Mazda e-TPV: o primeiro modelo totalmente elétrico da Mazda
Pode parecer um contrassenso a Mazda, a mais acérrima defensora dos motores de combustão interna e com trabalho interessante nesta área, estar a preparar um motor elétrico. Mas a casa japonesa não quer ser apanhada desprevenida.
E como habitualmente, a Mazda vai inovar com esta sua entrada no segmento da mobilidade elétrica. O motor Wankel, o bloco rejeitado por todos e acarinhado pela Mazda, irá ser utilizado como… extensor de autonomia, opcional, claro, do modelo 100% elétrico da casa japonesa.
Este automóvel foi apresentado a alguns jornalistas recentemente, mas será no Salão de Tóquio que a Mazda vai apresentar o modelo definitivo do e.TPV.
Por agora é a bela carroçaria do CX-30 que serve de base ao modelo, quando estiver em exibição no Salão de Tóquio, terá uma carroçaria especifica. O modelo movimentar-se-á no segmento do Peugeot e-2008 e o Hyundai Kauai Electric, terá um motor elétrico com 140 CV e uma bateria inesperadamente pequena com 35,5 kWh. O Peugeot tem 50 e o Kauai nada menos que 64 kWh. A autonomia nçao será maior que 200 km. Curto não é?
Pois ai é que entra o motor Wankel, que permitirá recarregar a bateria. E porquê um motor Wankel? Bom, porque se o consumo de gasolina e de óleo continuam a não permitir uma utilização alargada, a sua compacidade e a ausência de vibrações, rimam de forma perfeita com o motor elétrico. Como tudo funciona, será revelado no Salão de Tóquio, onde o AUTOMAIS marcará presença e lhe dará a conhecer todos os detalhes.
0 comentários