BMW iHydrogen Next é veículo com pilha de combustível que vai aparecer em 2022
A “joint venture” com a Toyota passa pela dupla Z4/Supra, mas tem ramificações que deram origem a este protótipo i Hydrogen Next com pilha de combustívelfeito com base no BMW X5.
O carro deverá ser lançado em 2022 e será o primeiro carro a hidrogénio da BMW, mesmo que vendido em poucas unidades. Terá uma tecnologia desenvolvida em conjunto com a Toyota e será um antegosto do que será uma linha de modelos com pilha de combustível a lançar a partir de 2025. Isto, dependendo sempre da reação do mercado – dai este X5 surgir só em 2022 e como balão de ensaio – e das condições económicas do Velho Continente, para além da rede de abastecimento.
O X5 a hidrogénio deverá ser lançado na China, nos EUA e também na Europa, pois a BMW quer perceber se há mercado para os carros a hidrogénio fora da Ásia. O maior problema reside nos elevados custos de produção, mas tem enormes vantagens face aos modelos elétricos alimentados a bateria: o tempo de abastecimento e a autonomia são semelhantes aos de um carro a gasolina ou gasóleo. Além disso, o único produto que sai do processo químico que permite gerar energia para o motor elétrico é água. O protótipo da BMW mostra, também, que as novas pilhas de combustível a hidrogénio podem ser aplicadas sem grandes alterações a modelos já em produção.
A BMW não forneceu nenhum dado sobre o carro, apenas revelou que o departamento de pesquisa e desenvolvimento está a testar uma frota de cinco BMW Série 5 GT com pilha de combustível, sistema que está a ser desenvolvido com a Toyota desde 2015.
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