Sabe quais são as avarias mais frequentes? O AUTOMAIS conta-lhe tudo!
Sabia que os custos de reparação dos automóveis novos e usados têm estado a aumentar desde o ano passado? A empresa francesa especialista na garantia automóvel, CarGarantie, fez um estudo que avaliou mais de 240 mil garantias de veículos novos e mais de 760 mil garantias de carros usados, com períodos de 12, 24 e 36 meses.
Contas feitas às avarias mais frequentes, a liderança pertence ao sistema de alimentação (inclui o turbocompressor) com 19,5% das reparações em veículos usados e 21,5% nos modelos novos, ou seja, um quinto dos sinistros.
Logo de seguida surge a instalação elétrica, com 17,4% das reparações em modelos usados e 17,8% nos usados. O pódio das avarias é completado pelo motor com 10,8% nos modelos usados e pela eletrónica de conforto com 9,5% nos carros novos.
Certa é a tendência para o aumento do custo médio por intervenção desde 2017. Os custos subiram, em média, 20 euros, de 502 para 527 euros.
Sem surpresa, a avaria mais cara é o motor, naturalmente, nos modelos usados, seguido do sistema de alimentação e da caixa de velocidades. Nos carros novos, o motor lidera, naturalmente, os custos na frente do sistema de alimentação e instalação elétrica.
Tabela 1 – REPARTIÇÃO DE CUSTOS NUMA REPARAÇÃO (USADOS)
Motor 23,59%
Sistema de alimentação (com turbo) 18,20%
Caixa de velocidades 11,62%
Instalação elétrica 10,68%
Climatização 7,73%
Eletrónica de conforto 5,52%
Sistema de arrefecimento 5,45%
Direção 3,79%
Transmissão 2,85%
Sistema de escape 2,18%
Proteção dos ocupantes 1,53%
Carroçaria/Habitáculo 1,48%
Diferencial 1,36%
Chassis 1,06%
Sistema dinâmico do chassis 0,41%
Info entretenimento 0,07%
Sistema híbrido 0,04%
Tabela 2 – REPARTIÇÃO DE CUSTOS NUMA REPARAÇÃO (NOVOS)
Motor 21,32%
Sistema de alimentação (com turbo) 21,04%
Instalação elétrica 10,71%
Caixa de velocidades 9,81%
Climatização 6,21%
Sistema de travagem 5,38%
Eletrónica de conforto 4,73%
Sistema de arrefecimento 3,86%
Transmissão 3,71%
Direção 2,89%
Diferencial 2,32%
Carroçaria/Habitáculo 2,05%
Chassis 1,89%
Sistema de escape 1,77%
Proteção dos ocupantes 1,64%
Sistema dinâmico do chassis 0,45%
Info entretenimento 0,12%
Sistema híbrido 0,07%
Tabela 3 – FREQUÊNCIA DE REPARAÇÕES POR GRUPOS DE PEÇAS (USADOS)
Sistema de alimentação (com turbo) 19,89%
Instalação elétrica 17,42%
Motor 10,82%
Eletrónica de conforto 10,31%
Sistema de arrefecimento 8,94%
Climatização 8,45%
Caixa de velocidades 5,17%
Sistema de travagem 3,36%
Transmissão 3,27%
Sistema de escape 2,95%
Direção 2,75%
Proteção dos ocupantes 2,41%
Carroçaria/Habitáculo 1,87%
Chassis 1,42%
Diferencial 0,64%
Sistema dinâmico do chassis 0.29%
Info entretenimento 0,03%
Sistema híbrido 0,01%
Tabela 4 – FREQUÊNCIA DE REPARAÇÕES POR GRUPOS DE PEÇAS (NOVOS)
Sistema de alimentação (com turbo) 21,54%
Instalação elétrica 17,84%
Eletrónica de conforto 9,50%
Motor 8,70%
Sistema de travagem 7,26%
Sistema de arrefecimento 6,27%
Climatização 6,00%
Caixa de velocidades 4,55%
Carroçaria/Habitáculo 4,13%
Transmissão 3,73%
Proteção dos ocupantes 2,45%
Sistema de escape 2,40%
Chassis 2,39%
Direção 1,93%
Diferencial 0,93%
Sistema dinâmico do chassis 0,30%
Info entretenimento 0,06%
Sistema híbrido 0,01%
Tabela 5 – Percentagem de avarias em função dos quilómetros (usados e novos)
Quilómetros Usados Novos
Até 5 000 km 30,12% 3,18%
Até 10 000 km 21,45% 5,03%
Até 15 000 km 15,19% 6,05%
Até 20 000 km 10,05% 6,43%
Até 25 000 km 6,52% 6,36%
Mais de 25 000 km 16,67% 72,94%
Fonte: CarGarantie
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários