Sony e Yamaha juntam-se para criar um transporte elétrico e autónomo
Associações de empresas na busca de mais recursos para a mobilidade elétrica e autónoma são normais, mas quando dois gigantes como a Sony e a Yamaha se unem, isso é notícia.
Procurando encontrar uma solução de mobilidade elétrica e autónoma, a Sony e a Yamaha desenharam o SC-1 Sociable Cart, sendo descrito como “uma fusão da tecnologia de condução autónoma da Yamaha com a tecnologia de imagem da Sony.”
As duas empresas pouco disseram sobre o modelo que, na base, é um “shuttle” de ligação de pontos pré-estabelecidos. Não dizendo muito, as duas empresas confirmaram que o veículo está equipado com avançados sensores de imagem, sensores ultrassónicos e um sistema LiDAR. Foi também confirmado que as imagens tiradas pelos sistemas do “shuttle” são enviados para uma “cloud” e isso permite que o veículo seja operado remotamente.
O estilo é… simples, quadrado e sem janelas, sendo estas substituídas por quatro LCD de 55 polegadas, que podem exibir vídeos ou imagens reais a quem passa. A Sony referiu algo que deixou alguns de cabelos em pé: utilizando tecnologia de inteligência artificial e as câmaras a bordo, o veículo pode determinar atributos – tal como a idade e o género – das pessoas que estão próximas e exibir anúncios especialmente indicados a essas pessoas. Ou seja, o SC-1 Sociable Cart pode atuar como um gigante cartaz publicitário. No interior há cinco lugares e um ecrã de 49 polegadas, que oferece diversa informação e até a possibilidade de ver o exterior, á noite, sem recurso a faróis.
O veículo não vai além dos 19 km/h de velocidade máxima, terá travagem regenerativa e uma bateria de iões de lítio que pode ser substituída em pouco tempo. O modelo será lamçado dentro de alguns meses e será utilizado como carrinho de golf, shuttle em parques de diversão e centros comerciais. Curiosamente, nem Sony nem Yamaha têm qualquer plano ou desejo de vender o SC-1 Sociable Cart.
0 comentários