Aqui está o novo Hyundai i10 que será vedeta em Frankfurt
O AUTOMAIS já tinha mostrado a versão indiana do carro, mas o i10 que vai chegar ao mercado europeu é mais engraçado e tem desenvolvimento e produção no Velho Continente.
Claro que o estilo do i10 é das primeiras coisas a deixar marca. Os homens da Hyundai conseguiram rebaixar o tejadilho 20 mm face ao atual modelo, tendo alargado a carroçaria os mesmos 20 mm (com o alargamento das cavas das rodas) e a distância entre eixos em 40 mm. Curiosamente, com uma frente mais curta, o i10 cresceu, apenas, 5 mm face ao atual modelo. Com tudo isto, há mais espaço para os ocupantes do banco traseiro e a bagageira tem 252 litros de capacidade, um dos melhores do segmento.
Naturalmente que a pose do i10 mudou, sendo mais agradável à vista, ainda por cima quando foram desenhadas novas jantes de 16 polegadas que apesar de opcionais, rimam de forma perfeita com o estilo do i10.
A frente o citadino da Hyundai oferece luzes diurnas redondas e faróis rasgados, desenvolvendo-se o tema para a lateral do carro, onde encontramos os pilares C em forma de X que contrastam com os espelhos retrovisores exteriores. Para o i10, a Hyundai desenvolveu uma palete de 10 cores, sendo que a personalização chegou com a possibilidade de pintar o tejadilho em preto ou vermelho como contraste face à cor base escolhida.
O interior está totalmente diferente com um conjunto montado por cima do tabliê que agrupa o painel de instrumentos e o generoso ecrã de 8 polegadas sensível ao toque do sistema de infoentretenimento. Que inclui o Apple CarPlay e o Android Auto. Na frente do passageiro está uma zona com uma espécie de favo de mel, apenas decorativo. No que toca a equipamento de segurança, o i10 está equipado com sistema de travagem autónoma de emergência, máximos automáticos, aviso de mudança inadvertida de faixa de rodagem, sistema de manutenção do carro na faixa de rodagem, limitador de velocidade inteligente, tudo dentro do pacote Hyundai SmartSense.
A Hyundai reclama para o i10 o maior ecrã da classe e junta, ainda, o Bluelink, uma plataforma de conectividade com o carro através de uma aplicação no smartphone, que permite localizar o carro, saber os preços dos combustíveis e enviar planos de viagem para o sistema de navegação.
Disponível apenas na versão de cinco portas, o i10 receberá o motor 1.0 MPI com três cilindros com 66 CV e 96 Nm de binário e o 1.2 litros com 82 CV e 118 Nm de binário, sendo que ambos estão equipados com uma caixa manual de cinco velocidades, mas a Hyundai oferece como opcional uma versão automática igualmente com cinco marchas. Haverá um pacote “Eco Pack” que tem relações de caixa alargadas e jantes de 14 polegadas para consumos e emissões mais baixas. Depois do lançamento, está previsto que o i10 receba o reforço de uma versão N com um bloco turbo mais desportivo. O carro será produzido na unidade fabril de Izmit, na Turquia.
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