Volkswagen esmaga recorde do Nurburgring com o ID R
Após ter esmagado a concorrência em Pikes Peak, o ID R não ficou confinado ao museu e a VW lembrou-se de ir até ao Nurburgring fazer o mesmo ao recorde da pista.
O desenquadrado de qualquer regulamento técnico aceite na competição ID R, venceu Pikes Peak e agora acaba de esmagar o recorde do Nurburgring para veículos elétricos, com o tempo de 6m05,336s, registo obtido por Romain Dumas.
O recorde anterior do circuito com 156 curvas e um perímetro de 20,64 km, estava na posse do Nio EP9, um carro com 1360 CV, com o tempo de 6m45,90s. Um carro “oficialmente” de produção, o ID R é um modelo único desenhado para a competição.
Dumas completou cinco voltas ao circuito e foi na última que conseguiu o tempo que regista, agora, a recorde para modelos elétricos.
O carro teve de ser bastante modificado para este recorde, pois aqui a velocidade é mais importante e houve que reduzir a carga aerodinâmica para dar mais velocidade ao ID R. Além disso, foi alterada a forma como a emergia era gerida para ajudar a chegar mais depressa á velocidade máxima.
O VW ID R conseguiu um tempo seis segundos mais rápido que o recorde oficial do Nurburgring, feito por Stefan Bellof, em 1983, ao volante de um Porsche 956, rubricando 6m11,13s, que permaneceu mais de 35 anos como o tempo mais veloz de sempre no Inferno Verde. Uma marca que foi eclipsada pelo Porsche 919 Evo, o carro do WEC altamente modificado e sem limitações, que com Timo Bernhard ao volante fez uma volta em absolutamente espantosos 5m19,55s.
0 comentários