Audi Sport festeja 25 anos de carrinhas desportivas
Enquanto alguns celebram centenários, a Audi Sport não vai além do quarto de século desde que lançou o primeiro modelo RS2. Estávamos em 1994.
Claro que a história da Audi Sport é muito mais antiga e não pode ser deixada na poeira do tempo a epopeia do Audi Quattro na competição, durante os anos 80. Mas a Audi Sport só começou a ser verdadeiramente importante para os clientes da marca dos anéis quando lançou o RS2, uma verdadeira pedrada no charco.
Feita com a ajuda da Porsche, esta carrinha baseada no Audi 80, tinha as jantes e os espelhos retrovisores do 911, tração integral e um motor de 2.2 litros turbo com cinco cilindros e 326 CV. Um carro impressionante declinado como carrinha. Novidade absoluta e que deu origem a uma dinastia de modelos que se perpetua há 25 anos.
Depois do modelo original, a Audi manteve a carrinha quando renovou o RS4 em 1999 (enquanto BMW M e Mercedes AMG andavam de volta de coupés e berlina de 4 portas), desta feita com um motor V6 biturbo com 380 CV. A partir daqui a diversidade começou a tomar conta dos modelos RS e até um motor V8 foi utilizado com as mais diversas carroçarias.
Entretanto, a Audi Sport passou a chamar-se Audi Quattro GmbH em 2016, mas nunca perdeu a preferência das carrinhas, sem deixar de continuar a fazer outros modelos com a mesma chancela. Nesse âmbito, nasceram os RS4 e RS6 com quatro portas, que foram um insucesso, ainda foi feito um RS4 Cabrio que desapareceu rapidamente em favor do RS5 em versão coupé e cabrio. E ainda fizeram o RS7, a versão de cinco portas do RS5.
Mas a Audi Sport, perdão, Audi Quattro GmbH, não se ficou por aqui. Ofereceu ao mercado o RS com o bloco de cinco cilindros e 400 CV, o TT RS, com o mesmo motor, passando depois para os SUV. Para já só existe o RS Q3, mas está a chegar o RS Q8. No que toca á base desta história, a divisão desportiva da Aud está a preparar a remodelação da carrinha RS4 e vai promover o regresso da RS6.
0 comentários