto, não impede que outros construtores continuem a correr sem obstáculos para a mobilidade elétrica mesmo em modelos de generosas dimensões. Por outro lado, o responsável da JLR, ao pensar que a mobilidade elétrica não é a ideal para SUV grandes, deixa claro que a pilha de combustível “é algo para a qual temos de olhar.” Mesmo que o hidrogénio continue a colocar muitos problemas, como a falta de infra estruturas de abastecimento e as emissões criadas pela produção de hidrogénio.
No olhar de Nick Rogers, a pilha de combustível é “fantástica” e que os tempos de reabastecimento são muito parecidos com o atestar de um carro a gasolina ou gasóleo. O responsável pela engenharia da JLR não disse se esse seria o caminho a seguir, mas sabe-se que nos primeiros meses de 2019, a JLR nomeou um novo responsável pelo departamento de engenharia ligado à pilha de combustível e hidrogénio.
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