Volvo e Uber revelam XC90 Autónomo
Aqui está o fruto da colaboração entre a Volvo e a Uber, um Volvo XC90 capaz de auto conduzir.
Com um conjunto alargado de sensores, que a Volvo não detalhou, montados em cima das barras de tejadilho num conjunto desenhado especificamente para isso. O sistema inclui, também, vários sistemas de reserva para a direção e para a travagem, além de uma bateria de reserva. Todos estes sistemas de reserva entram imediatamente em ação caso haja uma falha no sistema principal.
O XC 90 da Volvo não utiliza software desenvolvido pela Volvo, mas sim pela Uber, para assim ser mais fácil instalar o sistema de condução autónoma em qualquer veículo, podendo assim disseminar a condução autónoma de forma mais rápida.
A Uber reclama que o Volvo XC90 é mais seguro e mais fiável que os modelos da sua frota e irá, eventualmente, substituir alguns dos veículos mais antigos. Recordamos que em 2016, a Uber e a Volvo assinaram um acordo comercial para produzir dezenas de milhares de veículos prontos para a condução autónoma como estes nos próximos anos. Já a Volvo diz que o sistema da Uber pode, um dia, ser capaz de funcionar em segurança e de forma legal sem um especialista, o nome dado a um colaborador da Uber que tem de operar e supervisionar o funcionamento do sistema.
A Uber conseguiu aprovação para levar a cabo testes em estradas públicas na Suécia e está em testes há muitos meses com 250 XC90 nos EUA. Um dos XC90 esteve envolvido num acidente fatal entre o carro e um peão, no Arizona. Uma investigação foi levada a cabo, mas a Uber preferiu fechar os testes naquele estado, devido a grandes dúvidas do governador do Arizona.
A Volvo quer usar este sistema no futuro, nos modelos que vão ser produzidos com base na próxima geração da plataforma SPA. Esses carros, que vão ser lançados a partir de 2020 e vão incluir funções que permitem condução autónoma sem intervenção humana em áreas como auto estradas e circulares.
0 comentários