Novo Toyota C-HR PHEV: As novidades por dentro e por fora
CUPRA: Quatro anos de crescimento em Portugal, com novidades a chegar

Salão de Tóquio: a antevisão do certame oriental (atualização)

By on 1 Outubro, 2019

Realizado a cada dois anos, o Salão de Tóquio é uma espécie de montra da indústria automóvel nipónica. 2019 é ano de Tóquio e o AUTOMAIS vai lá estar para lhe contar tudo.

O Salão de Tóquio é dominado pelas marcas japonesas, sem que os europeus, americanos ou os coreanos tentem, sequer, intrometer-se. A não ser que tenham realmente algo de novo e importante para o mercado asiático para mostrar. O Salão de Tóquio vai abrir portas no dia 24 de outubro e destacará, sem surpresas, a eletrificação com a maioria dos modelos de produção e os protótipos que vão aparecer em Tóquio a serem eletrificados. Seja com versões híbridas ou totalmente eletrificadas. Aqui ficam alguns dos carros que vão estar no Salão de Tóquio.

Honda Jazz

O novo Jazz será revelado como Fit, a versão japonesa, mas destacará a versão híbrida que será a única à venda na Europa. A unidade híbrida utilizará o sistema i-MMD do CR-V. O carro estará à venda em 2020.

Lexus Electric

O protótipo que a marca de luxo da Toyota vai apresentar marca a entrada da Lexus na mobilidade elétrica. O carro será um citadino com uma generosa altura e muito espaço interior. Será apenas um protótipo que não terá versão de produção, mas mostrará muita coisa nova que a Lexus vai introduzir em termos de estilo, de arrumação interior e de info entretenimento, com o protótipo a mostrar um interior com dois ecrãs de generosas dimensões de cada lado do volante.

Mazda Electric

O Salão de Tóquio será o palco para a revelação do primeiro modelo elétrico da Mazda, com a particularidade de oferecer uma versão com extensor de autonomia com a utilização de um motor Wankel. O carro será um SUV, terá uma bateria de 35,5 kWh e a tal opção de extensor de autonomia.

Mitsubishi Plug In Concept

A casa japonesa parte da Aliança Renault Nissan Mitsubishi, vai apresentar um protótipo daquilo que será o próximo sistema híbrido Plug In da Mitsubishi. Mais leve, mais pequeno e eficaz que o atual sistema, não há mais nenhuma informação. O protótipo não terá produção em série, o sistema híbrido Plug In vai estar à venda nos próximos anos.

Nissan

Serão 14 os modelos que a Nissan terá em exposição, com destaque para o IMk, modelo que abordamos em peça separada. O espaço da casa japonesa mostrará este protótipo, um novo modelo zero emissões, o Nissan Leaf e+, o Skyline com a segunda geração do ProPilot e, também, o Serena e-Power.

O Serena é um pequeno comercial que além de adotar o sistema ProPilot de condução autónoma, utiliza o sistema e-Power, mecânica que ganhou o título de “Technology od the Year 2019” para o Automotive Researchers and Journalists Conference of Japan (RJC). O Skyline tem sido montra tecnológica para a Nissan, pelo que no Salão de Tóquio, o novo Skyline Hybrid vai estrear a segunda geração do sistema ProPilot, o primeiro sistema de ajuda à condução que combina sistema de navegação e capacidade de condução sem assistência do condutor. O ProPilot 2.0 está desenhado para funcionar com o sistema de navegação, mantendo o carro dentro da rota pré-definida. O sistema funciona sem ajuda do condutor, mas requer a presença do mesmo e a sua constante vigilância.

O Nissan Leaf e+ não é novidade, pois foi lançado no início do ano, com capacidade da bateria reforçada oferecendo mais 40% de autonomia, até 458 km. Já o Nissan GT-R vai aparecer na versão 50º Aniversário e a variante Nismo. A primeira tem atualizações em termos de exterior e um interior exclusivo, o segundo tem mais mudanças. Os turbos são novos (iguais aos usados no carro de competição GT3 de 2018), é utilizada fibra de carbono em peças exteriores, como os guarda lamas dianteiros, capô e tejadilho mais os novos bancos Recaro mais leves, permitiram que o peso descesse 30 kgs. Novas suspensões, mudanças na transmissão e mais alguns detalhes, tornam o GT-R Nismo um carro muito interessante. A Nissan vai montar uma loja de “merchandising” para comercializar produtos exclusivos do 50º aniversário do GT-R e do Nissan Z.  

Toyota GT86

Apesar de não ser um segmento onde se ganhe dinheiro, a verdade é que a Toyota conseguiu encontrar forma de fazer a segunda geração do GT86. A cooperação entre a Toyota e a Subaru vai continuar, os dois carros serão diferentes e espera-se que o motor ganhe mais potência e pode receber um turbo.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)