VW altera estratégia: Seat sobe de nível e Skoda concentra-se nos modelos acessíveis
O grupo VW alterou a sua estratégia com o objetivo de diferenciar mais ainda as marcas VW, Seat e Skoda.
Segundo Michael Jost, o responsável pela estratégia do grupo VW, em entrevista à revista alemã Automobilewoche, “queremos gerir as nossas marcas e a sua identidade com maior clareza.” Assim, vão haver mudanças na estratégia do grupo alemão.
“A Seat pode, claramente, apresentar carros mais emocionantes, como é exemplo os modelos Cupra. Já a Skoda pode servir os mercados do leste europeu de uma forma mais dedicada e dedicar-se aos clientes que gosta de funcionalidade e versatilidade” completou Jost.
Quer isto dizer que a Seat e a Cupra vão subir de nível com carro mais emotivos e de qualidade superlativa, o que vai levar a um aumento de preços face à Volkswagen, tornando-se, assim, a marca espanhola como rival da Alfa Romeo. Recordamos que Ferdinand Piech, o ex-presidente do grupo VW e desaparecido este ano, tinha o sonho de comprar a casa de Arese (esbarrou, sempre, em Sergio Marchionne, também já falecido), pelo que esta rivalidade poderá ser uma pequena homenagem ao engenheiro austríaco. Veremos se estas são boas notícias para a Seat, claramente numa trajetória de sucesso.
Já a Skoda irá perder alguns dos modelos de topo que tem na gama em favor de modelos mais acessíveis destinados a mercados anteriormente negligenciados e onde Hyundai, Kia e Dacia têm feito a festa e reduzindo a quota de mercado do grupo VW.
Michel Jost também referiu que está a analisar com muito cuidado as diversas gamas do grupo para encontrar sobreposições indesejadas, estando a VW aberta a conhecer mudanças para que não haja colisões com as outras marcas. “Por causa disso, nunca lançaremos no mercado europeu, por exemplo, um Tiguan Coupé” lembrou Jost.
0 comentários