BMW Série 5 recebe hibridização com tecnologia 48 volts
Além de novas opções oriundas da divisão M Performance, a versão 520d recebe uma versão híbrida com tecnologia de 48 volts.
A partir de novembro, o BMW 520d passa a ter uma opção “mild hybrid” composto por um motor de arranque gerador e tecnologia de 48 volts. Será aplicado ao modelo mais vendido do Série 5 e estará disponível na versão berlina e carrinha.
O sistema é conhecido: um motor de arranque/gerador com 48 volts está ligado a uma segunda bateria que armazena a energia recuperada pela travagem e desaceleração, estando disponível para ajudar com potência extra o motor de combustão interna e alimentar os sistemas elétricos do veículo, evitando ser o motor térmico a fazê-lo.
Além disso, o sistema ajuda o “stop&start” a funcionar de maneira mais suave e permitir desligar o motor em desaceleração ou quando segue com ligeira carga no acelerador. No caso da BMW, a marca bávara reclama que esta hibridização injeta uma dose extra de dinamismo quando o condutor carrega a fundo no acelerador.
Contas feitas pela BMW, a melhoria no consumo é de quase 10%, ou seja, o 520d com tração traseira será capaz de uma média de 4,1 l/100 km e emissões de 108 gr/km, tendo a marca alemã escusado a revelar cifras sobre as performances.
Ao mesmo tempo que revelava esta novidade, a BMW introduziu um novo gancho de reboque para os Série 3 e 5 híbridos Plug In (ambos têm capacidade limitada a 750 kgs) e um novo pacote da M Performance para o M135i xDrive. Neste caso, melhorias estéticas no exterior e no interior além de uma redução de 10 kgs no peso total do carro. Isto é conseguido com a adoção de jantes de liga leve M de 18 polegadas e com a remoção do sistema de arrumação na bagageira. Contas feitas, a versão mais desportiva do novo Série 1 ganha 0,1 segundos na aceleração 0-100 km/h (4,7).
Finalmente, a BMW introduziu uma nova opção para o Série 8, um tejadilho em carbono, além de mais possibilidade de personalização – leia-se, mais itens na longa lista de opcionais – para os X5, X6 e X7.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários