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Volkswagen reage ao processo coletivo alemão devido ao Dieselgate

By on 30 Setembro, 2019

O grupo VW já reagiu esta segunda feira ao processo coletivo movido por mais de 400 mil clientes, sobre o Dieselgate.

O Juíz do Tribunal de Brunswick, indagou a Volkswagen sobre um possível acordo de indemnização destes clientes, tendo o grupo alemão rejeitado, liminarmente, qualquer acordo, por entender que não há nenhum caso a resolver. Para os juristas da Volkswagen, “os veículos têm sido conduzidos por milhares de clientes todos os dias durante muitos quilómetros, pelo que entendemos não haver danos e, por via disso, não existir causa para reclamação na justiça.”

Recordamos, conforme notícia dada hoje, que a VW foi alvo de mais um processo no âmbito do Dieselgate, agora de clientes alemães que viram a lei ser alterada e puderam, assim, intentar uma ação coletiva e não processo individuais como sucedeu com mais de 100 mil clientes do grupo.

Com a abertura da primeira sessão deste processo, soube-se que são cerca de 470 mil os clientes que se juntaram nesta ação, tendo o Tribunal de Brunswick – curiosamente, perto da sede da VW – reservado o espaço da câmara municipal para acolher o maior número de pessoas e de observadores.

Recordamos que quando estalou o escândalo Dieselgate, existiam 2,4 milhões de veículos equipados com o sistema de adulteração de resultados nos testes de emissões, sendo que o grupo VW já reparou 99% desses veículos.

Não será um caso fácil, coo comentou aos jornalistas o Juiz encarregue do caso, de seu nome, Michael Neef. Já a VZBV, organização de proteção do consumidor, financiada pelo Estado, veio dizer que estava muito confiante quanto ás possibilidade de ganhar ou de obter um acordo, lembrando que a maioria dos tribunais locais e alguns tribunais de apelo regional, decidiram em favor dos queixosos.

O objetivo da VZBZ é demonstrar que os clientes do grupo VW que compraram carros da VW, Audi, Seat e Skoda, com os motores EA189, foram deliberadamente prejudicados pelo uso do referido software que enganava os testes de controlo de emissões. Já a Volkswagen diz que à luz da lei europeia e alemã, não há base legal para nenhum processo.

Lembramos que nos EUA, a VW pagou cerca de 25 mil milhões de dólares aos clientes norte-americanos, depois do Estado ter interposto ações sobre a VW a favor dos utilizadores. A VW indemnizou, recomprou carros a mais de 500 mil clientes e fechou o caso com este custo.

Ora, é aqui que a VW continua a dizer que não há paralelismo entre os dois lados do oceano, que no Velho Continente, a lei não obriga a fazer o mesmo que fez nos EUA e por isso, este megaprocesso coletivo, mais de 100 mil processos individuais e ainda mais uma ou duas mãos cheias de processo na Suiça, na Bélgica e, também, na Austrália.  

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